CUIABÁ
Secretaria de Agricultura realiza capacitação de primeira turma do programa IMEX Cuiabá
CUIABÁ
A Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico iniciou nesta quinta-feira (31), a primeira turma de capacitação do programa de Importação e Exportação – IMEX Cuiabá, que integra o “Pra Frente Cuiabá”, uma iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro que visa fortalecer as atividades econômicas do município.
O IMEX Cuiabá deve atrair mais parcerias para ações de fomento ao investimento em qualificação e capacitação de empreendedores e implantar a Câmara de Comércio Exterior. O novo programa será executado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Arco Norte Terminais e o Porto Seco de Cuiabá.
A primeira empresa a receber o treinamento foi a Haus Bier Cuiabá Cervejaria Artesanal. O curso de 12 horas foi ministrado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), abordando assuntos como a pesquisa de produtos e serviços, as exigências a serem cumpridas, estratégias de vendas, marketing do produto, plano de negócios de importação, entre outros temas.
“O IMEX Cuiabá é uma estratégia fundamental para capacitar e auxiliar as micros, pequenas e médias empresas a iniciarem o processo de internacionalização de seus negócios, fomentando a cultura de importação e exportação de forma planejada, segura, eficaz e competitiva, como também fortalecer a atuação no mercado interno, impactando diretamente na otimização de custos e no aquecimento da economia local” explicou Dagmar Arantes, coordenador do programa.
O processo do IMEX é dividido em três etapas, a primeira é a elaboração do plano de negócios, que implica a identificação das alíquotas, dos impostos e logísticas para importação e exportação. Já a segunda etapa, está relacionada ao processo operacional de envio e recebimento de produtos. Por fim, a última etapa consiste no acompanhamento de todo o processo para garantir que o produto chegue ao destino final da forma adequada. Os processos de importação e exportação serão executados em recinto alfandegado, sob a supervisão dos órgãos aduaneiros, Receita Federal, Ministério de Agricultura e Anvisa.


CUIABÁ
Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva
No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.
Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.
“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.
A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.
Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Especialista alerta sobre os riscos do uso inadequado de cintas e coletes ortopédicos
-
MATO GROSSO7 dias atrás
MT Warriors Championship terá disputa feminina profissional
-
MATO GROSSO7 dias atrás
João Lucas Megiolaro apresenta seu primeiro recital solo na Casa do Parque
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Justiça autoriza nova blindagem ao Grupo Randon
-
MATO GROSSO5 dias atrás
FPA-MT quer agenda com governador para apontar falhas no sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial