CIDADES
Congresso Regional sobre Regimes Próprios de Previdência para os municípios de Mato Grosso
CIDADES
A Reforma da Previdência, o novo E-social e Pró-Gestão, integram a programação do Congresso Regional Norte e Médio Norte de Mato Grosso, que será realizado no município de em Sinop, nos dias 3 e 4 de março, no auditório do Previsinop, promovido pela Academy Brasil, em parceria com a MPX Brasil e Associação Mato-grossense dos Municípios. O evento é direcionado para as prefeituras, câmaras municipais e consórcios intermunicipais, com a participação de servidores públicos que são os responsáveis pela área de previdência.
Durante o Congresso, serão tratados os temas sobre a Reforma da Previdência, Emenda Constitucional 103 de novembro de 2019, Pro-Gestão, com oficinas, incluindo a aplicação e demonstração de prática de rotinas, além do E-social com a sua aplicação nos RPPS e demais órgãos públicos. Conforme os organizadores do evento, os participantes devem obter no mínimo, 75% de presença para receber a certificação de 16 horas, informando que as vagas são limitadas.
Conforme o conteúdo programático do Congresso Regional Médio Norte e Norte de Mato Grosso para RPPS, a programação se estende por dois dias com muitos conteúdos relevantes para as gestões municipais.
Confira a programação do curso:
03/03 (quinta-feira)
8h – abertura oficial, seguida da palestrante:
Dra. Ana Paula Rocha Soares – Advogada, assessora Jurídica em Regime Próprio de Previdência Municipal, Especialista em Prática do Direito Administrativo Avançada, Pós Graduanda em Direito e Processo Previdenciário, Sócia na Empresa Otimiza Consultoria
8h ás 11h – Abordagem do tema:
Emenda Constitucional 103 de novembro/2019.
Conceito de Previdência Social; Reformas Previdenciárias; Alterações de aplicação imediata pela Emenda Constitucional 103; Desconstitucionalização das regras de elegibilidade para aposentadorias, Autonomia Legislativa; Motivação para Reforma Previdenciária em âmbito municipal; Plano de benefícios Previdenciários previstos na EC 103; Regras Permanentes e Regras de Transição; Acúmulo de Benefícios.
(Das 13:30 ás 18:30)- Fernando Oliveira-Contador, Graduado em Ciências Contábeis e Gestão Tributária, com pós graduação em Finanças, Controladoria e Auditoria e ainda em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Atuando há 15 anos com consultoria e treinamentos na área contábil, implantação de E-social em Empresas Privadas e Públicas, além de participação na realização de palestras e workshops em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade- CRC/MT.
Tema: E-Social e sua aplicação em RPPS
Conteúdo Programático: E-social para órgãos públicos; Introdução legal; Aspectos técnicos que mudaram com o e-social; áreas e departamentos envolvidas com o E-social; Quais os seus deveres no E-social; Departamentos; Gestores; E-social x classificação dos eventos e seu cronograma de implantação; eventos de tabelas; eventos não periódicos; eventos Periódicos; implantando o E-social; Primeira fase do E-social; conferência dos eventos tabelas; Qualificação Cadastral.
(Das 09:45 ás 10:00) Implantando o E-social, segunda fase do E-social; Conferência de Cadastros; Rotinas; Carga Inicial; Entendendo a sequência e fluxo; Quais são os principais cuidados; prazos para envio; atualização das informações; identificação; funcionamento do sistema de folha; responsáveis pelos cadastros; conhecimentos complementares; identificando as tabelas no Layout; conceito gerais de DCTF WEB; Conceitos gerais de EFD-REINF; criando planos e ação; sugestão e Plano de Ação para correta implantação e acompanhamento.
Dia 04/03 (sexta-feira) – 08:00 as 11:30h
Sergio Aguiar-Advogado, graduado, em Direito pelo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Especialista em Regime Próprio de Previdência e Direito Público. Sócio e Consultor Atuário na RTM Consultores Associados e Brasilis Consultoria Atuária.
Thiago Costa Fernandes-Graduado em Ciências Atuariais pela Universidade federal de Minas Gerais- UFMG, possui Especialização em Mercado de capitais de derivados pelo IEC-PUC Minas. Sócio e Consulutos Atuário na RTM Consultores Associados e Brasilis Consultoria Atuarial. Ex-Diretor Atuário no Itaguaí Previdência.
Tema: Pró-Gestão RPPS – Implementação de boas práticas e gestão previdência
Apresentação do programa; os objetivos; as vantagens; Dimensões; Controles Internos; Governança Corporativa; Educação Previdenciária; Roteiro de Implantação; Definição do Nível de Aderência; Análise de Conformidade Legal; Elaboração do Diagnóstico Situacional; Formalização do Termo de Adesão; Elaboração do Plano de Trabalho; Procedimentos para a certificação; Responsabilidade; Sistema de Qualidade; Documentação; Mapeamentos e Manuais; Capacitação e Certificação; Controle Interno; Política de Segurança da Informação; Gestão e Controle da Base de Dados; Relatório de Governança Corporativa; Plano de Ação; Relatório de Gestão Atuarial; Código de Ética da Instituição; Políticas Previdenciárias de Saúde e Segurança; Política de Investimentos; Comitê de Investimentos; Transparência; Definição de Limites de Alçadas; Segregação das Atividades; Ouvidoria; Diretoria Executiva; Conselho Fiscal; Conselho Deliberativo; Mandato, Representação e Recondução; Gestão de Pessoas; Plano de Ação de Capacitação; Ações de Diálogo com os Segurados e a Sociedade; Organização dos Documentos; Pasta de Documentos; Monitoramento; Ações Corretivas; Revisão; Manutenção e Renovação.
Gestão Atuarial; Analise Gerencial; Evolução das provisões matemáticas por tipo de benefício; fundo previdencial de oscilação de risco; fundo garantidor de benefícios; teste de aderência das hipóteses atuariais e estruturação de plano de trabalho atuarial.
Para realizar a inscrição para o Congresso Regional Médio Norte e Norte de Mato Grosso para RPPS – basta acessar o site: www.academybrasil.com.br ou www.mpxbrasil.com.br. Mais informações através dos telefones: (66) 99903.38.21 e (66) 99964.7776.


CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura
-
MATO GROSSO5 dias atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO4 dias atrás
“Exames simples de raio-X podem ajudar no diagnóstico de câncer ósseo em crianças e adolescentes”, orienta especialista
-
GERAL3 dias atrás
Trump assina tarifa de 50 % sobre todas as importações de produtos brasileiros para os Estados Unidos: confira como isso afeta o Brasil
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais em Mato Grosso
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Dia Internacional da Cerveja: descubra o copo ideal para cada estilo