CIDADES
MEC lança formação específica para diretores escolares
CIDADES
Os diretores da rede pública de Educação Básica têm uma grande oportunidade em 2022 para aperfeiçoarem a gestão escolar. Basta se inscreverem em uma formação gratuita, de 80 horas, oferecida pelo Ministério da Educação no Ambiente Virtual de Aprendizagem Avamec, no endereço https://avamec.mec.gov.br. A iniciativa atende a uma demanda por técnicas de qualificação da gestão das escolas para que atinjam os objetivos pedagógicos.
Esta formação recebeu 30 mil inscritos em menos de dois meses. “Nosso objetivo é mostrar a importância da gestão escolar para o sucesso da construção do conhecimento que é realizada dentro da sala de aula”, afirma o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato de Oliveira Brito, da Secretaria de Educação Básica (SEB). A formação destaca a sala de aula como elemento central que recebe suporte de toda a gestão estratégica educacional.
Além do conteúdo teórico, a formação direciona para links e leituras complementares, gerando reflexões por meio de histórias com exemplos de rotina do cotidiano escolar. Um dos assuntos apresentados é a legislação educacional e os conceitos estruturantes da administração. Além disso, são analisadas as diferenças entre gestão educacional, escolar, pedagógica e dos processos de aprendizagem. Os profissionais também poderão conhecer melhor o que é e qual a importância dos indicadores educacionais e as principais avaliações externas realizadas no Brasil.
A sala de aula será estudada, desde a sua estrutura física e pedagógica até as especificidades dos estudantes. Por fim, os gestores educacionais irão se aprofundar no tema Liderança, refletindo sobre as relações interpessoais e a mediação de conflitos.
Avamec
A Plataforma Avamec conta hoje com 161 cursos gratuitos oferecidos a professores, diretores escolares, estudantes, técnicos e outros profissionais da educação, superando a marca de 3 milhões de cursistas.


CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
GERAL4 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS1 dia atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
ARTIGOS1 dia atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama