VEJA
Trabalhadores da Águas Cuiabá protestam por aumento salarial e melhores condições de trabalho
CIDADES
Trabalhadores da concessionária Águas Cuiabá realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (7), na porta da empresa localizada no bairro Carumbé, para reivindicar aumento salarial e melhores condições de trabalho.
Conforme as informações, a categoria encaminhou à empresa, no mês de janeiro, uma série de reivindicações, tal como reposição das perdas inflacionárias. Além disso, pedem aumento para motoristas, vale refeição e também o plano de saúde para os dependentes da empresa.
Segundo os trabalhadores, o documento é fruto de uma assembleia dos colaboradores da concessionária.
E nota, a Águas Cuiabá informou que a empresa ficou surpresa com a mobilização realizada na porta da sede da companhia na manhã desta quarta-feira.
“A Águas Cuiabá registra publicamente que conduz com total transparência as negociações anuais junto à entidade representativa de trabalhadores da categoria. Ao analisar criteriosamente as pautas apresentadas pelo sindicato, 99% da proposta foi acolhida pela empresa. A proposta final já havia sido formalmente apresentada pela concessionária e contempla 3,83% de reajuste nos salários – 100% de recomposição da inflação (INPC) no período de maio de 2022 a abril de 2023”, diz trecho da nota.
“Quanto à reivindicação de redução nos valores praticados no plano de saúde para dependentes: o modelo atual de benefícios já contempla a cobertura, com descontos na folha conforme faixa salarial e tempo de serviço de cada funcionário. A empresa já havia se comprometido a analisar o impacto econômico dessa demanda e sugeriu um cronograma de reuniões periódicas para negociações futuras. Atualmente, 93% dos empregados da Águas Cuiabá pagam apenas 10% do valor de seus planos de saúde e os 90% restantes são custeados pela empresa”, diz trecho da nota.
Conforme a concessionária frisa que está disposição de seus colaboradores e dos líderes sindicais para conclusão das negociações e informa que não recebeu, até o momento, nenhuma notificação oficial do sindicato acerca de paralisações ou greves.
CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
MATO GROSSO4 dias atrásCarnaval 2026 aquece economia em Mato Grosso e reforça apelo entre jovens
-
MATO GROSSO4 dias atrásMT emplaca cinco empresas em seleção internacional de bioeconomia do Sebrae
-
MATO GROSSO2 dias atrásChapada FeijoFolia 2026: últimos dias para garantir o abadá da festa mais comentada de Chapada dos Guimarães
-
MATO GROSSO2 dias atrásFeijoFolia 2026 confirma estrutura coberta e promete agitar Chapada faça chuva ou faça sol