MATO GROSSO
“A Desenvolve MT foi uma grande parceira e contribuiu no crescimento da nossa empresa”, afirma empreendedor
MATO GROSSO
Com 25 anos de mercado, Alessandro do Nascimento contou com o crédito para aquisição de máquinas e equipamentos
Proprietário da Tubarão Sports, Alessandro do Nascimento começou sua carreira em 1999, atuando inicialmente com publicidade, na criação de faixas de ráfia e adesivos de recorte. No ano seguinte, expandiu suas atividades para fachadas e luminosos.
Contudo, a grande virada veio em 2006, quando a empresa ingressou na indústria de confecção de uniformes esportivos, levando a criação da marca Tubarão Sports. Ao longo dessa jornada, a empresa contou com o crédito da Desenvolve MT duas vezes, dando condições de crescimento.
Os primeiros passos na confecção foram desafiadores. A produção era pequena, com cerca de 50 peças por mês e a costura, totalmente terceirizada. “Começamos a produção bem simples, apenas na serigrafia. Então, comprava o tecido na cidade, cortava, costurava e vendia”, conta ele.
Alessandro conciliava essa atividade com a representação comercial, participando de licitações públicas. Foi somente em 2010 que ele decidiu se dedicar integralmente à produção de uniformes. Em uma década, a empresa cresceu de 5 para 80 colaboradores.
A pandemia da Covid-19 impôs algumas dificuldades, forçando-o a reduzir sua equipe. Mas ele não se deixou abater e em 2022 começou uma nova fase de crescimento. Nesse período, Alessandro pôde contar com parcerias estratégicas, como o crédito do Governo de Mato Grosso, que forneceu suporte financeiro para a expansão da empresa.
“Com a pandemia, fizemos um downsizing [redução], onde nós mandamos 50 pessoas embora e retomamos o trabalho no ano de 2022. De lá pra cá, nós já crescemos 30 vezes mais no valor do trabalho”, acrescenta.
Hoje, a empresa atende mais de 20 mil clientes em todo o Brasil, gerando mais de 80 empregos diretos e indiretos, concentrando 90% de suas vendas no ambiente online. “A Desenvolve MT foi uma grande parceira que contribuiu nesse período no crescimento da nossa empresa, na expansão, na aquisição de máquinas e equipamentos, o que nos ajudou, logo após a pandemia, a recomeçar, a reoxigenar e poder potencializar”, afirma o empreendedor.
Com o aumento do quadro de colaboradores e para atender mais pedidos, o espaço está quase sete vezes maior que o original. Com duas unidades, o empresário está finalizando a ampliação e contará com uma área de aproximadamente 2.000 m².
Conforme o diretor de Finanças e Gestão da Desenvolve MT, a agência reforça o compromisso em atender as demandas dos empreendedores mato-grossenses, incentivar o empreendedorismo e facilitar o acesso ao crédito para aqueles que buscam realizar seus projetos e impulsionar o desenvolvimento de suas comunidades.
“Ao oferecer crédito com condições facilitadas, buscamos capacitar as indústrias a inovar, expandir sua produção e competir em novos mercados. Queremos ser parceiros estratégicos, apoiando o crescimento sustentável das empresas e fortalecendo toda a cadeia produtiva”, explica Edgar Pacheco.
Crédito
A Desenvolve MT possui cinco linhas de financiamento para atender micro, pequenos e médios empresários, e produtores rurais: a Empresarial, Transporte, Turismo, Rural, Mulher e Jovem Empreendedor. Com crédito de até R$ 1,5 milhão, prazos flexíveis de até 120 meses para pagamento e taxas de juros a partir de 0,37% ao mês, é possível implantar ou expandir o seu negócio com equipamentos novos, obra civil, insumos, usinas fotovoltaicas, veículos, máquinas e muito mais.


MATO GROSSO
Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais

Equipe técnica do Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (02), a representantes e gestores de hospitais e clínicas particulares e hospitais filantrópicos, o programa Agora Tem Especialista, do Governo Federal, que permitirá que essas entidades atendam pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. Durante a reunião, que aconteceu no auditório do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), foi apresentado as especificações para que os hospitais possam participar do programa.
De acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado com objetivo de reduzir as filas de espera no SUS e permitir que hospitais privados e filantrópicos possam oferecer atendimento gratuito a pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. O assessor institucional para assuntos federativos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio dos Santos Junior reforçou que o programa visa ampliar o atendimento médico para melhorar o fluxo de cirurgias eletivas e de consultas especializadas.
“É uma movimentação muito vantajosa para os dois lados. Para os hospitais você pode ter vantagem de ter o CND, ou seja, ficar limpo na praça e a possibilidade de prestar serviço sem uma habilitação, com o processo normal, ordinário de habilitação, e ainda criar um vínculo com o SUS. Aquela instituição que se interessou em participar do programa procure o Sindessmat, o primeiro encaminhamento é esse, e vamos averiguar caso a caso, mas sabemos que na maioria deles é bem vantajosa fazer essa transação tributária.”
A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, destacou o papel do Sindicato em reunir os principais players da saúde privada no estado e o interesse das entidades em contribuir com o programa do Governo.
“Tivemos um auditório lotado, isso mostra o interesse das entidades em participarem do programa e vontade de estarem regulares perante sua situação tributária. O Sindessmat neste momento vai ser um importante elo entre o setor público e privado e vai dar encaminhamento àquelas entidades que queiram aderir ao programa e atender pacientes do SUS”, pontuou Patrícia.
“É uma oportunidade também das entidades conseguirem a certidão negativa, renegociar seus débitos e abrir as portas para criar esse relacionamento com o setor público. É um pontapé inicial para uma parceria importante para aquelas empresas que optarem por fazer a adesão ao programa e o sindicato está à disposição para fazer esse elo com o Ministério da Saúde”, completou
Para o deputado Lúdio Cabral, que também participou da reunião, o Agora Tem Especialista é uma oportunidade ímpar para que o Governo consiga acelerar os atendimentos e com um padrão de qualidade muito alto à população.
“O Brasil tem um problema sério, que é o tempo de espera da população para ter acesso a consultas com especialistas, a exames complementares especializados e às cirurgias. Então, a rede de atendimento à população precisa de mais agilidade para dar conta disso e ela precisa ser ampliada, então o objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a oferta de serviços nessas áreas, por meio de várias estratégias e da parceria com o setor privado”, pontuou Cabral.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial
-
MATO GROSSO20 horas atrás
Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais
-
MATO GROSSO20 horas atrás
AACCMT destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil