Search
Close this search box.
CUIABÁ

GERAL

Três escolas municipais são premiadas em Edital do Programa Escolas Criativas

Publicados

GERAL

As Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), Ana Francisca, Antônio Gomes e Elias Domingos tiveram suas práticas premiadas na categoria 2 do Edital Nossa Escola Mais Criativa. As propostas vencedoras da categoria Práticas Inspiradoras foram submetidas pelos participantes que integram o Programa Escolas Criativas neste edital.

De acordo com a superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, o trabalho das unidades da rede municipal de Várzea Grande vem sendo reconhecido e tem ganhado destaque no Programa Escolas Criativas. Especialmente em relação à implementação do “Projeto Paixão” em 2023, que a partir do contexto e interesse das dez escolas participantes do programa, constituiu-se um projeto institucional com a abordagem da aprendizagem criativa desdobrando-se em práticas pedagógicas criativas.

“As práticas submetidas no Edital evidenciam essa aprendizagem ‘mão na massa’ e o protagonismo dos estudantes nas práticas relacionadas ao Projeto Paixão e a atuação do Programa Escolas Criativas nessas unidades”, disse.

Na EMEB Ana Francisca, a partir do Projeto Paixão que contava com aulas de Capoeira e educação para as relações étnico-raciais nesse contexto, conduzido pela professora Gloria Maria A. S. Scolari, transformou as ações da alfabetização e foi vencedora com a prática ‘Pipoquinha’ da leitura.

Glória Maria, que é professora do 3° ano, relatou que diante da dificuldade das crianças na leitura e escrita, surgiu a ideia da latinha da leitura, (que contém variados textos para leitura). As crianças deram a ela o nome de “Pipoquinha da leitura” e passou a ser usada em diversos momentos com entusiasmo, inclusive no intervalo. A professora ficou feliz, pois a prática resultou em avanços significativos na aprendizagem, e diante do resultado do edital, afirmou que se sentia lisonjeada e valorizada com o resultado. “Me senti muito feliz” disse.

Na EMEB Antônio Gomes, o Projeto Paixão pretendeu aproximar a família da unidade, estreitando laços com a unidade, visando otimizar o uso dos espaços da escola por meio de oficinas e experiências de construção criativa. Dessa forma, a professora Dennize A. Silva, propôs à sua turma do 2º ano a prática “Meu espaço, minha escola”, que contou com pesquisas e entrevistas para compreender a escola desde a fundação até a atualidade e por fim, a partir do interesse das crianças, produziram a maquete da escola usando materiais reaproveitados. O reconhecimento por meio da premiação dessa prática foi consequência do excelente trabalho da professora, do engajamento familiar e dos estudantes nas propostas.

Leia Também:  Parada Natalina encanta e traz diversão em mais um edição neste sábado (16)

Para os alunos da escola do campo, EMEB Elias Domingos, o interesse pelas tecnologias deu origem a um Projeto Paixão de vivência dessas tecnologias por meio da linguagem da programação, criação de jogos usando o Scratch, e a partir do interesse de um dos estudantes, a confecção de um Braço Hidráulico Mecânico, no qual um grupo de adolescente trabalhou com apoio do coordenador Adão José A. Reis em todo processo de prototipação até a versão final que foi exposto pelos estudantes na Mostra Cultural da Escola. O Projeto Paixão da unidade e as duas práticas descritas acima estão entre as 150 práticas premiadas no edital.

O secretário Silvio Fidelis informou que a rede municipal de Várzea Grande foi contemplada com o Programa Escolas Criativas em 2022, após um criterioso processo seletivo. “Atualmente, dez unidades escolares participam do programa, entre escolas da área urbana e do campo. São elas: EMEB Ana Francisca de Barros, EMEB Antônio Gomes da Cruz, EMEB Ana Rosa da Silva, EMEB Armindo de Arruda Campos, EMEB Elias Domingos, EMEB Luís Reveles Pereira, EMEB Maria de Lourdes Toledo Areias, EMEB Nair de Oliveira Corrêa, EMEB Napoleão José da Costa e EMEB Tenente Waldemiro Delgado Bertúlio”, nominou.

Leia Também:  Desconto na tarifa de água: famílias de baixa renda que já recebem benefício precisam atualizar cadastro

Edital – Em 2023, diante do trabalho desenvolvido pelas Redes de Ensino do Programa Escolas Criativas, para dar maior visibilidade, reconhecer e fomentar as boas práticas, foi lançado o edital Nossa Escola Mais Criativa: Premiação de Práticas Inspiradoras.

O edital em questão entende como Práticas Inspiradoras experiências, iniciativas, ações que indicam algum nível de melhora nos processos educativos, sejam na aprendizagem da criança ou no trabalho do professor. O edital estabelecia Premiações de Reconhecimento e fomento em 3 categorias: categoria 1, Ações de transformação da Escola; categoria 2, Práticas Inspiradoras e categoria 3 Práticas Inspiradoras da Secretaria de mobilização para o edital Nossa Escola Mais Criativa.

“As nossas unidades submeteram algumas propostas nas categorias 1 e 2 e tivemos as práticas descritas acima premiadas na categoria 2. Esta categoria objetivou reconhecer práticas inspiradoras, realizadas e alinhadas às dimensões de uma Escola Criativa, submetidas individualmente por um membro da escola ou secretaria, para compor um banco permanente”, explicou o secretário.

Premiação categoria 2 – Todas as práticas submetidas à avaliação ganharão Certificado de participação e irão constar no Mapa das Escolas Criativas (proponente escolhe a escola principal de cadastro). As práticas que atenderem aos critérios de avaliação participarão do e-book (com ISBN) de boas práticas e outros canais de divulgação ao longo de 2024, receberão certificado de reconhecimento quando da publicação da prática. Dentre os 150 proponentes de Práticas Inspiradoras participantes, unidades selecionadas em grupos irão receber uma formação de 40 horas em aprofundamento das Dimensões de Uma Escola Criativa ao longo de 2024.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

I Wanna Be Tour anuncia line-up com Fall Out Boy, Good Charlotte, Yellowcard, Forfun, entre outros nomes em sua segunda edição

Publicados

em

Make Brazil Emo Again! ou em bom português: Faça o Brasil Emo de Novo! Depois do sucesso da primeira edição da I Wanna Be Tour, em 2024, que reuniu mais de 150 mil pessoas e passou por vários cantos do Brasil, os fãs mostraram que estão prontos para estampar o país de xadrez, preto e branco novamente em 2025. Fall Out BoyGood Charlotte, YellowcardStory Of The YearThe MaineThe Veronicas e Neck Deep serão as atrações internacionais que farão parte do line-up. Os brasileiros FresnoForfun, Dead Fish, Gloria e Fake Number completam a programação. Em uma realização da 30e, maior produtora brasileira de entretenimento ao vivo, o evento acontecerá no dia 23 de agosto, em Curitiba, no estádio Couto Pereira; e no dia 30 de agosto, em São Paulo, no Allianz Parque. Ingressos para o público geral estarão disponíveis a partir de 30 de janeiro, às 12h, no site da Eventim (acesse aqui).

“A I Wanna Be Tour se tornou uma comunidade muito forte. O público se apegou à identidade visual e à proposta do evento e estamos preparando uma segunda edição ainda mais especial”, afirma Caio Jacob, Vice-Presidente de Global Touring & Festivals. “A nossa intenção é a de que essa marca, assim como o evento, esteja sempre em evolução, então teremos uma versão aprimorada para o ano que vem”, ele complementa.

Fall Out Boy teve um papel fundamental na popularização do movimento emo nos anos 2000, trazendo a sonoridade característica do gênero para o mainstream. Com álbuns como From Under the Cork Tree (2005), a banda conquistou uma legião de fãs com suas letras introspectivas e refrões cativantes, tornando-se um dos maiores nomes do pop-punk da época – som perfeito para quem passava tardes inteiras no MySpace, postando fotos com legendas dramáticas e ouvindo “Sugar, We’re Goin Down” repetidamente. Os americanos de Good Charlotte também desempenharam um papel crucial na definição do som e da cultura emo, com uma abordagem que mesclava elementos do punk e pop rock. Com o lançamento de discos como The Young and the Hopeless (2002), a banda se destacou com os hits “Lifestyles of the Rich and Famous” e “The Anthem”, conquistando uma base de fãs leal, sendo uma das mais influentes da cena, ajudando a moldar a identidade da época.

Leia Também:  Parada Natalina encanta e traz diversão em mais um edição neste sábado (16)

O público terá a oportunidade de reviver as emoções e cantar a plenos pulmões os seus hinos nostálgicos, mas com uma diferença: ao vivo com seus ídolos. Assim como na primeira edição da IWBT, a divisão entre dois palcos será mantida. No It’s Not a Phase Stage se apresentarão Fall Out Boy, Yellowcard, Forfun, Dead Fish, Story Of The Year e Gloria. Já Good CharlotteFresnoThe VeronicasThe MaineNeck Deep e Fake Number compõem o palco It’s a Lifestyle Stage.

Em 2024, a I Wanna Be Tour passou por São Paulo, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, reuniu 150 mil pessoas e apresentou shows memoráveis com as bandas Simple Plan, A Day To Remember, The All-American Rejects, All Time Low, The Used, Asking Alexandria, NX Zero, Pitty, Boys Like Girls, Mayday Parade, Plain White T’s e Fresno.

Leia mais sobre as atrações de 2025 aqui

Datas e locais:
Estádio Couto Pereira, Curitiba – 23 de agosto de 2025
Allianz Parque, São Paulo – 30 de agosto de 2025

SERVIÇO:
I Wanna Be Tour 2025
Realização: 30e

CURITIBA
Data: 23 de agosto de 2025 (sábado)
Local: Estádio Couto Pereira – Endereço: R. Ubaldino do Amaral, 63 – Alto da Glória, Curitiba – PR
Horário de abertura dos portões: 10h
Classificação Etária: Entrada e permanência de crianças/adolescentes de 5 a 15 anos de idade, acompanhados dos pais ou responsáveis, e de 16 a 17 anos, desacompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Leia Também:  Período de renovação de matrículas dos alunos da rede municipal termina amanhã

Setores e preços:
Arquibancada – R$ 172,50 (meia-entrada legal) | R$ 241,50 (ingresso social) | R$ 345,00 (inteira)
Cadeira Superior – R$ 247,50 (meia-entrada legal) | R$ 346,50 (ingresso social) | R$ 495,00 (inteira)
Cadeira Mauá e Inferior – R$ 347,50 (meia-entrada legal) | R$ 486,50 (ingresso social) | R$ 695,00 (inteira)
Pista Única – R$ 447,50 (meia-entrada legal) | R$ 626,50 (ingresso social) | R$ 895,00 (inteira)
VIP Package – R$ 947,50 (meia-entrada legal) | R$ 1.126,50 (ingresso social) | R$ 1.395,00 (inteira)

Início das vendas:
Venda geral: 30 de janeiro, 12h (on-line) e às 13h nas bilheterias oficiais
Vendas online em: https://www.eventim.com.br/artist/i-wannabetour/
Bilheteria oficial: Hard Rock Café Curitiba – Rua Buenos Aires, 50 – Batel, Curitiba/PR
Funcionamento: Segunda a sábado, das 11h30 às 19h.

SÃO PAULO
Data: 30 de agosto de 2025 (sábado)
Local: Allianz Parque – Av. Francisco Matarazzo 1705 – Água Branca, São Paulo/SP
Horário de abertura dos portões: 10h
Classificação Etária: Entrada e permanência de crianças/adolescentes de 5 a 15 anos de idade, acompanhados dos pais ou responsáveis, e de 16 a 17 anos, desacompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Setores e preços:
Cadeira Superior – R$ 247,50 (meia-entrada legal) | R$ 346,50 (ingresso social) | R$ 495,00 (inteira)
Cadeira Inferior – R$ 347,50 (meia-entrada legal) | R$ 486,50 (ingresso social) | R$ 695,00 (inteira)
Pista Única – R$ 447,50 (meia-entrada legal) | R$ 626,50 (ingresso social) | R$ 895,00 (inteira)
VIP Package – R$ 947,50 (meia-entrada legal) | R$ 1.126,50 (ingresso social) | R$ 1.395,00 (inteira)

Início das vendas:
Venda geral: 30 de janeiro, 12h (on-line) e às 13h nas bilheterias oficiais
Vendas online em: https://www.eventim.com.br/artist/i-wannabetour/
Bilheteria oficial: Allianz Parque (após a abertura de venda geral) – Portão A – Rua Palestra Itália, 200 – Perdizes, São Paulo/SP
Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 17h | *Não há funcionamento em feriados, emendas de feriados, dias de jogos ou em dias de eventos de outras empresas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA