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Kalil empossa novos Agentes Comunitários e eleva cobertura no atendimento da Saúde das Famílias
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A meta para ainda este ano é atingir 100% de cobertura para toda a população de Várzea Grande. Programa Saúde da Família é responsável pela resolução de mais de 92% dos casos quando existe o acompanhamento dos pacientes pelos Agentes Comunitários de Saúde.
O Prefeito Várzea Grande, Kalil Baracat deu posse a novos 42 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), aprovados em Processo Seletivo Público. Os novos agentes assumem os seus respectivos postos de trabalho imediatamente, e irão atuar na região onde moram.
“Mais do que novos servidores, os Agentes Comunitários de Saúde, são aqueles que acompanham as pessoas que tem um histórico da saúde dos mesmos e isto ajuda não apenas em eventuais diagnósticos de doenças, bem como em garantir uma vida mais saudável, com hábitos que assegurem uma melhor qualidade no seu dia a dia”, disse Kalil Baracat frisando que é cientificamente comprovado que pessoas que hábitos alimentares e de vida saudável asseguram menos doenças e prologam a vida das pessoas e garantem uma economia para a saúde como sistema, seja ela pública ou privada.
Segundo Kalil Baracat, o município estabeleceu um piso salarial para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, por uma carga horária de 40h semanais, cabendo à União arcar com a remuneração, devido à adesão sobre o Programa que o município estabeleceu junto ao Ministério da Saúde e que dependendo dos resultados a serem alcançados colocarão Várzea Grande em uma situação de destaque nacional.
Para ele, a importância dos agentes de saúde está na convivência direta com a comunidade da área delimitada a sua atuação, porque eles sabem das reais necessidades da população e trabalham a prevenção e a promoção da saúde o tempo todo, por meio de ações educativas, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS.
“A estabilidade desses profissionais é muito importante, uma vez que suas ações no território municipal contribuem no planejamento das ações da gestão municipal, principalmente na área da Saúde. “A medida contribui para que não haja mais aquela rotatividade que não é benéfica, uma vez que, o município investe na capacitação e treinamentos dos agentes, sem contar que os vínculos, conhecimentos e particularidade desenvolvidos com as famílias no decorrer do trabalho são perdidos com a mudanças de agentes, demandando todo um processo de conhecimento e adaptação com chegada de um novo agente à comunidade. Hoje eles estão assegurados, para exercerem suas funções, sem interrupção”, salientou o prefeito.
Kalil Baracat ainda comemorou sobre a cobertura deste serviço ofertado à população de Várzea Grande. Ele explica que com estes novos agentes a cobertura já supera 65% e com a previsão de contratar mais agentes, até o final do ano vamos ter uma cobertura de 100% com o serviço de Saúde Preventiva, por Agentes Comunitários de Saúde.
“Vale ressaltar que o agente comunitário de saúde (ACS) é o profissional responsável por realizar visitas domiciliares, ouvir os relatos da comunidade, identificar os problemas e agravos de saúde e informar a demanda da população à equipe do programa Estratégia de Saúde da Família. São vocês que farão o diagnóstico da Saúde da população no bairro onde moram. Por isso, cada um de vocês vai atuar no bairro, onde possuem residência fixa, e o vínculo com a população será fundamental, o que ajudará em muito, na saúde preventiva de cada um”, disse ele.
No ato da posse o prefeito também fez um resumo das ações de sua gestão na área da Saúde, citando o período da Pandemia da Covid-19, em que o município até recebeu prêmio por boa atuação na campanha de vacinação e nas ações que foram desencadeadas e necessárias nesta época difícil, quando o vírus surgiu, e que também era desconhecido, pela comunidade científica, até a chegada da vacina, além de anunciar a construção de um Hospital Maternidade em Várzea Grande.
A secretária municipal de Saúde, Maria das Graças Metelo, fez questão de pontuar sobre a capacitação que está ocorrendo, para todos os Agentes Comunitários de Saúde como forma de interação e no aumento do conhecimento na área de atuação.
“O principal avanço do está no aprimoramento da Atenção Primária como porta de entrada do SUS, além disso, está possibilitando adotarmos práticas de monitoramento e avaliação de metas, ações estas, importantes para assegurar a melhoria da saúde da população. O SUS municipal adotou o Projeto Administrativo e Financeiro aprovado pelo Ministério da Saúde para implantar a Cobertura de 100% do território municipal pela Atenção Primária à Saúde, ou seja, o novo formato de Gestão da Atenção Primária à Saúde, garante melhor acesso, cuidado, maior número de profissionais (médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde), e melhor utilização dos recursos públicos”, disse ela.
O prefeito lembrou que Várzea Grande está sendo avaliada e avalizada por técnicos do Ministério da Saúde como exemplo de sucesso, pois estamos ampliando o número de profissionais da área e reduzindo o número de pessoas atendidas por cada grupo de profissionais de saúde.
“Temos mais profissionais de saúde atendendo só que em maiores números de equipes, ou seja, quanto mais equipes e maior cobertura, menor o número de pacientes ou pessoas, atendidas e acompanhadas por equipes, o que possibilidade aos médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários atender melhor ao seu grupo. Antes um grupo profissional de saúde era responsável por acompanhar mais de 4 mil pessoas, agora estamos baixando para pouco mais de 2 mil pessoas, ou seja, reduzimos o volume de pessoas atendidas por estamos implementando mais grupos profissionais de saúde o que vai representar melhor atendimento, melhor acompanhamento e mais resultados positivos, que para nós, se resume em pessoas menos doentes e menos dependentes de atendimentos médicos e odontológicos, já que estão sendo constantemente atendidos e acompanhados”, frisou Kalil Baracat.
Kits de Segurança no Trabalho – No ato da posse também foram entregues materiais necessários para a proteção dos agentes comunitários de saúde (ACS).
Cada KIT possui camisa de manga comprida, um boné com proteção para a nuca, protetor solar, uma bolsa de trabalho para identificação e anotações
“Estes equipamentos devem ser utilizados durante a execução dos trabalhos, já que os Agentes Comunitários de Saúde trabalham in loco, visitando as casas para levar informação sobre prevenção e cuidados com a saúde. Devido ao fato de os agentes estarem constantemente expostos às adversidades do tempo, como sol e chuva, foi priorizado a entrega desse material de proteção também para que executem suas atividades sempre protegidos e uniformizados para garantir mais segurança para eles e para a população que vai receber estes agentes”, complementou a secretária interina de Saúde Maria das Graças.
A Agente Comunitária de Saúde, Marilza Sebastiana Morais, atua nesta área há 14 anos, conta que esta iniciativa da prefeitura é muito importante para os trabalhadores. “Tanto a capacitação como a posse de novos colegas de trabalho, se torna um fator diferente para a nossa área de atuação neste novo modelo integrado com as Equipes de Estratégia de Saúde da Família. Eu amo o que faço, porque levo a informação às pessoas e ainda sou ouvinte quando a pessoa precisa conversar, além de remeter os relatórios das necessidades de cada morador na área da Saúde. Vamos atuar com mais qualidade e conhecimentos”, comentou Marilza.
Já Felipe Marques Moraes, de 31 anos, morador do bairro São Mateus, disse que fez o Processo Seletivo e passou, o que para ele foi uma grande conquista “Já atuo na área de Saúde como Técnico em Radiologia, mas agora atuar no bairro onde moro e cuidar dos meus amigos, desta comunidade e de toda esta população moradora desta região, vai ser uma honra, e o melhor, vou trabalhar de forma estável, sem me preocupar. O foco agora é a Saúde preventiva da comunidade do São Matheus”, disse ele.
Jéssica Cristina de Mello, é moradora do Bairro Santa Isabel, e conta que fez o seletivo, após 8 anos afastada de qualquer emprego, para cuidar dos filhos que nasceram neste período. “Nem acreditei que passei, volto ao trabalho depois de tanto tempo, e agora para cuidar da saúde da população do Santa Isabel, onde moro. Uma satisfação enorme”, disse ela.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT


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TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil

A colaboração entre TNT e a NBA no Brasil entra em uma nova fase com um redesenho exclusivo das embalagens dos sabores Original e Original Zero da linha de Energy Drink, focada em bebidas de desempenho energético. O objetivo de TNT, marca do Grupo Petrópolis, é atrair a atenção dos consumidores nos pontos de venda, ao mesmo tempo em que fortalece sua conexão com a comunidade de mais de 52 milhões de fãs da NBA no Brasil e desperta curiosidade sobre outros sabores.
Nas versões com e sem açúcar, as novas embalagens estarão posicionadas em pontos de varejo estratégicos em todo o Brasil, a partir de outubro. As latas de edição limitada com tema da NBA foram criadas internamente pelo departamento de embalagens do Grupo Petrópolis, utilizando como base a arte padrão da marca. A ideia foi manter a identidade visual central de TNT e o design informativo já existente, integrando a marca da NBA de forma que garanta visibilidade nos pontos de venda.
Cristiane Rosa, Head de Marketing de Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis, afirma que a iniciativa busca fortalecer ainda mais a relação de TNT com o público jovem. “Queremos dar visibilidade aos aspectos qualitativos da marca, especialmente para a Geração Z. Esse perfil de consumidor encontrou na linha de
Energy Drink uma bebida que potencializa os resultados diários, é saborosa e oferece benefícios nutricionais que atendem às expectativas cada vez mais altas do público jovem”, explica a executiva.
Com 14 SKUs em seu portfólio, em embalagens de 269ml e 473ml, as bebidas da linha TNT Energy Drink contêm o máximo de cafeína e taurina permitido pelas regulamentações do setor. Esse padrão foi adotado para garantir ao consumidor o máximo desempenho com segurança, já que essa combinação ajuda a aumentar a concentração, reduzir a fadiga e melhorar o desempenho físico e mental em diferentes situações do dia a dia. Além disso, há vitaminas do complexo B (B2, B3, B5, B6 e B12), combinadas com baixo teor calórico e, em média, cinco vezes menos sódio do que outras marcas líderes de energéticos no mercado brasileiro.
Resultados expressivos no basquete O território esportivo é um dos pilares estratégicos da marca, com destaque para o basquete, que será o foco de TNT em 2026. Como resultado da estratégia de posicionamento ancorada em esportes e estilo de vida urbano, e alinhada à estratégia de produto da marca, TNT já colhe resultados positivos após sua primeira ativação na NBA House 2025, em São Paulo.
O patrocínio, como aponta Cristiane, permitiu a criação de uma conexão mais forte com os consumidores e gerou impacto significativo em todo o funil de vendas da marca. De acordo com pesquisa realizada via base MeSeems, da plataforma MindMiners, entre consumidores de energéticos presentes durante os dias do evento, TNT Energy Drink registrou um aumento de 30 pontos percentuais na consideração de marca, 28 pontos percentuais na intenção de compra, 14 pontos percentuais na preferência pela marca e 12 pontos percentuais na intenção de compra frequente.
“O vínculo de TNT com o universo esportivo vai além do patrocínio: é um ponto de encontro entre a energia da marca e a paixão dos consumidores. As recentes ativações mostraram que, quando a experiência é relevante e autêntica, o impacto aparece em todas as etapas da jornada, fortalecendo afinidade, desejo e decisão de compra”, afirma a porta-voz do Grupo Petrópolis.
Além de sua base de fãs em rápido crescimento, a NBA no Brasil continua celebrando a paixão e o engajamento incomparáveis de sua comunidade — seja acompanhando jogos e eventos, fomentando conversas nas redes sociais ou abraçando centenas de produtos licenciados e de parceiros. “Os fãs brasileiros estão entre os mais conectados e apaixonados do mundo. Junto com TNT, continuaremos a criar oportunidades para engajar ainda mais nossos fãs em todo
o país e inspirar mais pessoas a sentirem a intensidade da NBA dentro e fora das quadras”, disse Fabio Laudisio, Vice-Presidente de Parcerias de Marketing Global da NBA LATAM.
Expansão no território esportivo A colaboração entre TNT e a NBA no Brasil também se estende à linha de bebidas esportivas da marca. Essa relação entre TNT Sport Drink e a NBA no Brasil é altamente estratégica, já que pesquisas conduzidas pela equipe de Inteligência de Mercado do Grupo Petrópolis mostram que 52% dos entrevistados associam o consumo da bebida à prática do basquete.
A pesquisa, que entrevistou mais de 300 pessoas em São Paulo por meio da base MeSeems na plataforma MindMiners, teve participação equilibrada entre homens e mulheres e revelou que os brasileiros estão cada vez mais atentos aos benefícios funcionais das bebidas esportivas. A presença de vitaminas (88%), sabor (87%) e minerais (86%) foi identificada como os principais atributos que os consumidores consideram importantes ao escolher esse tipo de bebida. “Esses dados mostram que os consumidores brasileiros buscam mais do que sabor: eles procuram funcionalidade e benefícios reais. Estar presente nesse momento, onde saúde e desempenho se encontram, faz parte do nosso propósito”, conclui Cristiane Rosa.
SOBRE TNT – Lançada em 2009, TNT Energy Drink oferece diversas opções, incluindo Original, Original Zero e sabores Tangerina e Maçã Verde, além da linha Focus, que contém colina e ajuda na concentração e foco. A marca também conta com a linha de sucos com sabor Manga Summer. TNT Sport Drink – a primeira bebida esportiva da família TNT – é um produto que repõe nutrientes e minerais, seja antes, durante ou depois das atividades físicas, na academia ou ao ar livre. A linha TNT Sport Drink apresenta em sua composição a combinação ideal de carboidratos, minerais, vitamina C, cloreto e potássio, permitindo que a bebida seja rapidamente absorvida pela corrente sanguínea. TNT Sport Drink está disponível em quatro sabores frutados e refrescantes: uva, limão, laranja e tangerina, em embalagens de 500ml. A marca fornece seus produtos com exclusividade aos clubes Flamengo, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro, Bahia e Santos.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodka Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e Petra Tonic; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o país, sendo responsável por gerar mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Sobre A NBA – A National Basketball Association (NBA) é uma organização global de esportes e mídia com a missão de inspirar e conectar pessoas em todos os lugares por meio do poder do basquete. Criada em torno de cinco ligas esportivas profissionais: a NBA, a WNBA, a NBA G League, a NBA 2K League e a Basketball Africa League, a NBA estabeleceu uma importante presença internacional com jogos e programação disponíveis em 214 países e territórios em 60 idiomas, e mercadorias à venda em mais de 200 países e territórios em todos os sete continentes. As escalações da NBA no início da temporada 2024-25 apresentavam um recorde de 125 jogadores internacionais de um recorde de 43 países. Os ativos da NBA Digital incluem a NBA TV, NBA.com, o aplicativo da NBA e o NBA League Pass. A NBA criou uma das maiores comunidades de mídia social do mundo, com mais de 2,3 bilhões de curtidas e seguidores em todo o mundo, em todas as ligas, equipes e plataformas de jogadores. A NBA Cares, a plataforma global de responsabilidade social da NBA, patrocina organizações comunitárias renomadas em todo o mundo para tratar de questões sociais importantes nas áreas de educação, inclusão, desenvolvimento de jovens e famílias, e saúde e bem-estar.
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