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Várzea Grande implanta Centro para Empreendedores e revela Plano Econômico Estratégico para os próximos 20 anos

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Parceria com o Sebrae e a UFMT inovam ao apoiar pequeno empreendedor e apresentar um plano econômico de longo prazo para a cidade. Iniciativas devem impulsionar o desenvolvimento econômico do município

Agora em Várzea Grande, quem quiser iniciar um negócio e não souber por onde começar, basta procurar o Centro de Atendimento ao Empreendedor, localizado no segundo piso do Várzea Grande Shopping. Lá, terá acesso a uma gama de recursos e orientações essenciais para abrir e regularizar empresas, especialmente para Microempreendedores Individuais (MEIs).

A novidade é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Várzea Grande e o Sebrae, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo. O espaço foi inaugurado em 18 de maio, durante as celebrações dos 157 anos do município.

Localizado no segundo piso, o Centro de Atendimento ao Empreendedor possui profissionais capacitados disponíveis de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e se torna o ponto de partida ideal para empreendedores locais, oferecendo a possibilidade de abertura rápida de empresas, em apenas 15 minutos e sem custo, graças à parceria com o Sebrae. Essa iniciativa não apenas estimula o empreendedorismo na cidade, mas também promove o crescimento econômico e a inclusão social produtiva em Várzea Grande.

O prefeito Kalil Baracat destaca a importância do novo centro para o empreendedorismo local. “Esse espaço é fundamental para ajudar as pessoas a iniciar negócios, abrir empresas e buscar fomentos. Somos referência no estado pela abertura de empresas online em poucos minutos. A parceria com o Sebrae é crucial para o crescimento de Várzea Grande”, disse.

André Esqueline, Diretor Técnico do Sebrae Mato Grosso, reforçou o apoio da instituição ao desenvolvimento territorial e ao fomento de pequenas empresas. “Esta parceria oferece aos cidadãos de Várzea Grande acesso ao conhecimento e às soluções do Sebrae, promovendo inclusão social e produtiva, além do desenvolvimento econômico do município”.

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Charles Caetano Rosa, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, explicou que o Centro de Atendimento ao Empreendedor é uma parceria essencial para estimular o empreendedorismo na cidade e acrescentou: “O espaço não é só para quem quer abrir seu negócio, mas também para quem quer regularizar, saber como emitir nota fiscal, enfim, qualquer dúvida pode ser respondida no espaço”.

Planejamento Estratégico – Além da inauguração do novo espaço, o prefeito Kalil Baracat recebeu o Plano de Desenvolvimento Econômico do município para os próximos 20 anos, elaborado pelo núcleo de pesquisas da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Este estudo, que será um guia para os investimentos e políticas públicas municipais, identifica novas vocações econômicas para Várzea Grande e propõe uma diversificação da economia local.

Charles Caetano explicou que esse documento era a principal missão ao criar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo. “A UFMT trouxe um olhar técnico e estratégico para esse planejamento, considerando as demandas e as oportunidades que Várzea Grande possui. Com esse plano, estamos preparando o terreno para um crescimento sustentável e significativo nos próximos anos, criando um ambiente propício para novos negócios e o desenvolvimento da cidade como um todo”, detalhou o gestor da pasta.

Carla Cristina Rosa de Almeida, professora de Economia da UFMT e pesquisadora do Nupes, destacou a importância do plano de desenvolvimento econômico. “O plano, que cobre os próximos 20 anos, foi elaborado com uma abordagem participativa, envolvendo governo, entidades representativas, empresários e a população. Ele aponta para a necessidade de uma economia diversificada, destacando setores como indústria, serviços e agricultura familiar. O desenvolvimento tecnológico, impulsionado pelo futuro Parque Tecnológico, instalações de universidades e os investimentos em infraestrutura dos últimos anos são fundamentais para o fortalecimento econômico da cidade”.

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A pesquisadora da UFMT também detalhou que o estudo revela que “nos últimos dois anos, Várzea Grande superou Cuiabá em termos de empregos gerados e abertura de indústrias. Esse crescimento industrial teve um efeito dominó positivo na cidade, resultando na abertura de mais empresas de prestação de serviços para atender às demandas das indústrias. Isso contribuiu significativamente para a geração de mais empregos e renda em Várzea Grande, demonstrando a força e o potencial econômico do município em relação à capital”.

Kalil Baracat pontuou que o documento ficará disponível no site da Prefeitura para consulta pública e, além de demonstrar a importância dos investimentos feitos em saneamento, infraestrutura, educação, saúde e social nos últimos anos, servirá tanto para empresários planejarem seus investimentos quanto para o Poder Público Municipal desenvolver políticas públicas para os setores econômicos e sociais.

“O plano de desenvolvimento econômico visa projetar Várzea Grande como um polo de atração de empresas, gerando emprego e renda para a população. A cidade, que já possui uma base industrial significativa, pretende expandir suas atividades econômicas através de investimentos em tecnologia e educação, preparando-se para um futuro de crescimento sustentável e diversificado”, asseverou Baracat.

A inauguração do Centro de Atendimento ao Empreendedor e a entrega do plano de desenvolvimento econômico marcam um momento crucial para Várzea Grande, sinalizando um compromisso com o progresso e a melhoria contínua da qualidade de vida de seus moradores.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil

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A colaboração entre TNT e a NBA no Brasil entra em uma nova fase com um redesenho exclusivo das embalagens dos sabores Original e Original Zero da linha de Energy Drink, focada em bebidas de desempenho energético. O objetivo de TNT, marca do Grupo Petrópolis, é atrair a atenção dos consumidores nos pontos de venda, ao mesmo tempo em que fortalece sua conexão com a comunidade de mais de 52 milhões de fãs da NBA no Brasil e desperta curiosidade sobre outros sabores.

Nas versões com e sem açúcar, as novas embalagens estarão posicionadas em pontos de varejo estratégicos em todo o Brasil, a partir de outubro. As latas de edição limitada com tema da NBA foram criadas internamente pelo departamento de embalagens do Grupo Petrópolis, utilizando como base a arte padrão da marca. A ideia foi manter a identidade visual central de TNT e o design informativo já existente, integrando a marca da NBA de forma que garanta visibilidade nos pontos de venda.

Cristiane Rosa, Head de Marketing de Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis, afirma que a iniciativa busca fortalecer ainda mais a relação de TNT com o público jovem. “Queremos dar visibilidade aos aspectos qualitativos da marca, especialmente para a Geração Z. Esse perfil de consumidor encontrou na linha de

Energy Drink uma bebida que potencializa os resultados diários, é saborosa e oferece benefícios nutricionais que atendem às expectativas cada vez mais altas do público jovem”, explica a executiva.

Com 14 SKUs em seu portfólio, em embalagens de 269ml e 473ml, as bebidas da linha TNT Energy Drink contêm o máximo de cafeína e taurina permitido pelas regulamentações do setor. Esse padrão foi adotado para garantir ao consumidor o máximo desempenho com segurança, já que essa combinação ajuda a aumentar a concentração, reduzir a fadiga e melhorar o desempenho físico e mental em diferentes situações do dia a dia. Além disso, há vitaminas do complexo B (B2, B3, B5, B6 e B12), combinadas com baixo teor calórico e, em média, cinco vezes menos sódio do que outras marcas líderes de energéticos no mercado brasileiro.

Resultados expressivos no basquete O território esportivo é um dos pilares estratégicos da marca, com destaque para o basquete, que será o foco de TNT em 2026. Como resultado da estratégia de posicionamento ancorada em esportes e estilo de vida urbano, e alinhada à estratégia de produto da marca, TNT já colhe resultados positivos após sua primeira ativação na NBA House 2025, em São Paulo.

O patrocínio, como aponta Cristiane, permitiu a criação de uma conexão mais forte com os consumidores e gerou impacto significativo em todo o funil de vendas da marca. De acordo com pesquisa realizada via base MeSeems, da plataforma MindMiners, entre consumidores de energéticos presentes durante os dias do evento, TNT Energy Drink registrou um aumento de 30 pontos percentuais na consideração de marca, 28 pontos percentuais na intenção de compra, 14 pontos percentuais na preferência pela marca e 12 pontos percentuais na intenção de compra frequente.

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“O vínculo de TNT com o universo esportivo vai além do patrocínio: é um ponto de encontro entre a energia da marca e a paixão dos consumidores. As recentes ativações mostraram que, quando a experiência é relevante e autêntica, o impacto aparece em todas as etapas da jornada, fortalecendo afinidade, desejo e decisão de compra”, afirma a porta-voz do Grupo Petrópolis.

Além de sua base de fãs em rápido crescimento, a NBA no Brasil continua celebrando a paixão e o engajamento incomparáveis de sua comunidade — seja acompanhando jogos e eventos, fomentando conversas nas redes sociais ou abraçando centenas de produtos licenciados e de parceiros. “Os fãs brasileiros estão entre os mais conectados e apaixonados do mundo. Junto com TNT, continuaremos a criar oportunidades para engajar ainda mais nossos fãs em todo

o país e inspirar mais pessoas a sentirem a intensidade da NBA dentro e fora das quadras”, disse Fabio Laudisio, Vice-Presidente de Parcerias de Marketing Global da NBA LATAM.

Expansão no território esportivo A colaboração entre TNT e a NBA no Brasil também se estende à linha de bebidas esportivas da marca. Essa relação entre TNT Sport Drink e a NBA no Brasil é altamente estratégica, já que pesquisas conduzidas pela equipe de Inteligência de Mercado do Grupo Petrópolis mostram que 52% dos entrevistados associam o consumo da bebida à prática do basquete.

A pesquisa, que entrevistou mais de 300 pessoas em São Paulo por meio da base MeSeems na plataforma MindMiners, teve participação equilibrada entre homens e mulheres e revelou que os brasileiros estão cada vez mais atentos aos benefícios funcionais das bebidas esportivas. A presença de vitaminas (88%), sabor (87%) e minerais (86%) foi identificada como os principais atributos que os consumidores consideram importantes ao escolher esse tipo de bebida. “Esses dados mostram que os consumidores brasileiros buscam mais do que sabor: eles procuram funcionalidade e benefícios reais. Estar presente nesse momento, onde saúde e desempenho se encontram, faz parte do nosso propósito”, conclui Cristiane Rosa.

SOBRE TNT – Lançada em 2009, TNT Energy Drink oferece diversas opções, incluindo Original, Original Zero e sabores Tangerina e Maçã Verde, além da linha Focus, que contém colina e ajuda na concentração e foco. A marca também conta com a linha de sucos com sabor Manga Summer. TNT Sport Drink – a primeira bebida esportiva da família TNT – é um produto que repõe nutrientes e minerais, seja antes, durante ou depois das atividades físicas, na academia ou ao ar livre. A linha TNT Sport Drink apresenta em sua composição a combinação ideal de carboidratos, minerais, vitamina C, cloreto e potássio, permitindo que a bebida seja rapidamente absorvida pela corrente sanguínea. TNT Sport Drink está disponível em quatro sabores frutados e refrescantes: uva, limão, laranja e tangerina, em embalagens de 500ml. A marca fornece seus produtos com exclusividade aos clubes Flamengo, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro, Bahia e Santos.

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SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodka Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e Petra Tonic; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o país, sendo responsável por gerar mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Sobre A NBA – A National Basketball Association (NBA) é uma organização global de esportes e mídia com a missão de inspirar e conectar pessoas em todos os lugares por meio do poder do basquete. Criada em torno de cinco ligas esportivas profissionais: a NBA, a WNBA, a NBA G League, a NBA 2K League e a Basketball Africa League, a NBA estabeleceu uma importante presença internacional com jogos e programação disponíveis em 214 países e territórios em 60 idiomas, e mercadorias à venda em mais de 200 países e territórios em todos os sete continentes. As escalações da NBA no início da temporada 2024-25 apresentavam um recorde de 125 jogadores internacionais de um recorde de 43 países. Os ativos da NBA Digital incluem a NBA TV, NBA.com, o aplicativo da NBA e o NBA League Pass. A NBA criou uma das maiores comunidades de mídia social do mundo, com mais de 2,3 bilhões de curtidas e seguidores em todo o mundo, em todas as ligas, equipes e plataformas de jogadores. A NBA Cares, a plataforma global de responsabilidade social da NBA, patrocina organizações comunitárias renomadas em todo o mundo para tratar de questões sociais importantes nas áreas de educação, inclusão, desenvolvimento de jovens e famílias, e saúde e bem-estar.

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