BRASIL
TV Brasil estreia nova programação a partir desta segunda
BRASIL
Atrações inéditas, novas temporadas e novos horários de produções já consagradas estão em destaque na programação que a TV Brasil estreia nesta segunda-feira (4). Sempre com foco em qualidade e credibilidade, a emissora pública oferece ainda mais informação e entretenimento para o público com a nova grade.
O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Glen Valente, ressalta que a nova programação traz novidades pensadas para fidelizar o público que já assiste à TV Brasil e para atrair novas audiências. “O conteúdo jornalístico vai aumentar, com edições aos sábados dos Repórteres locais e Repórter Brasil Noite. Vamos estrear os realities Mata Viva e Arte na Fotografia e exibir novas edições na faixa de documentários da tarde”.
Entre as estreias do canal está o seriado Mata Viva – Ciência e Aventura na Mata Atlântica, que ganha as telinhas aos sábados, às 12h15. A série documental de oito episódios acompanha o trabalho de pesquisadores que se aventuram em busca de descobertas científicas na maior reserva privada de mata atlântica do Brasil, conhecida como “Legado das Águas”. Localizada a menos de duas horas da cidade de São Paulo, a reserva conta com uma área de mais de 31 mil hectares.
Série de documentários sobre o samba na região Norte do país, Amazônia Samba, também está na lista de novidades da nova programação. No ar aos sábados às 22h45, o seriado realizado pelo sambista paraense Arthur Espíndola viaja até diversos municípios, vilarejos e comunidades do interior do Pará para entrevistar compositores que nunca tiveram oportunidade de gravar ou sequer registrar suas obras. Depois das entrevistas, a produção selecionou 24 sambas que ganharam arranjos e a interpretação de artistas consagrados da música brasileira, como Dudu Nobre, Fundo de Quintal, Leci Brandão, Leila Pinheiro, Simoninha, Pedro Luis, Moacyr Luz, João Cavalcanti, Fabiana Cozza, Toninho Geraes, Ana Costa, Pinduca, Lia Sophia, Cleide Moraes, Bilão, Arthur Espíndola, entre outros.
Reality shows
Aos domingos, às 19h30, estreia o Arte na Fotografia, primeiro reality show brasileiro sobre foto. Para atrair um universo cada vez maior de pessoas interessadas em fotografar, o programa dá dicas práticas e lições primorosas ao desafiar seis jovens fotógrafos amadores a criarem trabalhos autorais. Ao longo de oito episódios apresentados por Thalma de Freitas, os participantes competem em provas de diferentes estilos e temas, entre eles fotojornalismo, moda, dança e esporte.
Na sessão Cine Retrô de domingo, às 16h, o público poderá curtir novamente os primeiros filmes da coleção Os Trapalhões, que voltam à programação da TV Brasil. Formado por Renato Aragão (Didi), Dedé Santana, Mussum e Zacarias, o grupo de comediantes marcou gerações com o seu jeito de fazer humor. Os títulos adquiridos pelo canal têm temas diversos e vão desde as paródias de filmes clássicos a versões bem-humoradas de histórias conhecidas. No total, 15 longas-metragens produzidos entre os anos de 1967 e 1990 ganham nova exibição na emissora pública.
Inédito na TV Brasil, o programa Visite Paraná entra na grade do canal às 6h de segunda-feira. Produzido pela emissora pública TV Paraná Turismo, a produção apresenta e explora localidades paranaenses com belas paisagens, atrações turísticas, dicas de passeios, gastronomia e muitas curiosidades.
Também na nova programação, a partir da próxima segunda a sessão TV Brasil Docs ocupa o horário das 22h, logo após o Sem Censura, para exibir documentários.
O diretor de Conteúdo e Programação, Denilson Morales, conta que a nova grade da TV Brasil aumenta a oferta de produções de qualidade em sinal aberto, nos aplicativos e redes sociais, on demand e em tempo real, todos alinhados à missão da EBC. “São produtos próprios, co-produções, licenciamentos e parcerias que chegam, a partir de 4 de abril, aos lares dos brasileiros de forma gratuita e com informação, entretenimento, educação, saúde, cultura”.
Novos dias e horários
Ganham espaço, ao vivo, na nova grade de sábado da emissora pública o Repórter Brasil Noite e os telejornais locais de Brasília, do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Com a cobertura dos principais acontecimentos do dia no país e no mundo, o Repórter Brasil Noite será exibido às 19h, com meia hora de duração. Já os noticiários locais terão 15 minutos e vão ao ar ao meio-dia, divulgando dicas de trânsito, previsão do tempo, flashes ao vivo e prestação de serviços.
Nos domingos, a premiada atração jornalística Caminhos da Reportagem passa a ser exibida às 22h, seguida do programa de entrevistas Brasil em Pauta, também com novo horário, às 22h30.
Novidades já estão no ar
Entre as novidades da programação que já estão no ar desde o fim de março, a série de animação infantil Charlie, o Entrevistador de Coisas estreou na TV Brasil Animada, faixa com diversas atrações para as crianças. Com 26 episódios de 11 minutos e dedicada à turminha em idade pré-escolar, a produção é apresentada de segunda a sexta, às 9h05.
Também já está em exibição na TV Brasil nos domingos, ao meio-dia, a nona temporada do Samba na Gamboa – atração em que Diogo Nogueira canta com grandes intérpretes das nova e velha gerações de sambistas brasileiros e ícones da MPB. Há mais de dez anos na telinha, o programa traz agora edições que mesclam trechos musicais de episódios exibidos em outras temporadas.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Estreia da nova programação da TV Brasil – a partir de segunda-feira, dia 04/04
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tv.brasil
Para saber como sintonizar a TV Brasil em sua cidade, acesse: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.


BRASIL
Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas
A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.
Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.
Críticas e denúncias
No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.
“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.
A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.
Impacto na cidade
Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.
Custos e processo de construção
O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.
Notas da Prefeitura
Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.
A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
GERAL4 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
ARTIGOS1 dia atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
ARTIGOS1 dia atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama