Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Advogado foi executado “a mando” e com uso de caixa para esconder arma, revela delegado

Publicados

MATO GROSSO

O delegado Nilson Farias afirmou que o advogado Roberto Zampieri teria sido executado em um “crime de mando”, possivelmente relacionado à atividade de seu escritório advocatício. Farias descreveu a ação do executor como calma e metódica, e apontou que o suspeito utilizou uma caixa para guardar a arma do crime e evitar ser percebido pela vítima.

Roberto Zampieri foi morto na noite de terça-feira (5) quando saía do escritório, localizado no Bosque da Saúde, em Cuiabá. O crime é investigado pela Delegacia Espec de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP).

A Polícia Civil confirmou que um boletim de ocorrência foi registrado em 2021 contra Zampieri por um cliente do escritório informando prejuízo de mais de R$ 500 mil em uma ação judicial tocada por ele. O delegado Nilson Farias, porém, afirmou que o advogado cuidava de diversos casos com altos valores e que a situação do boletim de ocorrência é apenas uma entre várias investigadas.

“Trata-se de um escritório de advocacia que a maioria das causas eram de valores vultuosos, então a atividade laborativa, obviamente, acaba sendo a principal linha de investigação. Não se descarta outras possibilidades, mas neste caso específico, de um escritório tão grande, que mexe com causas grandes, é a atividade laborativa. Essa situação específica é uma de várias que têm chegado, e todas estão sendo confirmadas. Não dá para afirmar de forma categórica que um boletim de ocorrência foi a motivação. Pode ser, existe a possibilidade, assim como todas as outras causas que estavam em andamento naquele escritório”, afirmou o delegado durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (6).

Leia Também:  "Os municípios mato-grossenses estão conquistando independência, porque temos um Governo municipalista", destacou a prefeita de Glória D’Oeste

À imprensa, Nilson Farias registrou ainda o modo de atuação do criminoso responsável pela morte do advogado. Para o delegado, “trata-se de execução, realizada de forma fria”. O executor “não demonstra afobamento ou desespero” e teria ficado esperando a vítima durante mais de uma hora no local do crime, onde utilizou uma caixa para esconder a arma e abafar o som dos tiros.

“Pelo levantado preliminarmente até agora, ele utiliza essa caixa de forma sorrateira para despistar qualquer suspeita, bem como para não dar qualquer tipo de chance de defesa para a vítima, pois você não vai ter qualquer tipo de reação de defesa, tendo alguém com uma caixa. Além de abafar o som, porque ali era próximo de um batalhão da polícia, então existia a preocupação desse indivíduo de abafar o som. Dá para ver que é uma pessoa que planejou essa execução, teve todo um planejamento, um estudo de horário de entrada e saída, e inclusive do entorno”, declarou o delegado.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  TCE-MT sedia VI Congresso de Governança e Controle Externo nesta quarta-feira (11); inscreva-se

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA