CIDADES
AMM capacita técnicos das prefeituras sobre implantação do eSocial nos municípios
CIDADES
Para esclarecer as principais dúvidas dos servidores municipais sobre a implantação do eSocial, a Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM realizou nesta segunda-feira (18) uma capacitação, com a presença de mais de 150 representantes de prefeituras. O treinamento foi realizado no formato on-line, por meio da plataforma Zoom.
O eSocial, que é um instrumento para registro digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas ao Governo Federal, faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED.
A implantação da ferramenta nos órgãos públicos já está em andamento, mas muitas prefeituras ainda não deram início às etapas estabelecidas pelo cronograma do governo federal. De acordo com a programação, em 22 de abril de 2022 começa a terceira fase, que prevê o envio da folha de pagamento.
A consultora contábil da AMM, Waldna Fraga, disse que a capacitação é muito importante para esclarecer as dúvidas dos técnicos e mostrar a dimensão dessa nova ferramenta lançada pelo governo federal para o gerenciamento de informações das áreas pública e privada. “No passado, quando foi publicada uma Portaria da Receita Federal sobre o assunto, fizemos um comunicado aos gestores para informá-los sobre a necessidade de implantação do eSocial nas administrações municipais”, assinalou.
A instrutora do treinamento, professora Regina de Souza Kuntze, disse que as prefeituras têm diferentes necessidades, embora o programa já esteja em andamento. “Vamos para a terceira fase do eSocial, mas algumas prefeituras estão começando a implantar agora”, explicou.
Regina esclareceu que por meio do eSocial os órgãos públicos e iniciativa privada estarão on-line com a Receita Federal, Ministério da Economia, Previdência Social, INSS, Caixa Econômica e Tribunal Regional do Trabalho.
Entre os benefícios para os órgãos públicos estão os seguintes: integração das informações e agilidade nos processos. “Tudo que precisar de um determinado trabalhador e for de interesse do fisco vai estar no eSocial. Informações vão passar a ser mensais e depois de cinco anos, haverá agilidade nos processos”, frisou.
A instrutora também citou alguns benefícios para o governo federal, como integração das informações , fiscalização eletrônica das informações integralizadas e eficiência na arrecadação.
Com o eScoail, a estimativa será de 100% de fiscalização de empresas e órgãos públicos por parte do governo federal. O acompanhamento será possível por meio dos cruzamentos eletrônicos de informação, que podem ser enviadas por meio de certificado digital e procuração eletrônica.


CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO2 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
GERAL2 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil