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Universidade Livre do Circo forma e exporta artistas para o mundo
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A Universidade Livre do Circo (Unicirco) – projeto idealizado pelo ator, diretor e instrutor circense Marcos Frota, anunciou que um de seus alunos, o trapezista Julio Cezar, passará a integrar permanentemente a trupe do espetáculo Mystère, do Cirque du Soleil, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Nascida em Brasília em meados dos anos 2000, a Unicirco é um projeto social voltado para a educação de crianças e jovens com foco nas artes do picadeiro. Com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secerj), do governo estadual e da Fundação Parques e Jardins, além de patrocínio da Petrobras, a associação promove cursos e oficinas com foco em performance, operacionalização e criação de espetáculos circenses.
“Temos uma escola de circo viva. Hoje, 22 anos depois [da fundação da Unicirco], é uma grande realidade. Temos mais de 1,5 mil alunos – todos podem frequentar nossas oficinas gratuitamente. É a educação através da cultura”, afirmou Marcos Frota em entrevista à Agência Brasil.
Segundo Frota, o circo é uma ferramenta de transformação humana e promoção da cultura através da cidadania. O idealizador do projeto Unicirco acredita que o circo é uma porta para novas oportunidades de formação e de emprego, além de incentivar o foco e a disciplina em jovens de regiões carentes. “O circo rompe a barreira da língua e exporta nossos valores. Eu acredito que o circo está para um jovem brasileiro assim como o futebol. O artista de circo brasileiro é muito valorizado.”
“O menino do circo não pode perder tempo. É quase como um ginasta olímpico, um atleta de alta performance. A cabeça fica leve. Ele participa dos conflitos familiares de maneira saudável, e se transforma em referência em sua comunidade”, complementou.
Espetáculos na pandemia
Com as restrições sanitárias impostas pela pandemia, a Unicirco teve que fechar as portas para apresentações presenciais. O que não a impediu, contou Marcos Frota, de continuar com as atividades sociais, só que com um papel diferente: o projeto social passou a distribuir quentinhas e refeições em comunidades onde atua e os instrutores e professores passaram a orientar comunidades sobre precauções sanitárias contra a covid-19, além de darem suporte social aos jovens envolvidos no projeto.
“A Unicirco foi muito prejudicada, mas não perdemos a intensidade das nossas relações. Obedecemos todos os critérios e conseguimos transformar, de forma fantástica, a vida das comunidades onde a Unicirco está presente”, explicou.
Formação internacional
Grandes empresas de espetáculos circenses, como o Cirque du Soleil, constantemente recorrem a profissionais da Unicirco para atuar e operacionalizar apresentações em solo nacional e também no exterior. De acordo com Marcos Frota, o Brasil é um expoente na formação de profissionais voltados para o setor, em especial acrobatas e artistas de números aéreos.
“O circo brasileiro passa por um momento espetacular. Uma nova geração surgiu: uma geração de empresários, técnicos e artistas circenses. Isso formou uma nova plateia, despertou um novo olhar. Hoje o circo anda lado a lado com todos os outros segmentos artísticos, como o teatro, a televisão e a internet. O circo discute a manifestação da cultura popular do nosso país. Esse é meu grande orgulho”, disse o artista circense.
Frota, que tem longo currículo de participações em telenovelas, peças de teatro, cinema e circo, foi entrevistado pela jornalista Marina Machado, no programa Sem Censura, e falou sobre o projeto Unicirco, além de contar detalhes da vida pessoal e carreira.
Assista ao Sem Censura com Marcos Frota:
Edição: Pedro Ivo de Oliveira


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Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas
A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.
Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.
Críticas e denúncias
No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.
“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.
A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.
Impacto na cidade
Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.
Custos e processo de construção
O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.
Notas da Prefeitura
Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.
A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.
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