Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Alunos do Senac-MT apresentarão projetos de games e robótica na 1ª ’ExpoTech’ de 2023

Publicados

MATO GROSSO

O Sistema Fecomércio-MT realizará, nesta sexta-feira (2/6), das 15 às 20h, a 1ª ‘Expotech’ de 2023 do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso, no Lab Microsoft do Senac-MT, instalado no Sesc Arsenal, em Cuiabá.
O evento é gratuito e aberto à visitação dos entusiastas por tecnologia, inovação e entretenimento, bem como ao público em geral. Na mostra, em sua terceira edição, alunos dos cursos de ‘Programação para Robótica’, ‘Aplicações Web com Python’, ‘Aplicações Web – Back End’ e ‘Lógica de Programação’ apresentarão projetos desenvolvidos durante o percurso formativo.
No Lab Microsoft são ofertados cursos gratuitos de programação e robótica com foco na formação e aperfeiçoamento de mão de obra para o comércio de bens, serviços e turismo, explica o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.
“Inauguramos o Lab Microsoft do Senac-MT há um ano como parte de um grande programa de modernização da infraestrutura da instituição com equipamentos de última geração e salas inovadoras que estamos replicando em outros municípios mato-grossenses. O mundo mudou e o momento é de transformação tecnológica para o comércio. Os cursos que ofertamos gratuitamente no Lab possibilitam que estes alunos façam parte desta revolução digital”, ressalta Wenceslau Júnior.
Eventos como a ‘ExpoTech’ proporcionam aos alunos a oportunidade de aplicarem os conhecimentos adquiridos nas aulas em projetos reais, além de aproximarem e integrarem a população e o mercado dos ambientes pedagógicos e das propostas educacionais, destaca o diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer.
“A construção destes projetos ajuda os nossos alunos a aperfeiçoarem habilidades práticas e a compreender como os conceitos teóricos se aplicam no mundo real. Eles entendem as demandas e as necessidades do mercado, cada vez mais orientado pela tecnologia, e desenvolvem aplicações web, websites, pequenos robôs, aplicativos”, elenca o dirigente.
Ao todo, serão 14 projetos e protótipos que incluem releituras educativas de jogos eletrônicos clássicos como o ‘Snake Game’, muito utilizados em celulares no final dos anos 1990, o Flappy Bird, de 2013, e o mais recente T-Rex Game ou Chrome Dino, do Google.
“São adaptações criativas, divertidas e educativas, com abordagens inovadoras. Os visitantes também poderão viver experiências imersivas utilizando dispositivos de realidade virtual e conhecer projetos que combinam conceitos de eletrônica, programação, mecânica e sensores para criarem um sistema interativo e funcional ou de detecção de proximidade, entre outros”, enumera o instrutor de cursos de tecnologia do Senac-MT, Éder Lemes.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Serviço:
 
Evento – ‘ExpoTech’ do Senac-MT
Data – 2/6/2023
Horário – 15h às 20h
Local – Lab Microsoft, no Sesc Arsenal, rua Treze de Junho, s/nº, Centro Sul, Cuiabá-MT
Entrada gratuita
Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT)

Contato: Maicon Oliveira

Telefone & WhatsApp: 65 9 9909-8332

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  "Projeto social dos Bombeiros melhorou a disciplina do meu filho em casa e na escola", diz mãe
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  AACCMT: Saiba como doar e auxiliar crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer em MT

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA