Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Adolescentes socioeducandos conhecem Museu de História Natural de Mato Grosso

Publicados

MATO GROSSO


Um dos pontos culturais de Mato Grosso, o Museu de História Natural passou a ser conhecido também por adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Atendimento Socioeducativo de Internação Masculina (Case) de Cuiabá. Ao todo, quatro jovens visitaram o espaço cultural, nesta sexta-feira (25.02).

A ação é realizada pelo Núcleo Oficinas Socioeducativas (NOS), que está inserido no Projeto Político Pedagógico da unidade. A visita teve como objetivo proporcionar aos adolescentes a socialização e a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história e cultura do Estado.

O Museu de História Natural de Mato Grosso é um espaço de memória e fomento da cultura de populações tradicionais, no qual, promove o conhecimento arqueológico, paleontológico e etnológico aos visitantes.

O coordenador do Núcleo Oficinas Socioeducativas (NOS), Jean Monteiro, relata a importância de mostrar e aproximar os jovens da cultura, proporcionando o conhecimento e uma nova perspectiva de futuro.

“O nosso intuito é promover a socialização desses jovens e ampliar a visão de mundo deles por meio da cultura, desenvolvendo, dessa forma, uma nova perspectiva de futuro. Muitos não têm acesso à cultura e esse contato que queremos proporcionar”, destacou Jean.

Leia Também:  Reeducandos da Penitenciária de Sinop concluem capacitação de cultivo em hortaliças

No museu, os adolescentes puderam conhecer e entender sobre o tempo geológico e pré-história, além de caminhar na exposição permanente que reúne fósseis de dinossauros, preguiças e tatus gigantes, assim como os fósseis marinhos do período em que toda a região de Cuiabá e Chapada dos Guimarães eram mar.

Além da visita, os adolescentes realizaram a oficina de Stencil, aprendendo a transformar os desenhos em moldes que serão utilizados para criar estampas e personalizar camisetas.

Oficinas

O Projeto Oficinas Socioeducativas (NOS), oferece também aos adolescentes, oficinas nas áreas de artes, letras e jogos recreativos, dentro do eixo de cultura e lazer, proposto pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

São mais de 40 jovens que participam durante a semana na unidade de oficinas de informática, pintura, teatro, violão, culinária, dança, percussão e lazer desenvolvidas pelos socioeducadores e voluntários da unidade.

(Com supervisão de Julia Oviedo) 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Trânsito na região do Portão do Inferno está liberado em meia pista nesta quarta-feira (03)

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA