Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Academias ao ar livre incentivam práticas saudáveis à população; 90 são instaladas com recursos estaduais

Publicados

MATO GROSSO

Com recursos que passam de R$ 4 milhões, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) garantiu a implantação de 90 academias ao ar livre em diversos municípios mato-grossenses desde 2022. Destas, 39 ainda estão em fase de execução, e em breve, também propiciarão condições para a prática regular de atividade física gratuita pela população.

Para o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves, as academias instaladas em espaços públicos ajudam a democratizar o acesso a uma vida saudável, ao esporte e ao lazer.

“A prática de atividades físicas é fator preventivo para uma série de doenças e contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Além disso, o esporte e o lazer são direitos previstos da Constituição e as academias públicas são importantes para levar essas políticas públicas a todo o Estado”, destacou.

Geralmente, os valores para implantação das academias ao ar livre em Mato Grosso são executados por meio de convênios com os municípios, e grande parte é viabilizada em indicações de emendas parlamentares.

“Apoiamos as iniciativas que visam disponibilizar equipamentos e estruturas para a população se movimentar, afinal fomentar a prática esportiva é uma das nossas bandeiras. E é uma satisfação ver que a parceria da Secel com prefeituras e a Assembleia Legislativa tem ajudado muita gente em Mato Grosso a ter uma vida mais saudável”, explicou Jefferson.

Leia Também:  Mais de 290 agressores foram presos pela Polícia Civil por violência doméstica, sexual e contra a vida
Academia ao ar livre em Chapada dos Guimarães
Créditos: Cida Rodrigues

Os municípios beneficiados estão localizados em diferentes regiões do Estado, e incluem Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Aripuanã, Barra do Garças, Campo Verde, Canabrava do Norte, Conquista D’Oeste, Castanheira, Chapada dos Guimarães, Colniza, Confresa, Denise, Dom Aquino, Gaúcha do Norte, Guiratinga, Jangada, Juruena, Juscimeira, Matupá, Nossa Senhora do Livramento, Nova Monte Verde, Peixoto de  Azevedo, Poconé, Querência, Rio Branco, Rondonópolis, São José dos Quatro Marcos, Santa Terezinha, Santo Antônio de Leverger, Sinop, Terra Nova do Norte, Tesouro, Várzea Grande e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Dentre os equipamentos que fazem parte da academia estão simuladores de caminhada, de esqui e de cavalgada, bancos de exercícios, multiexercitadores e aparelhos de rotação diagonal. O conjunto possibilita atividades que trabalham uma variedade de grupos musculares, como membros inferiores superiores, peito e glúteos, e também de alongamentos.

Além dos recursos para implantação das academias ao ar livre, o Governo de Mato Grosso estabelece outros inúmeros convênios com municípios para fomentar a prática esportiva no Estado. As parcerias abrangem recursos financeiros para construção e reformas de equipamentos esportivos, como campos de futebol, ginásios, quadras, pistas de skate, dentre outros.

Leia Também:  Estudantes da rede estadual serão premiados pelo bom desempenho na Olimpíada de Matemática
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Polícia Civil esclarece autoria de dois homicídios e prende três envolvidos nos crimes

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA