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Esforço interno dribla queda de repasses e VG encerra 2023 com superávit de R$ 290 milhões

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O ano de 2023 se torna um marco na história financeira da prefeitura de Várzea Grande. Apesar de retrações nos repasses constitucionais ao Município, o saldo financeiro foi de superávit, impulsionado pelo esforço da atual gestão em criar condições e meios para impulsionar a evolução da receita tributária

Definitivamente, o ano de 2023 se tornou um marco para saúde financeira da prefeitura de Várzea Grande. Apesar de todo aperto, em razão da retração constante e evolutiva dos repasses constitucionais ao Município, o balanço fiscal apontou superávit de mais de R$ 290 milhões, consolidando uma receita inédita de R$ 1,13 bilhão contra R$ 994,33 milhões do ano anterior.

Apesar das retrações em repasses constitucionais – que foram ao longo do ano frustrando a previsão global de receita para 2023 – a receita tributária cresceu e pôde sustentar o balanço positivo do período ao somar expansão anual de 22%, passando de R$ 214,94 milhões para R$ 261,82 milhões. Somente a receita tributária, dinheiro próprios do Município arrecadado por meio da quitação de impostos e taxas, respondeu por mais de 21% da receita global de 2023.

Esses e outros dados foram apresentados por meio de uma Audiência Pública em formato online, para apresentação dos demonstrativos do cumprimento das metas fiscais do 2º quadrimestre de 2023, ou seja, divulgação do balanço de Gestão Financeira referente aos meses setembro a dezembro, consolidando os dados financeiros de 2023, no último dia 26.

“É importante destacar a evolução da nossa receita tributária, que chamamos também de receita própria, que é a responsável por financiar grande parte das obras e serviços que trazemos para Várzea Grande. Lançamos mão de tudo que foi possível, dentro da legislação para ampliar nossa base de contribuintes e trazer os inadimplentes para regularização. Essa foi nossa estratégia para driblar a perda de recursos federais e estaduais que vinha se agigantando diante de nós desde meados de 2022. Para agregar receita modificamos a legislação, que previa parcelamentos em até 36 vezes para 60 meses, e aqui aproveito para agradecer a Câmara Municipal por entender essa necessidade e nos apoiar. Fechamos 2023 com superávit e investindo recursos próprios em grande parte das obras que lançamos e nas que já entregamos. No sábado mesmo entregamos a ETA do Chapéu do Sol/Pari. Nossa contrapartida de mais de R$ 13 milhões, em recursos próprios está paga. Obras quitada por parte da prefeitura municipal. E esse dinheiro que entra com o pagamento de impostos, além de uma série de obras e serviços, está custeando a ETA Imigrantes que vamos entregar em maio. Nossa gestão está repleta de grandes avanços”, frisou o prefeito Kalil Baracat.

A secretária de Gestão Fazendária, responsável pela validação dos dados, destacou que esse esforço interno em criar meios de agregar receita foi tão exitoso que não apenas reduziu o impacto da retração de repasses como possibilitou números recordes ao balanço de 2023. “Eu só tenho que agradecer ao corpo contábil e à equipe tributária pela dedicação em apontar soluções para não ficarmos no vermelho. Evoluímos tanto em 2023, mesmo sob uma realidade de escassez de repasses, que nossa média de arrecadação mensal passou de R$ 66,96 mil/mês no ano de 2021, quando o prefeito Kalil assumiu, para R$ 94,91 mil/mês em 2023, um ganho nesse período de mais de 40%. Nosso saldo inédito reflete uma dobradinha de esforço fiscal interno com a oferta de condições inéditas para flexibilizar o pagamento de dívidas dos contribuintes junto ao Fisco municipal”, explicou.

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A secretária destaca ainda que no ano de 2021, primeiro ano de mandato do prefeito Kalil, a arrecadação fechada o exercício em R$ 800,30 milhões e agora em 2023 foi ao recorde de R$ 1,13 bilhão.

“A receita tributária é o que pode se chamar de ‘receita própria’. E justamente pelo peso de ser uma receita nossa, estamos durante a gestão do prefeito Kalil reforçando as estratégias de atuação da Pasta para fazer justiça fiscal e cobrar o que devido, sem aumento da carga tributária. Além do emprego de tecnologias que se somam aos esforços do corpo técnico e fiscal, o prefeito reforça a nossa atuação flexibilizando o pagamento, criando condições facilitadas para aumentar nossa base de contribuintes. Dentro das receitas correntes, a receita tributária, oriunda de impostos como IPTU, ITBI e ISS, foi a que mais cresceu neste ano. Essa evolução se reverte em obras de pavimentação, de expansão do sistema de abastecimento de água e uma dezena de outras obras e serviços financiadas com nosso recurso, somente com a receita que Várzea Grande arrecada”.

Da receita líquida de mais de um R$ 1 ,13 bilhão, por mais um ano de sua gestão, o prefeito manteve a linha em aplicar recursos em áreas que considera essenciais como Educação, Saúde e Infraestrutura, campos esses que justos somaram mais de R$ 994 milhões em 2023.

ÁREAS ESSENCIAIS – Seguindo a legislação, Várzea Grande é obrigada a aplicar ao menos 15% da receita própria na Saúde e outros 25% na Educação. O balanço atual revela que na Saúde – atendo à demanda sempre crescente da população, não apenas de Várzea Grande – que foram investidos nessa área R$ 254,54 milhões de forma global, sendo R$ 107,47 milhões de recursos próprios. Considerando a aplicação de recursos próprios e a obrigação constitucional de 15%, Várzea Grande que deveria investir R$ 83,38 milhões, aplicou R$ 24,09 milhões a mais e ao invés de 15%, fechou o ano com repasse de 19,33% de sua repassa, na Saúde.

Na Educação a prioridade se repete: dos R$ 388 milhões aplicados, R$ 145,04 milhões vieram da receita própria, o que correspondeu a 25,39% da arrecadação. Se seguisse à risca a margem constitucional, seriam 25% da arrecadação, o que em cifras representaria R$ 142,04 milhões. Mas a aplicação superou em mais de R$ 2,23 milhões os 25%.

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Na Infraestrutura, serviços executados pela secretaria de Viação e Obras, foram aplicados R$ 352,13 milhões no decorrer de 2023.

NA PONTA DO LÁPIS – Em relação aos gastos com pessoal, a prefeitura se mantém abaixo do limite prudencial. Conforme o balanço das metas fiscais, Várzea Grande atinge índice de 48,84% do total da receita corrente líquida dos últimos 12 meses. O limite prudencial é de 51,30% e o teto de 54%.

Lucineia destacou que ao longo do ano o radar da gestão esteve voltado aos limites de gastos com pessoal. “Quanto mais nossa receita de repasses constitucionais cai – especialmente de ICMS e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), – mais difícil é para manter o equilíbrio fiscal, ou seja, atender à Lei de Responsabilidade Fiscal, a LRF. No segundo quadrimestre, por exemplo chegamos ao índice de 49%, mas conseguimos reduzir esse indicador, mesmo ampliando nossa receita”.

O prefeito Kalil Baracat acompanha passo a passo o comportamento do Tesouro Municipal e avaliza a preocupação da secretária. “Quanto maior o controle na aplicação da folha, na despesa com o pessoal, menor será o nosso índice. Nós não podemos ultrapassar o limite prudencial de 51,30%, hoje, em que pesem as dificuldades, estamos abaixo do prudencial. Isso é a preocupação do Município. Quando a receita relativa às transferências cai, nossa receita corrente líquida encolhe e vai impactar diretamente sobre os nossos índices constitucionais. Então acendemos a luz de alerta na gestão. Temos de elevar a receita e seguir controlando gastos com pessoal”.

Ao avaliar os dados, Kalil explica que o comprimento das metas fiscais de 2023 expressa o compromisso da gestão com a disciplina fiscal e a seriedade na aplicação dos recursos públicos. “Entendemos que a análise da avaliação do comprimento das metas fiscais de 2023 demonstra com clareza o esforço de todos os nossos secretários e de todos os demais servidores que direta e indiretamente contribuem para a correta aplicação dos recursos públicos deste Município. Hoje, a secretaria de Gestão Fazendária tem uma responsabilidade muito grande na arrecadação do Município e cada vez se empenha em ampliar a receita com justiça fiscal. Nossa arrecadação cresce na medida em que a prefeitura executa e entrega obras que melhoram a qualidade de vida da população. Aqui prestamos conta de recursos. Mas no dia a dia, todos podem conferir: revertermos os valores pagos em projetos e ações, e priorizamos áreas essenciais como saúde, educação e mobilidade. Quanto mais a gente comprova o trabalho, mas o contribuinte se conscientiza de sua importância na geração de receita própria à cidade”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil

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A colaboração entre TNT e a NBA no Brasil entra em uma nova fase com um redesenho exclusivo das embalagens dos sabores Original e Original Zero da linha de Energy Drink, focada em bebidas de desempenho energético. O objetivo de TNT, marca do Grupo Petrópolis, é atrair a atenção dos consumidores nos pontos de venda, ao mesmo tempo em que fortalece sua conexão com a comunidade de mais de 52 milhões de fãs da NBA no Brasil e desperta curiosidade sobre outros sabores.

Nas versões com e sem açúcar, as novas embalagens estarão posicionadas em pontos de varejo estratégicos em todo o Brasil, a partir de outubro. As latas de edição limitada com tema da NBA foram criadas internamente pelo departamento de embalagens do Grupo Petrópolis, utilizando como base a arte padrão da marca. A ideia foi manter a identidade visual central de TNT e o design informativo já existente, integrando a marca da NBA de forma que garanta visibilidade nos pontos de venda.

Cristiane Rosa, Head de Marketing de Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis, afirma que a iniciativa busca fortalecer ainda mais a relação de TNT com o público jovem. “Queremos dar visibilidade aos aspectos qualitativos da marca, especialmente para a Geração Z. Esse perfil de consumidor encontrou na linha de

Energy Drink uma bebida que potencializa os resultados diários, é saborosa e oferece benefícios nutricionais que atendem às expectativas cada vez mais altas do público jovem”, explica a executiva.

Com 14 SKUs em seu portfólio, em embalagens de 269ml e 473ml, as bebidas da linha TNT Energy Drink contêm o máximo de cafeína e taurina permitido pelas regulamentações do setor. Esse padrão foi adotado para garantir ao consumidor o máximo desempenho com segurança, já que essa combinação ajuda a aumentar a concentração, reduzir a fadiga e melhorar o desempenho físico e mental em diferentes situações do dia a dia. Além disso, há vitaminas do complexo B (B2, B3, B5, B6 e B12), combinadas com baixo teor calórico e, em média, cinco vezes menos sódio do que outras marcas líderes de energéticos no mercado brasileiro.

Resultados expressivos no basquete O território esportivo é um dos pilares estratégicos da marca, com destaque para o basquete, que será o foco de TNT em 2026. Como resultado da estratégia de posicionamento ancorada em esportes e estilo de vida urbano, e alinhada à estratégia de produto da marca, TNT já colhe resultados positivos após sua primeira ativação na NBA House 2025, em São Paulo.

O patrocínio, como aponta Cristiane, permitiu a criação de uma conexão mais forte com os consumidores e gerou impacto significativo em todo o funil de vendas da marca. De acordo com pesquisa realizada via base MeSeems, da plataforma MindMiners, entre consumidores de energéticos presentes durante os dias do evento, TNT Energy Drink registrou um aumento de 30 pontos percentuais na consideração de marca, 28 pontos percentuais na intenção de compra, 14 pontos percentuais na preferência pela marca e 12 pontos percentuais na intenção de compra frequente.

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“O vínculo de TNT com o universo esportivo vai além do patrocínio: é um ponto de encontro entre a energia da marca e a paixão dos consumidores. As recentes ativações mostraram que, quando a experiência é relevante e autêntica, o impacto aparece em todas as etapas da jornada, fortalecendo afinidade, desejo e decisão de compra”, afirma a porta-voz do Grupo Petrópolis.

Além de sua base de fãs em rápido crescimento, a NBA no Brasil continua celebrando a paixão e o engajamento incomparáveis de sua comunidade — seja acompanhando jogos e eventos, fomentando conversas nas redes sociais ou abraçando centenas de produtos licenciados e de parceiros. “Os fãs brasileiros estão entre os mais conectados e apaixonados do mundo. Junto com TNT, continuaremos a criar oportunidades para engajar ainda mais nossos fãs em todo

o país e inspirar mais pessoas a sentirem a intensidade da NBA dentro e fora das quadras”, disse Fabio Laudisio, Vice-Presidente de Parcerias de Marketing Global da NBA LATAM.

Expansão no território esportivo A colaboração entre TNT e a NBA no Brasil também se estende à linha de bebidas esportivas da marca. Essa relação entre TNT Sport Drink e a NBA no Brasil é altamente estratégica, já que pesquisas conduzidas pela equipe de Inteligência de Mercado do Grupo Petrópolis mostram que 52% dos entrevistados associam o consumo da bebida à prática do basquete.

A pesquisa, que entrevistou mais de 300 pessoas em São Paulo por meio da base MeSeems na plataforma MindMiners, teve participação equilibrada entre homens e mulheres e revelou que os brasileiros estão cada vez mais atentos aos benefícios funcionais das bebidas esportivas. A presença de vitaminas (88%), sabor (87%) e minerais (86%) foi identificada como os principais atributos que os consumidores consideram importantes ao escolher esse tipo de bebida. “Esses dados mostram que os consumidores brasileiros buscam mais do que sabor: eles procuram funcionalidade e benefícios reais. Estar presente nesse momento, onde saúde e desempenho se encontram, faz parte do nosso propósito”, conclui Cristiane Rosa.

SOBRE TNT – Lançada em 2009, TNT Energy Drink oferece diversas opções, incluindo Original, Original Zero e sabores Tangerina e Maçã Verde, além da linha Focus, que contém colina e ajuda na concentração e foco. A marca também conta com a linha de sucos com sabor Manga Summer. TNT Sport Drink – a primeira bebida esportiva da família TNT – é um produto que repõe nutrientes e minerais, seja antes, durante ou depois das atividades físicas, na academia ou ao ar livre. A linha TNT Sport Drink apresenta em sua composição a combinação ideal de carboidratos, minerais, vitamina C, cloreto e potássio, permitindo que a bebida seja rapidamente absorvida pela corrente sanguínea. TNT Sport Drink está disponível em quatro sabores frutados e refrescantes: uva, limão, laranja e tangerina, em embalagens de 500ml. A marca fornece seus produtos com exclusividade aos clubes Flamengo, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro, Bahia e Santos.

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SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodka Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e Petra Tonic; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o país, sendo responsável por gerar mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Sobre A NBA – A National Basketball Association (NBA) é uma organização global de esportes e mídia com a missão de inspirar e conectar pessoas em todos os lugares por meio do poder do basquete. Criada em torno de cinco ligas esportivas profissionais: a NBA, a WNBA, a NBA G League, a NBA 2K League e a Basketball Africa League, a NBA estabeleceu uma importante presença internacional com jogos e programação disponíveis em 214 países e territórios em 60 idiomas, e mercadorias à venda em mais de 200 países e territórios em todos os sete continentes. As escalações da NBA no início da temporada 2024-25 apresentavam um recorde de 125 jogadores internacionais de um recorde de 43 países. Os ativos da NBA Digital incluem a NBA TV, NBA.com, o aplicativo da NBA e o NBA League Pass. A NBA criou uma das maiores comunidades de mídia social do mundo, com mais de 2,3 bilhões de curtidas e seguidores em todo o mundo, em todas as ligas, equipes e plataformas de jogadores. A NBA Cares, a plataforma global de responsabilidade social da NBA, patrocina organizações comunitárias renomadas em todo o mundo para tratar de questões sociais importantes nas áreas de educação, inclusão, desenvolvimento de jovens e famílias, e saúde e bem-estar.

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