Search
Close this search box.
CUIABÁ

JURÍDICO

Conselho Federal participa da posse de oito desembargadores do TRF5

Publicados

JURÍDICO

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) participou da posse de oito desembargadores federais nomeados para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). A cerimônia ocorreu no Recife, na segunda-feira (17/10). O presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida) e decano do Conselho Federal, Felipe Sarmento, representou o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, no ato.

Tomaram posse os juízes federais Francisco Alves, Sebastião Vasques e Germana Moraes, promovidos pelo critério de antiguidade; Joana Carolina, Leonardo Resende, Frederico Dantas e Leonardo Coutinho, por merecimento. O procurador da República Rodrigo Tenório assumiu em vaga destinada ao Ministério Público Federal (MPF) pelo quinto constitucional. 

Além de Sarmento, acompanharam a cerimônia a ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e o senador Fernando Bezerra Coelho, representando a Presidência do Senado; entre outros. 

Em seu discurso, Sarmento elogiou a prestação jurisdicional e destacou os indicadores de eficiência do tribunal, processo que será ainda mais fortalecido com a ampliação do número de magistrados. “Todos nós lucramos com a chegada de magistrados com essa envergadura ao tribunal. Desembargadores e desembargadoras com uma ética geral e competência para conciliar e fortalecer os fios da Justiça do Brasil. Momentos assim revigoram os nossos projetos e intensificam os sonhos coletivos que construímos como dirigentes da advocacia. Estou seguro de que esta casa da Justiça estará em plena unidade com a Casa da Cidadania que é a OAB”, disse. 

Leia Também:  Imprensa repercute manifestação da OAB em defesa das urnas e da Justiça Eleitoral

O decano do Conselho Federal pontuou ainda a necessidade de observância das prerrogativas da advocacia, para a segurança jurídica das decisões judiciais. “Resguardar o Estado Democrático de Direito exige serenidade e coragem, elementos característicos da OAB e do time de desembargadores empossados hoje. O equilíbrio e o alto nível técnico deste time são credenciais fundamentais para a renovação da confiança coletiva na Justiça Federal”, completou Sarmento.

Coube ao integrante mais antigo do TRF5, Paulo Roberto de Oliveira Lima, fazer a saudação dos novos desembargadores e desembargadoras federais. Ele destacou que esta é uma solenidade especial, pois “somente na fundação do Tribunal tantos colegas foram investidos no cargo num mesmo momento”. O decano também ressaltou o compromisso que se espera de cada um dos empossados. “A hora é de comemoração. Mas é também da tomada de consciência de que a promoção se constitui o início de uma nova caminhada. E que a responsabilidade dos eleitos é maior com o Tribunal, com o povo e com o Direito”, destacou.

Fonte: OAB Nacional

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

JURÍDICO

CNJ identifica ‘esquema organizado de venda de decisões’ envolvendo desembargador e Zampieri

Publicados

em

A decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável por administrar e fiscalizar o Poder Judiciário, recebeu o desembargador Sebastião de Moraes Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, levantando suspeitas de venda de decisões judiciais e pagamentos realizados via PIX e até em barras de ouro. Sebastião de Moraes Filho foi afastado de suas funções em agosto enquanto o CNJ investiga a possibilidade de ele ter recebido propinas em troca de decisões.

O caso também é alvo de um inquérito criminal e foi considerado de tal gravidade que o ministro Luís Felipe Salomão, então corregedor do CNJ, levou a questão ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do conselho, para uma solução em conjunto. “Evidenciam-se elementos suficientes para recomendar o afastamento do magistrado, na medida em que não é possível que o desembargador permaneça em atuação em unidade tão sensível, como é um gabinete de segundo grau de câmara de direito privado”, diz um trecho da decisão , referendada pelo plenário do CNJ.

Leia Também:  Imprensa repercute manifestação da OAB em defesa das urnas e da Justiça Eleitoral

Conversas obtidas no celular do advogado Roberto Zampieri, que foi assassinado em dezembro de 2023, na porta de seu escritório em Cuiabá, colocaram o desembargador na mira do CNJ. Ao todo, eles trocaram 768 mensagens entre 14 de junho de 2023 e 5 de dezembro de 2023, revelando uma relação próxima, com trocas sobre futebol e viagens, além de livre acesso ao gabinete do desembargador.

As mensagens também indicam a influência do advogado no trabalho do magistrado e o pagamento de propinas para decisões desenvolvidas aos clientes de Zampieri. Em uma das conversas, o advogado afirma que “o Pix está errado, estornou o valor”. “Tente mandar o Pix correto que faço agora”, acrescenta.

Cinco dias depois, informa que “o pagamento da sobrinha foi feito”, anexa um comprovante de transferência de R$ 10 mil e solicita o adiamento de um julgamento. Em outubro, Zampieri menciona ter alcançado “um contrato muito bom para o Mauro” e continua: “O senhor vai ficar feliz com o contrato que consegui para ele”. Mauro, segunda suspeita do CNJ, é o advogado Mauro Thadeu Prado de Moraes, filho do desembargador. Em outra mensagem, o advogado envia ao magistrado uma imagem de duas barras de ouro, de 400 gramas, que foram usadas como pagamento de propinas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA