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“Ser negro” nos dias atuais
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O dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra no Brasil, traz inúmeras reflexões importantes, principalmente para quem é negro. Sou um ser negro, faço parte de uma raça discriminada historicamente e, essa discriminação reflete até os dias atuais. A data aflora a história vivida por negros, que com tanto sangue e luta, conquistou direitos constitucionais.
A consciência humana avançou e aliado a isso, nossa legislação também, mas ainda não eliminamos o preconceito. Sabe aquele preconceito escondido? Pois é, ainda sofremos com uma relação desigual entre pessoas, por vários fatores que não consiste apenas na cor da pele, mas em gênero e condições socioeconômicas, fatores que considero como principais para a desigualdade.
“Ser negro” é ainda sofrer com a falta de empatia das pessoas, e de discriminações no ambiente corporativo e espaços públicos. Sou negro com orgulho, venci na vida, conquistei meu espaço profissionalmente, mas faço parte de uma estatística pequena.
Segundo o IBGE, as pessoas pretas e pardas ocupam só 29,9% dos cargos gerenciais nas empresas brasileiras. Além disso, apenas 11,9% dos maiores salários gerenciais são pagos a esses trabalhadores. Isso significa que somente ações concretas por parte das organizações podem mudar a realidade das pessoas negras no mercado de trabalho.
Hoje sou empresário do ramo educacional e imobiliário, e estou como Presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso. Como um gestor negro, acredito que as empresas devem atuar para combater qualquer tipo de discriminação.
Fazer campanhas de igualdade racial para conscientizar, não é suficiente! Precisamos de ações que repercutam para além do dia específico. É necessária a inclusão racial no ambiente corporativo. O negro deve ter o mesmo espaço, como qualquer outra pessoa, dentro de uma empresa.
Se é difícil para uma pessoa branca crescer profissionalmente, para um negro é ainda muito mais difícil. As oportunidades dadas aos brancos, há séculos, não são as mesmas do que as oferecidas aos negros.
Eu sou um “ser negro” que passou por muitos preconceitos para chegar a uma situação considerável, economicamente. Estudei e trabalhei muito para ser bem-sucedido, e ser presidente de um órgão de classe, com grande representatividade.
Sou um negro vencedor, que sonha ver muitas pessoas negras em importantes espaços de ocupação. Que possamos, em breve, o igual acesso de oportunidades entre negros e brancos.
Prof. Benedito Odario, negro, empresário, gestor superior em negócios ULBRA, pós graduando em Perícias Judiciais, Presidente do CRECI/MT.
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O avanço dos condomínios tipo clube em Cuiabá
Por Henrique Gavioli
Nos últimos anos, observamos uma crescente demanda por empreendimentos que ofereçam não apenas moradia, mas uma verdadeira experiência de bem-estar e lazer completo, sem que o morador precise sair de casa para desfrutar de conforto, segurança, contato com a natureza e qualidade de vida. A nossa querida Cuiabá, conhecida pelo calor na maior parte do ano, é receptiva a propostas inovadoras como as de investimentos e aquisições em residenciais completos que se assemelham a estrutura de clubes.
Esse movimento é reflexo de uma mudança de comportamento tanto em grandes metrópoles como em regiões em que o clima também segue como protagonista. As pessoas buscam ambientes planejados, com infraestrutura de lazer e convivência, onde possam aproveitar o tempo livre com amigos e familiares, sem abrir mão da praticidade e da proximidade com as principais vias da cidade.
De acordo com dados do Sindicato da Habitação de Mato Grosso (Secovi-MT), o setor imobiliário movimentou R$ 1,357 bilhão no segundo trimestre deste ano, reflexo do bom momento econômico do estado. O agronegócio tem sido um dos principais impulsionadores desse crescimento, estimulando investimentos e ampliando a demanda por imóveis residenciais e de lazer em Cuiabá e região metropolitana.
Um dos exemplos mais recentes desse movimento é o Essence Bella Vita, um condomínio horizontal localizado na Avenida das Torres, região que desponta como uma das áreas com maior potencial de valorização de Cuiabá. O projeto, desenvolvido pela Essence Urbanismo, reúne 537 lotes com metragens entre 180m² e 334m², e foi concebido com um conceito arquitetônico que privilegia funcionalidade, sofisticação. Em geral, o ambiente proporciona como diferencial uma vida em “modo férias” o ano todo.
Os condomínios tipo clube representam, portanto, o futuro do mercado imobiliário cuiabano: empreendimentos que unem investimento seguro e qualidade de vida, atendendo tanto a quem busca um novo lar quanto a quem enxerga no setor imobiliário uma excelente oportunidade de valorização patrimonial.
Em uma cidade onde o calor convida ao convívio e os espaços abertos ganham ainda mais importância, viver em um ambiente planejado para o lazer, o conforto e o contato com a natureza é mais do que uma tendência, é uma escolha inteligente.
Henrique Gavioli é diretor de marketing da incorporadora Essence Urbanismo
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