COMBATE À PESCA PREDATÓRIA
Pescadora esportiva afirma: “Se há preservação, todo mundo é beneficiado”
CIDADES
A pescadora esportiva Tanilla Moura, do Estado de Goiás, afirmou que a proposta do Governo de Mato Grosso que prevê o combate à pesca predatória nos rios estaduais pelo período de cinco anos, por meio da proibição do transporte, da comercialização e do armazenamento de peixes, vai incentivar o turismo.
“Nós entendemos que a preservação é o primeiro passo para o crescimento da pesca esportiva no país, e sabemos que esse setor movimenta mais de 50 segmentos da economia. Então, se há preservação, todo mundo é beneficiado, desde o comércio em geral até os ribeirinhos que vivem exclusivamente da pesca. Peixe vivo vale mais”, afirmou.
Em Mato Grosso, o projeto Transporte Zero foi encaminhado para a Assembleia Legislativa no dia 31 de maio e aprovado em primeira votação na última sexta-feira (02.06). O texto é baseado em um relatório contratado pela Assembleia, em 2021, e considera a redução do estoque pesqueiro do Estado, que coloca em risco várias espécies nativas de Mato Grosso e estados vizinhos.
A proposta de Mato Grosso prevê um pagamento de auxílio financeiro para pescadores profissionais e artesanais, pelo período de três anos. Os pescadores também serão recadastrados, por meio de Registro Estadual, e receberão qualificação em programas da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania para o turismo ecológico e pesqueiro e de produção sustentável da aquicultura.
CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Vídeo: Operação Raio da PM em Cuiabá flagra motoqueiros durante rolêzinho na madrugada de Natal
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Vídeo: Comando da PM investiga agressão de sargento a mulher em Rondonópolis
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Vídeo: Empresário busca apoio do poder público em Várzea Grande para retirar cães das ruas
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Vídeo: Carreta irregular causa transtornos no Portão do Inferno em Chapada dos Guimarães
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Mato Grosso registra maior número de mortes por dengue desde 2010, com 39 óbitos confirmados
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Vídeo: Mulher que expôs traição na igreja surpreende com transformação
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Vereador alvo da PF evita cassação na Câmara de Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Abílio isenta Stopa de responsabilidade no caso do Mercado do Porto e pede punição à empresa