MATO GROSSO
Acidente com avião: Corpo do piloto foi encontrado a 10 metros dos destroços
MATO GROSSO
O piloto Selbi Halei Matiello, de 44 anos, que morreu na manhã de sábado (8) após o avião de pulverização que pilotava cair em uma região de mata em Nova Ubiratã, foi arremessado a mais de 10 metros da aeronave com o impacto da queda.
De acordo com a Polícia Civil, tamanha foi a força da batida que várias peças foram encontradas espalhadas e distantes da aeronave.
Selbi trabalhava realizando a pulverização de veneno em uma plantação de soja na fazenda Sabiá.
Segundo o dosador de veneno, que abastecia a aeronave para a pulverização, aquele não foi o primeiro voo do dia.
Ele percebeu, por volta das 8h30, que o piloto não retornou da pulverização. Em seguida, via rádio, acionou o gerente da fazenda e começaram as buscas.
Em determinado momento, os funcionários da fazenda encontraram no talhão de soja peças da fuselagem do avião. Ao entrar na mata, foram encontradas mais peças. Adentrando ainda mais na mata, foram vistos uma das asas da aeronave e os seus destroços.
O corpo do piloto foi jogado para fora da cabine, a cerca de 10 metros de distância dos destroços. Ele morreu ainda no local.
O avião de um vizinho chegou a ser usado pelos funcionários durante as buscas. Quando o grupo encontrou os destroços, a Polícia Militar do Distrito de Água Limpa foi acionada.
A Politec (Perícia Oficial de Identificação Técnica) realizou os procedimentos de perícia no local. A Polícia Civil investiga o caso.
O corpo de Selbi foi velado na Capela Mortuária Melania Khun na noite de domingo (9) e seu corpo foi enterrado no Cemitério de Terra Nova do Norte, na manhã desta segunda (10).
Nas redes sociais, familiares e amigos lamentaram a perda.
“Deus e a espiritualidade amiga possam acalentar e confortar toda a família e nós amigos. Amigos agricolinos de luto. Abraço fraterno para a família. Em nome da turma de São Vicente de 96/99 sentimos muito”, diz uma das publicações.
FONTE/REPOST: Liz Brunetto – MIDIANEWS
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.