CUIABÁ
‘A inclusão do estudante com deficiência no mercado de trabalho’ é tema de mais uma formação do MPT na Escola
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“Possibilidades de Inclusão do Estudante com Deficiência no Mercado de Trabalho” é o tema da terceira formação online do Projeto MPT na Escola, edição 2022. O encontro formativo, voltado para professores, gestores pedagógicos e comunidade das 10 unidades que participam do projeto e gestores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação será nesta quinta-feira (28), às 18h30.
A formação faz parte da agenda de ações previstas no projeto e tem como objetivo, capacitar os profissionais da Educação para a discussão nas escolas de ensino fundamental, dos temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente, a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.
Cerca de 2 mil estudantes do 4º ao 7º Ano e suas famílias, além de 84 professores e gestores escolares, estão participando do projeto. O coordenador municipal do MPT na Escola, professor Edmilson Marques de Moraes, disse que a Escola Cuiabana realiza ações preventivas e de formação visando prevenir e conter a violência e fortalecer o desenvolvimento integral dos estudantes. “O Projeto MPT na Escola vem ao encontro da Política da Escola Cuiabana, juntamente com as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e parcerias, buscando identificar as causa de exclusão escolar e atuar para superá-las de maneira intersetorial, fortalecendo a proteção das crianças e dos adolescentes, garantindo o ensino e a aprendizagem dos nossos estudantes e salvaguardando a sua integridade”, salientou o coordenador municipal do MPT, Edmilson Marques de Moraes.
Nesta quinta-feira a formação contará com a participação da assessora da Coordenadoria da Educação Especial, Andreia Negrisoli; da secretária adjunta Municipal de Direitos Humanos, Christiany Fonseca e da Assistente Social da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Cuiabá), Jussara Maria Teixeira.
MPT na Escola
O projeto MPT na Escola é uma inciativa do Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Este ano estão participando do projeto as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Ana Tereza Arcos Krause, Antônia Tita Maciel de Campos, Floriano Bochenheki, José Luís Borges Garcia, Nossa Senhora Aparecida, Profª. Esmeralda de Campos Fontes, Prof. Firmo José Rodrigues, Madre Marta Cerutti, Senhorinha Ana Alves de Oliveira e a Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Dr. Estêvão Alves Correa.
O MPT na Escola faz parte do Projeto Estratégico “Resgate a Infância”, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), com atuação conjunta em três eixos — educação, aprendizagem e políticas públicas. Por meio da informação o projeto pretende prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.
Biografias
Christiany Fonseca é professora efetiva do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Gestão Pública e Graduada em Ciências Sociais, também, pela UFMT.
Atua como analista política e professora das áreas de Sociologia, Ciência Política e Antropologia e como pesquisadora nas áreas de Sociologia, Sociologia do Trabalho e Sociologia Política, com destaque para as temáticas: formação, institucionalização e mercado de trabalho; trabalho flexível; trabalho informal; empreendedorismo; redes sociais e mercados de trabalho urbanos; culturas do trabalho e mobilidades.
É militante em defesa dos Direitos Humanos e ativista pelos direitos das mulheres, da população LGBTQIA+, da população negra, da pessoa com deficiência e das causas raciais e sociais.
Jussara Maria Teixeira é Assistente Social, Analista de RH e de Gestão de Pessoas. Pós graduada em Políticas Públicas pela Universidade Aberta do Brasil – Instituto Federal de Mato Grosso (UAB-IFMT) e em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Atua como assistente social na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Cuiabá).
Andréa Negrisoli da Silveira é pedagoga, psicopedagoga clínica e institucional, com aprofundamento em Neurociência e especialista em Educação Infantil.
Serviço
Formação do Projeto MPT na Escola: “Possibilidades de Inclusão do Estudante com Deficiência no Mercado de Trabalho
Data: 28/04, quinta-feira
Hora:18:30h
Local: plataforma zoom
Público Alvo: professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e comunidade


CUIABÁ
Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva

No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.
Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.
“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.
A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.
Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.
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