MATO GROSSO
32% dos empresários no Estado são jovens, revela pesquisa do Sebrae/MT
MATO GROSSO

A escassez de vagas atrativas no mercado formal de trabalho tem levado jovens a enxergar o empreendedorismo como oportunidade profissional. Levantamento feito pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) especialmente para celebrar o Dia do Jovem – comemorado neste domingo (13 de abril) – aponta que 32% do empresariado local têm entre 18 e 34 anos. O fenômeno se intensificou após a pandemia (2021 a 2024), com um aumento de 13% no número de jovens empreendedores. Atualmente, mais de 160 mil são donos de negócios.
Para oito em cada 10 empresários desta faixa etária, as necessidades econômicas são o principal fator que os levam a iniciar seu próprio negócio, enquanto 36% relatam que o objetivo é obter autonomia e liberdade financeira. Também se verificou que 31% resolveram tirar o próprio negócio do papel em função de um cenário favorável para empreender. Além disso, 80% dos jovens já possuem CNPJ e, destes, mais da metade (52%) são microempreendedores individuais (MEIs). Quanto ao gênero, a maioria dos empreendedores é formada por mulheres (52%).
Na visão da diretora-superintendente do Sebrae Mato Grosso, Lélia Brun, o imediatismo dos jovens para ter sua própria renda, aliado à saturação do mercado profissional, fez com que a migração para o empreendedorismo se tornasse um processo natural. “Grande parte daqueles que investem em comandar a própria empresa consegue conciliar a pouca bagagem com inovação e conhecimento de novas tendências. Muitos deles, inclusive, iniciam nos negócios da família e dão continuidade a eles”.
Embora os jovens estejam mais ligados ao segmento de tecnologia – com 75% presentes nas redes sociais e 31% atentos às ações de marketing digital –, o estudo mostra que o panorama atual é um pouco diferente em relação ao campo de atuação no empreendedorismo. Assim como os empresários maduros, quatro em cada cinco jovens empresários estão inseridos nos setores de serviços e comércio, especialmente nas áreas de beleza e estética, alimentação e bebidas, e transporte e logística.
Desafios e soluções
Os maiores obstáculos da atividade, de acordo com os jovens, são questões de ordem macroeconômica como a falta de capital de giro (38%), o acesso restrito às linhas de crédito (33%) e o patamar elevado da taxa básica de juros (20%). Já 34% dos entrevistados apontam a burocracia excessiva na execução de procedimentos como empecilho, enquanto 25% destacam que a concorrência acirrada é um dos principais desafios.
Segundo a analista Técnica do Sebrae/MT, Amanda Alves, a falta de experiência é um ponto de atenção para 24% dos jovens. Ela avalia que essa realidade pode aumentar a incerteza e o risco na tomada de decisão, o que torna crucial a busca por capacitação, mentorias e recursos de apoio. “Como a maioria dos jovens empreendedores tem situação financeira fragilizada, é fundamental se qualificar para adotar estratégias assertivas e reduzir riscos”.
Pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 1.109 jovens empreendedores de 18 a 34 anos, donos ou sócios de pequenos negócios (formais e informais) no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
A superintendente Lélia Brun destaca que pesquisas como esta, dos Jovens Empreendedores, são fundamentais para nortear o rumo da instituição em relação às estratégias de desenvolvimento de programas e projetos.
Conforme ela, todas as pesquisas aplicadas pelo Sebrae/MT são desenvolvidas pela Gerência de Inteligência Estratégica, que monitora o mercado e fornece insights para aprimorar as ações de apoio ao público. “A partir deste suporte, o Sebrae desenvolve estratégias que fomentam o empreendedorismo em Mato Grosso como, por exemplo, os programas e projetos voltados ao público jovens, entre eles Startup Garage, Bootcamp, Hackaton, Escolas inovadoras, Sebrae Hacking “, finaliza Lélia Brun.


MATO GROSSO
Genius Publicidade anuncia Thaiga como nova agenciada e fortalece presença no mercado

Na última sexta-feira (11/04), a Genius Publicidade, consolidada como uma das maiores agências de Mato Grosso, promoveu em seu rooftop um evento exclusivo, para marcar o lançamento de sua nova agenciada: a influenciadora digital e gamer Thaiga. O encontro, que reuniu empresários, coordenadores e gerentes de marketing das maiores empresas de Cuiabá, celebrou a chegada da renomada criadora de conteúdo ao casting da agência.
Thaiga é referência nacional no universo gamer, tendo mais de 8 milhões de seguidores no TikTok e mais de 4 milhões de seguidores no Instagram, com destaque no cenário de League of Legends. Formada em Publicidade e Propaganda, iniciou sua carreira em agência antes de despontar como streamer e influenciadora. Ao longo de sua trajetória, foi produtora de conteúdo da ProGaming eSports e integrou o time de criadores da LOUD, uma das maiores organizações de eSports da América Latina.
Com sua entrada oficial para a Genius Publicidade, Thaiga passa a contar com gestão estratégica de imagem, contratos e ações comerciais voltadas para o Centro-Oeste, com foco especial em Cuiabá e região. Agora, marcas locais poderão associar seus nomes a uma das maiores personalidades do universo gamer, com valores compatíveis com o mercado regional e entregas de impacto nacional.
“É uma honra poder fazer parte desse momento com a Genius. Acredito muito no poder das conexões regionais e estou animada com as possibilidades que vamos construir juntos”, afirmou Thaiga durante o evento.
“A chegada da Thaiga representa um grande passo para o mercado publicitário do Centro-Oeste. Estamos falando de uma influenciadora consolidada, com relevância nacional, que agora está ainda mais próxima das marcas locais. Nosso objetivo é gerar valor real para os nossos clientes através de parcerias estratégicas e criativas”, destacou Junior Brasa, CEO da Genius Publicidade.
Durante o evento, além da assinatura oficial do contrato, os convidados puderam conhecer de perto a trajetória da influenciadora e vislumbrar novas possibilidades de conexão com o público jovem e digital. A Genius reforça, com esse movimento, seu compromisso de inovar e aproximar marcas de nomes que são tendência e influência real no cenário atual.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
O pagode começa com um brinde: Itaipava é a cerveja oficial da Tardezinha 2025
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Conceel-EMT discute plano de investimentos da Energisa para 2025
-
CUIABÁ6 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues visita o bairro Altos do Coxipó e reforça compromisso com a população
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Crianças em tratamento contra o câncer recebem ovos de Páscoa em ação da AACCMT
-
MATO GROSSO6 dias atrás
De peixe a chocolate: saiba como harmonizar cervejas especiais com receitas tradicionais da Páscoa
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Genius Publicidade anuncia Thaiga como nova agenciada e fortalece presença no mercado
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Maquete interativa proporciona experiência de vida em modo férias para clientes de empreendimento em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Atualização da NR-1 torna obrigação promover a saúde mental no trabalho