MATO GROSSO
7ª edição da Corrida do Bope é realizada neste domingo (12)
MATO GROSSO
A 7ª edição da Corrida do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar de Mato Grosso, será realizada na manhã deste domingo (12.02), em Cuiabá, com largada prevista para 6h20. A expectativa é que cerca de 3,5 mil competidores participem da prova.
Os atletas das categorias adulto e de policiais militares competem em trajetos de cinco e dez quilômetros, que têm largadas e chegadas no quartel do Bope, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA). Os vencedores dessas categorias irão receber premiação em dinheiro e troféu.
O percurso de cinco quilômetros começa pela Avenida do CPA, seguindo do Bope até o Ginásio Verdinho, por onde os atletas fazem o retorno e voltam até a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, onde entram em direção ao Fórum da Capital. Na sequência, seguem pela Avenida Desembargador Milton Figueiredo e retornam para a Avenida do CPA, saindo em frente ao Parque Estadual Massairo Okamura. Então, seguem em direção ao quartel do Bope.
Já o percurso de dez quilômetros tem trajeto similar até o Fórum da Capital. Logo depois, os atletas seguem em direção a sede do Detran de Cuiabá e entram no Bairro Paiaguás, por onde passam pelo Parque das Águas. Em seguida, os corredores se deslocam pela Avenida Dr. Hélio Ribeiro em direção ao Tribunal Regional do Trabalho, e retornam passando pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Avenida Desembargador Milton Figueiredo e Avenida do CPA, finalizando, também, no quartel do Bope.
Orientações
A organização da 7ª Corrida do Bope orienta aos atletas participantes para que saiam cedo de casa e evitem congestionamentos no trânsito. Os acessos pela Avenida Historiador Rubens de Mendonça e estacionamentos próximos estarão liberados até pouco antes do início da prova. Por sua vez, a Avenida Thomé Fortes, no quarteirão que dá acesso ao batalhão do Bope, estará fechada para concentração de todos os atletas.
O policiamento do evento será feito por policiais militares do Bope, bem como pela equipe do 3º Batalhão de PM e 4ª Cia de Segurança Institucional da PM (Cia Palácios).
A Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) atuará na função de batedor dos atletas e o Batalhão de Trânsito, junto com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), estará operando no fechamento e controle das vias urbanas.
Serviço
7ª Corrida do Batalhão de Operações Especiais (Bope)
Data: 12/02 (domingo)
Horário: Largada a partir de 06h20
Local: Batalhão do Bope – Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 5088, bairro Centro América, Cuiabá-MT
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.