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SP deverá ter movimentação de 4,5 milhões de veículos no feriado

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As principais rodovias do estado de São Paulo deverão receber a movimentação de cerca de 4,5 milhões de veículos de hoje (20) até o domingo (24), no feriado prolongado de Tiradentes, comemorado amanhã (21). A estimativa é da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

A previsão é de aumento no fluxo a partir da tarde de hoje (20) e durante toda a quinta-feira (21), no sentido litoral e interior. Já na volta do feriado, a previsão é de tráfego intenso a partir de domingo (24), durante todo o dia.

No Sistema Anchieta-Imigrantes, que liga a capital paulista à Baixada Santista, é esperada a movimentação de 880 mil veículos, que devem seguir usar as rodovias Anchieta (SP-150) e Imigrantes (SP-160), durante todo o feriado. Na Rodovia dos Tamoios, cerca de 520 mil veículos devem utilizar as pistas que fazem a ligação até o litoral norte, em todo período, nos dois sentidos.

A previsão na Ayrton Senna/Carvalho Pinto é de que cerca de 1,18 milhão de veículos passem pelas quatro praças de pedágio do corredor, nos dois sentidos, entre quinta-feira e domingo. Já no sistema Anhanguera-Bandeirantes a estimativa é de que 871 mil de veículos circulem pelo sistema, entre saída e chegada à capital. O sistema Castello Branco-Raposo Tavares deverá receber 664 mil veículos.

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Edição: Fernando Fraga

Fonte: EBC Geral

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Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

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A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

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“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

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Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

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