Search
Close this search box.
CUIABÁ

BRASIL

Voo com brasileiros que deixaram a Faixa de Gaza deixa o Egito; ACOMPANHE

Publicados

BRASIL

O grupo de 32 brasileiros que o Itamaraty conseguiu retirar da Faixa de Gaza no domingo (12) será recebidos na chegada ao Brasil pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo anunciou o próprio Lula nesta segunda-feira (13).

Depois de mais de um mês de guerra e uma série de entraves por conta da guerra, os brasileiros conseguiram cruzar a fronteira entre o sul de Gaza e o Egito no domingo. Eles foram levados até o Cairo, onde embarcaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

O voo decolou às 06h52 no horário de Brasília, e a previsão é que pouse por volta das 23h30 desta segunda-feira (13) em Brasília.

A aeronave fará três paradas técnicas, segundo a previsão da FAB: em Roma, na Itália, em Las Palmas de Gran Canaria, na Espanha, e na Base Aérea do Recife (BARF).

Reino Unido troca de ministros após titular de Interior criticar protestos pró-Palestina

O Reino Unido amanheceu nesta segunda-feira (13) com uma onda de troca de ministros motivada por uma crise interna após a titular da pasta de Interior criticar protestos pró-Palestina em Londres.

Suella Braverman, a polêmica ministra que comandava o Ministério do Interior – pasta responsável pela polícia e pelas Forças Armadas -, chamou os protestos pró-Palestina de “marchas de ódio” em artigo publicado neste fim de semana na imprensa britânica. Ela também criticou a atuação da polícia de Londres, que acusou de ser mais dura em protestos pró-Israel.

Nesta manhã, o primeiro-ministro do país, Rishi Sunak, demitiu Braverman. Ele também decidiu trocar o ministro de Relações Exteriores e nomeou o ex-premiê David Cameron como o novo chanceler britânico.

As incubadoras que mantêm vivos recém-nascidos do hospital Al-Shifa, no norte de Gaza, onde desde sexta-feira (10) soldados israelenses e terroristas do Hamas travam conflitos, foram desligadas por falta de energia, segundo o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, controlado pelo Hamas.

A pasta afirmou ainda que três bebês prematuros morreram.

O Exército de Israel alegou que deixou galões de combustível – que alimentam a energia do hospital – na entrada, mas afirmou que o Hamas proibiu médicos de recolher o material.

Leia Também:  Diretor-geral da PRF vira réu por improbidade administrativa

Israel afirma que o grupo terrorista tem um quartel-general subterrâneo embaixo do hospital.

O Al-Shifa é o maior hospital da Faixa de Gaza, e também está sendo usado como abrigo para moradores do norte do território que não conseguiram deixar a área.

O voo do avião da Força Aérea Brasileira que transporta o grupo de 32 brasileiros da Faixa de Gaza decolou nesta manhã do aeroporto internacional do Cairo, no Egito.

A aeronave fará três paradas técnicas, segundo a previsão da FAB: em Roma, na Itália, em Las Palmas de Gran Canaria, na Espanha, e na Base Aérea do Recife (BARF).

O avião levantou voo às 06h52 no horário de Brasília, e a previsão é que pouse por volta das 23h30 desta segunda-feira (13) em Brasília.

Brasileiros repatriados da Faixa de Gaza embarcam em avião da FAB no Cairo

Hasan Rabee, um dos brasileiros repatriados na Faixa de Gaza, mostra resto do grupo no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) destacado pelo governo para transportá-los de volta ao Brasil, em 13 de novembro de 2023.

Hasan Rabee, um dos brasileiros repatriados na Faixa de Gaza, mostra resto do grupo no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) destacado pelo governo para transportá-los de volta ao Brasil, em 13 de novembro de 2023. (Foto: Hasan Rabee/ Arquivo pessoal)

O grupo de 32 brasileiros que conseguiram deixar a Faixa de Gaza no domingo (12) pela fronteira com o Egito já está dentro do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) cedido pela Presidência para levá-los ao Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Avião que trará os brasileiros repatriados fará três paradas

O VC-2 (Embraer 190), cedido pela Presidência da República, fará o décimo voo de retorno ao Brasil.

A aeronave para o resgate dos brasileiros repatriados da Faixa de Gaza tem previsão de decolagem do Cairo, no Egito, às 11h50 (horário local) desta segunda-feira (13). A bordo estarão 32 passageiros.

Três paradas técnicas estão previstas: em Roma, na Itália, em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife (BARF).

O VC-2 (Embraer 190), cedido pela Presidência da República, fará o décimo voo de retorno ao Brasil.

O VC-2 (Embraer 190), cedido pela Presidência da República, fará o décimo voo de retorno ao Brasil. (Foto: GOV BR e FAB)

Leia Também:  INSS terá quadro ampliado com 250 técnicos de seguro social
Grupo de brasileiros que deixou Gaza chega ao aeroporto do Cairo na manhã desta segunda (13)

Grupo de brasileiros que deixou Gaza chega ao aeroporto do Cairo na manhã desta segunda (13) (Foto: Arquivo pessoal)

Brasileiros chegam a aeroporto de Cairo e aguardam embarque

O grupo de brasileiros resgatados de Gaza já chegou ao Aeroporto Internacional do Cairo e, agora, aguarda o embarque para o voo ao Brasil, que deve acontecer por volta das 7h.

Brasileiros deixam hotel e se preparam para voo

O grupo de brasileiros resgatados de Gaza deixou há pouco o hotel onde passou a noite, em Cairo, na capital egípcia, na madrugada desta segunda (13). As famílias se preparam para o embarque aéreo ao Brasil, que deve acontecer em breve.

Brasileiros deixam hotel em Cairo e se preparam para voo

Brasileiros deixam hotel em Cairo e se preparam para voo (Foto: Arquivo Pessoal)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Situação de brasileiros está resolvida, mas conflito é ‘gravíssimo’

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que a situação dos brasileiros está resolvida com a saída do grupo de 34 pessoas da Faixa de Gaza neste domingo (12) pelo Egito.

No entanto, o ministro acrescentou que o conflito é gravíssimo e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva continuará empenhado em sua solução.

Hamas suspende negociações de reféns com Israel por conta de situação em hospitais em Gaza

O Hamas decidiu suspender as negociações de reféns com Israel, em resposta à forma como o exército israelense tem lidado com o Hospital Al Shifa, um dos principais da Faixa de Gaza, segundo uma autoridade palestina.

Com uma série de ataques, o hospital ficou sem combustível e teve as operações comprometidas.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que Israel ofereceu combustível ao hospital, mas que os terroristas do Hamas se recusaram a recebê-lo.

Israel acusa o Hamas de usar o hospital como cobertura para um centro de comando, mas sem fornecer provas. O Hamas nega as acusações. Veja mais informações.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

Publicados

em

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

Leia Também:  INSS terá quadro ampliado com 250 técnicos de seguro social

“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

Leia Também:  SP disponibiliza R$ 11 milhões para cidades atingidas pelas chuvas

Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA