Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

A partir deste sábado nenhum candidato poderá ser preso

Publicados

MATO GROSSO

A partir deste sábado (17) nenhum candidato que disputa a eleição deste ano poderá ser preso, exceto em caso de flagrante. De acordo com a legislação eleitoral, a regra vale até 48 horas depois do término da votação em 02 de outubro. “Os membros das mesas receptoras e os fiscais de partido, durante o exercício de suas funções, não poderão ser detidos ou presos, salvo o caso de flagrante delito; da mesma garantia gozarão os candidatos desde 15 dias antes da eleição”, diz trecho do Código Eleitoral.  

A legislação também traz exceções, como prisões em flagrante, sentenças judiciais por crimes inafiançáveis e desrespeito a salvo-conduto concedido a eleitores para garantir o direito de votar. O objetivo principal da proibição é evitar abusos que comprometam o processo eleitoral.  

Sábado também é o último dia para a requisição de funcionários dos órgãos da administração direta ou indireta da União, dos estados e municípios, assim como das instalações destinados aos serviços de transporte de eleitoras e eleitores no primeiro e eventual segundo turnos de votação. “Data em que deverá ser divulgado o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitoras e eleitores para o primeiro e eventual segundo turnos de votação”, diz trecho do calendário eleitoral.    

Leia Também:  Primeira-dama de MT parabeniza Seduc pelo 1º Torneio de Robótica na rede estadual

Reta Final  

Em Mato Grosso a reta final de campanha para governo do Estado deverá ser travada na Baixada Cuiabana, entre o atual governador Mauro Mendes (União), que busca a reeleição, contra a principal candidata de oposição, a primeira-dama de Cuiabá, Marcia Pinheiro (PV).  

Isso porque o governador conclui neste fim de semana a campanha no interior do Estado e deverá focar os últimos dias em Cuiabá e região.  O mesmo acontece com Marcia Pinheiro, que concentrará toda a campanha na região. Tanto, que o prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB), tirou férias para dedicar aos últimos 15 dias de campanha.  

O objetivo é tentar levar as eleições para o 2º turno e, principalmente vencer em Cuiabá, derrotando assim Mauro Mendes, e fortalecer o grupo para a sucessão em 2024.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Vídeo: Natal em Campo Novo do Parecis é marcado por arruaça de motoqueiros

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA