Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Água de 18 cidades de MT tem produtos químicos e radioativos

Publicados

MATO GROSSO

A água da torneira que chega nas casas de Cuiabá e outras 17 cidades de Mato Grosso estão contaminadas com produtos químicos e radioativos acima do limite de segurança. É o que aponta um levantamento da ong Repórter Brasil divulgado nesta semana.

Conforme o estudo, as cidades com contaminação são Cuiabá, Alto Garças, Pedra Preta, Pontal do Araguaia, Primavera do Leste, Campo Verde, Cáceres, Tangará da Serra, Arenápolis, Paranatinga, Campinápolis, Sorriso, Comodoro, Sinop, Marcelândia, Guarantã do Norte, Confresa e Juína. 

As informações são resultados de testes feitos por empresas ou órgãos de abastecimento e enviados ao Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde. 

Os testes são feitos após o tratamento e a maioria dessas substâncias não pode ser removida por filtros ou fervendo a água.

No Brasil, os testes mostraram que a contaminação está presente na água da torneira de 763 cidades. Os testes foram realizados entre os anos de 2018 e 2020. 

Leia Também:  Operação Lei Seca prende três condutores por embriaguez ao volante

As substâncias químicas e radioativas foram encontradas acima do limite em um de cada quatro municípios que fizeram os testes.

 

Substâncias encontradas

As cidades de Mato Grosso apontadas têm a água contaminada por substâncias com os maiores riscos de gerar doenças crônicas, como câncer, e substâncias que também geram outros riscos à saúde.

Na água da Capital, os testes indicaram a existência de nitrato. O elemento é classificado como provavelmente cancerígeno para humanos pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), órgão da Organização Mundial da Saúde. 

“O nitrato e seus compostos são utilizados na fabricação de fertilizantes, conservantes de alimentos, explosivos e pela indústria farmacêutica na produção de medicamentos vasodilatadores”, mostra o levantamento. 

Além do nitrato, nas outras 17 cidades de Mato Grosso foram encontrados elementos como chumbo e selênio, mercúrio, arsênio, lindano e benzo[a]pireno, cloreto de vinila, urânio, níquel, trihalometanos e outros. 

 

O Repórter Brasil elaborou um mapa interativo que é possível identificar as cidades e as substâncias encontradas nos testes. Há também a descrição dos danos causados pelos elementos.

FONTE/ REPOST: DAVI VITTORAZZI – MÍDIA NEWS 
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Acrismat abre inscrições para o 2º Seminário da Suinocultura de Mato Grosso 

Publicados

em

A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) abriu as inscrições para o 2º Seminário da Suinocultura de Mato Grosso, que será realizado no dia 2 de dezembro, no Hotel Gran Odara, em Cuiabá (MT). O evento será exclusivamente presencial e reunirá produtores, profissionais, lideranças e especialistas do agronegócio para discutir os desafios e oportunidades da suinocultura moderna.

Com uma programação voltada ao fortalecimento do setor, o seminário abordará temas como mercado, produção, sustentabilidade, gestão, inovação e desenvolvimento pessoal, em um ambiente de troca de conhecimento e conexão entre os agentes da cadeia produtiva.

Entre os palestrantes confirmados estão referências nacionais na suinocultura, no agronegócio e no desenvolvimento de lideranças, como; Everton Krabbe – Chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), Marcos Jank – Professor sênior de Agronegócio do INSPER e coordenador do Centro Insper Agro Global, Eduardo Shinyashiki – Escritor, neuropsicólogo e mentor internacional de liderança, Leandro Guissoni – Professor no Brasil e nos Estados Unidos, autor de casos de negócios em Harvard e cofundador da Decoupling, Roberta Leite, diretora da 333 Brasil, que conduzirá um debate sobre sucessão familiar, com a participação de jovens suinocultores de diferentes regiões do estado.

Para o presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Frederico Tannure Filhos, o evento tem como propósito promover conhecimento prático, inspirar novas lideranças e impulsionar o crescimento sustentável da suinocultura mato-grossense, setor que vem se consolidando como um dos pilares do agronegócio estadual.

Leia Também:  Operação Lei Seca prende três condutores por embriaguez ao volante

“O Seminário será um espaço de aprendizado, reflexão e integração. Vamos discutir o presente e o futuro da suinocultura, com especialistas que inspiram e provocam mudanças positivas no setor”, destacou o presidente da Acrismat, Frederico Tannure Filho.

Serviço
O que: 2º Seminário da Suinocultura de Mato Grosso
Quando: 2 de dezembro de 2025 (terça-feira)
Onde: Hotel Gran Odara – Av. Miguel Sutil, 8344 – Ribeirão da Ponte, Cuiabá/MT
Inscrições: https://encurtador.com.br/BBMc
Mais informações: (65) 3624-8125

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA