MATO GROSSO
6º Comando Regional da PM de Cáceres tem novo comandante
MATO GROSSO
O 6º Comando Regional da Polícia Militar de Cáceres está como novo comandante. O tenente–coronel Óttoni Cézar Castro Soares assumiu a unidade da instituição nesta quinta-feira (02.02), durante solenidade presidida pelo comandante–geral da PM, coronel Jonildo José de Assis. O tenente–coronel Waldez Moura Tapajós transferiu a função ao tenente–coronel Ottoni, que comandava o 24º Batalhão, unidade localizada no bairro Pedra 90, em Cuiabá.
Após cerca de sete anos à frente do 6º Comando Regional de Cáceres, o tenente–coronel Tapajós agradeceu os policiais militares pelo empenho e dedicação no policiamento durante seu comando e destacou o relevante trabalho desenvolvimento pela Polícia Militar na região de fronteira.
“Quero agradecer a todos os policiais militares que nos ajudam a garantir a segurança da população de Cáceres e região. Essa área de fronteira Brasil/Bolívia é bem delicada, mas conseguimos realizar o policiamento ostensivo de combate a quadrilhas, ao tráfico de drogas e mantermos a ordem pública”.
Ele também agradadeceu o comandante-geral pela oportunidade. “Deixo a função tranquilo, pois me mantive esse tempo sem questionamentos quanto à minha conduta. A experiência da segurança na região de fronteira é enriquecedora. Uma visão estratégica muito além das ações dos grandes centros urbanos”.
A unidade assumida pelo tenente–coronel Óttoni Cézar possui mais de 270 policiais militares. O novo comandante é graduado em Direito pelo Centro Universitário Cândido Rondon (2006), formado na Academia de Polícia Militar Costa Verde(1999), com especialização em Direito Administrativo e Processo Administrativo pela Universidade Cândido Mendes(2007), especialização em Política Estratégica e Desenvolvimento Regional Aplicado à Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar Costa Verde (2015) e especialização em Gestão em Segurança Pública pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2009).
Participaram do ato solene em Cáceres o comandante subchefe de Estado Maior Geral, Carlos Eduardo Pinheiro da Silva, coronel Edvan Manoel de Azevedo; diretor de Gestão de Pessoas da Polícia Militar (DGP); coronel Paulo Cesar; comandante da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM (Deip), dentre outras autoridades militares e civis.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.