MATO GROSSO
Acrismat se reúne com prefeito de Sinop para viabilizar selo do Sisbi em frigoríficos da cidade
MATO GROSSO
A suinocultura mato-grossense, que voltou a crescer em 2024 após dois anos em crise, tem cenário otimista para 2025, porém, ainda esbarra em gargalos que impedem um crescimento mais sólido da atividade. Um desses entraves, é a falta de frigoríficos com o selo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que possibilita comercializar a produção com outros estados do país, questão que a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) busca uma solução há pelo menos um ano.
Atualmente Mato Grosso conta com aproximadamente 20 plantas frigoríficas aguardando a habilitação no Sisbi, vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A escassez de médicos veterinários “oficiais”, segundo o setor produtivo e órgãos de fiscalização, é o principal entrave para o avanço de tais adesões.
Nesta segunda-feira (31), a diretoria da Acrismat, com apoio do Fórum Agro MT e do deputado estadual Dilmar Dal Bosco, se reuniu com o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, para buscar a solução deste problema e que pode beneficiar dois frigoríficos localizados no município. Para o frigorífico conseguir o selo, é necessária a presença de um médico veterinário no estabelecimento para inspeção da produção.
“Foi uma reunião produtiva. O prefeito Dorner entendeu a demanda e a necessidade de se resolver esse gargalo. Se prontificou imediatamente a contratar os veterinários necessários para atender os frigoríficos que estão buscando a certificação do Sisb. Colocou sua equipe para trabalhar nessa questão, estão todos comprometidos e empenhados para buscar um resultado rápido possível, seguindo lógico, todos os trâmites legais”, explicou o presidente da Acrismat, Frederico Tannure Filho.
Segundo levantamento da Acrismat, hoje aproximadamente cinco frigoríficos de suínos buscam habilitação do Sisbi. “Conforme eles ampliam o mercado deles, amplia a busca pelo suíno e isso vem de encontro com aquilo que o produtor precisa, que a suinocultura do estado como um todo precisa, de mais mercado para trabalhar sua produção. Estamos fazendo esse movimento também em outros municípios estratégicos, para solucionar esse entrave e dar melhores condições para a suinocultura de Mato Grosso crescer”, afirmou Tannure.
O deputado estadual, Dilmar Dal Bosco, reforçou que com o Sisbi o setor produtivo da região ganha em competitividade e além de aquecer a economia da região. “É um passo fundamental para ampliar o mercado dos nossos produtores e valorizar a agroindústria local. Reforço o compromisso com o crescimento sustentável do município. Como deputado estadual e morador de Sinop, sigo atuando com responsabilidade e dedicação para que as demandas da nossa população sejam atendidas”.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.