CUIABÁ
Prefeitura adere ao programa Balcão Único e estudos de implementação estão sendo concluídos
CUIABÁ
A gestão Emanuel Pinheiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), anunciou a adesão e implementação do programa ‘Balcão Único’, de iniciativa do Governo Federal, atribuído exclusivamente aos empreendedores, que tem como finalidade desburocratizar a emissão de alvarás em todo país, garantindo o preenchimento dos formulários e envio das documentações exigidas em único sistema, de maneira remota, totalmente online.
Atualmente, esse tipo de procedimento é formalizado pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Rede Sim) e leva em média, cerca de 11 minutos. Contudo, a nova ferramenta trará ainda mais avanços à administração pública, reduzindo esse tempo para aproximadamente cinco minutos, em parcerias com os demais órgãos competentes.
Na capital, os estudos de viabilização do portal ainda estão sendo concluídos e englobam 389 atividades denominadas de baixo risco, regulamentadas pelo Ministério da Economia, aumentando a celeridade e clareza das tarefas. O gerente técnico da agência, Dioclides Macedo, afirmou que a tecnologia transformou-se em uma grande aliada das gestões e vem conquistando cada vez mais espaço no que tange a iniciativa pública.
“São atividades que não causam impactos ao meio ambiente e nem aos arredores onde serão instaladas essas empresas, compatível com o local escolhido pelo empresário. O contador dá entrada e no mesmo instante já sai com o CNPJ, registro na Receita Federal e Alvará de permissão em mãos”, explicou Dioclides.
O titular da SMADESS, Renivaldo Nascimento, pontuou que as melhorias promovidas até aqui têm atraído olhares de investidores de tantos cantos do Brasil. “Cuiabá, em razão do olhar visionário do prefeito Emanuel Pinheiro se transformado em referência para as demais capitais do país. Hoje dispomos de um número considerável de servidores que atuam nessa linha de trabalho, bem como a estrutura física que ampliou bastante. A população está crescendo e nós precisamos acompanhar esse ritmo e é o que estamos e vamos continuar fazendo”, disse.
O diretor administrativo e financeiro da Secretaria, Carlos Caetano frisou a arrecadação econômica e social que o município ganhará daqui em diante, algo que refletirá positivamente não somente na redução dos impactos ambientais, mas coletivos também.”A demora era muito grande , pois os comerciantes olhavam, viam as dificuldades e acabavam desistindo de montar seus negócios aqui. Mas hoje temos muita tranquilidade em trazer essas mudanças e rever isso para a população por meio de políticas públicas”, explicou.
O atendimento na Rede Sim Cuiabá, localizada na sobreloja da Prefeitura de Cuiabá, é realizado de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.


CUIABÁ
Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva
No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.
Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.
“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.
A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.
Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.