CULTURA
Escola estadual de Colíder organiza sarau em alusão ao mês da consciência negra
CULTURA
Evento criado em 2012 debate cultura e história afro-brasileiras, além da resistência indígena.
Em alusão ao mês da Consciência Negra, alunos e professores da Estadual Professora Alzira Maria da Silva, localizada em Colíder (MT), organizaram um sarau com apresentações artísticas, danças, palestras e performances no pátio da escola. A comunidade escolar realiza as atividades há doze anos.
Na edição deste ano, a escola também decidiu incluir a questão da cultura dos povos indígenas.
De acordo com o professor de História e um dos organizadores do sarau, Cláudio Scalon, o Dia da Consciência Negra não apenas celebra a luta e resistência dos afrodescendentes no Brasil. “O momento é ideal para a promoção de reflexões sobre igualdade racial e valorização da cultura, seja ela afro ou indígena”, explicou ele.
As atividades do sarau começaram no dia 13 de novembro com ações que continuaram em sala de aula até esta terça-feira (19.11). “Na verdade, é uma discussão que permeia durante todo o ano letivo. Afinal, a questão racial está presente em nosso cotidiano todos os dias”, completou Cláudio.
O diretor da escola, o professor Luiz Lopes Consone Junior, também destacou a conscientização de que a escola pertence a todas as culturas nela existentes e, seus saberes culturais compartilhados, devem partir sempre do respeito à diversidade e as diferenças.
“Há de se destacar alguns pontos relevantes da nossa programação”, acrescentou o diretor, enumerando como destaques o envolvimento dos estudantes, legitimidade, autenticidade e riqueza das manifestações culturais nas palestras interativas, danças, poemas, coreografias, mostra de artefatos e artesanato e pinturas corporais.
As ações do mês da Consciência Negra na escola tiveram apoio de interlocutores do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial, Unemat, lideranças dos povos indígenas, Funai, Instituto Amazonas e, sobremaneira, dos coordenadores pedagógicos Fabiano Joaquim da Costa, Adriana Aparecida de Carvalho Pereira e Rosa Pereira Paes, além dos demais profissionais da educação e dos estudantes.
CUIABÁ
Visitação no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é gratuita até domingo (29)
Para celebrar a 18ª Primavera dos Museus, programação abrange também atividades direcionadas a idosos e a pessoas com deficiência.
A visitação no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS-MT) é gratuita a partir desta quarta-feira (25.09) até domingo (29.09) para celebrar a 18ª Primavera dos Museus, evento nacional idealizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Além da visitação às exposições em cartaz, a programação do equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) abrange atividades inclusivas direcionadas a idosos e a pessoas com deficiência.
Exposições
A principal exposição permanente do Museu apresenta o acervo remanescente da antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968, e das Igrejas Senhor dos Passos, Nossa Senhora do Rosário e da Capela de São Benedito.
Outro espaço é a sala do Santo Papa João Paulo II que contém, além de fotos que registram momentos importantes de sua vida, a vestimenta e objetos litúrgicos utilizados pelo Papa durante sua visita a Cuiabá, em 1991.
Há ainda o ambiente com mobiliários, pinturas, vestuário e objetos que pertenceram a Dom Aquino Corrêa, que fez do Seminário Nossa Senhora da Conceição sua residência. Datados do século XIX e XX, o espaço possui fotografias, documentos e publicações que trazem momentos históricos e solenes de Dom Aquino.
Também estão em cartaz as exposições de arte popular com obras do mestre ceramista Seo Clínio Moura e a do Museu de Arte Sacra 3D, que contém réplicas dos principais acervos do museu acessíveis ao toque e com audiodescrição.
Além disso, a visita ao Museu possibilita uma imersão na história e arquitetura do Seminário Nossa Senhora da Conceição, Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho e Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá.
Atividades de inclusão
Na terça (24), a agenda envolveu a Associação dos Cegos de Mato Grosso, com sessão de cinema e oficina de modelagem de argila para deficientes visuais. E nesta quarta (25), pessoas idosas puderam participar da oficina de pintura em telhas.
A programação contou ainda com o lançamento do livro “A surdez e a libras no cenário investigativo-científico, que ocorreu na noite de terça (24).
O Museu de Arte Sacra
O MAS-MT é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e está sob gestão da Associação Ação Cultural.
Localizado na Praça do Seminário, bairro Dom Aquino, em Cuiabá, o espaço é aberto para visitação de quarta-feira a domingo, das 9h às 18h.
-
CUIABÁ5 dias atrás
PM apreende 951 porções de entorpecentes e prende homem por tráfico de drogas
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Brasileiros na Bolívia: alunos de medicina relatam maus-tratos em internatos hospitalares
-
CUIABÁ6 dias atrás
Chico 2000 declara paz com Abilio Brunini, mas exige diálogo para manter “bandeira branca”
-
MATO GROSSO5 dias atrás
VÍDEO: Adolescente de 13 Anos Foge de Casa em Campos de Júlio e Relata Maus-Tratos em Vídeo
-
CUIABÁ5 dias atrás
Coronel da PM assumirá Segurança Pública; auditor do TCE chefiada Secretaria de Orçamento
-
MATO GROSSO5 dias atrás
MPE: vereador usava mensagens temporárias para ocultar atividades ilícitas
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Polícia Militar reúne mais de três mil atletas na 24ª Corrida Homens do Mato em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Polícia Militar conduz 26 pessoas por tráfico e uso de drogas ilícitas em Cuiabá