Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

AMM reúne grandes nomes no Seminário de Encerramento de Mandato e Transição

Publicados

MATO GROSSO

Evento que será realizado presencialmente no auditório da instituição, com transmissão online para facilitar o acesso aos gestores de todo o estado de Mato Grosso.

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), promove nos dias 30 e 31 de outubro o Seminário de Encerramento de Mandato e Transição, evento que será realizado presencialmente no auditório da instituição, com transmissão online para facilitar o acesso aos gestores de todo o estado de Mato Grosso.

Prefeitos, secretários municipais e técnicos das áreas administrativas poderão participar, aproveitando a oportunidade para esclarecer dúvidas e aperfeiçoar a execução dos processos de transição de mandatos e encerramento de gestões municipais. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas por meio do link: https://inscricoes.amm.org.br/Login/.

O seminário contará com a presença de palestrantes renomados, que abordarão diversos temas fundamentais para a gestão pública, com foco em transparência, eficiência e cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Veja quem são os palestrantes e quais assuntos serão discutidos:

Destaques da programação

Leia Também:  Prefeitura de Sinop homologa licitações para construir duas escolas com investimentos de R$ 13 milhões

Leonardo Bortolin: Presidente da AMM e prefeito de Primavera do Leste, vai conduzir a palestra sobre “Primeiros Passos para uma Gestão Pública Eficiente”, focada em práticas que auxiliem os gestores no início de suas gestões.

Alisson Carvalho de Alencar: Procurador Geral de Contas do MPC-MT, Doutor em Direito. Especialista em Direito Constitucional e Administração Pública. Ele trará soluções para “Compras Públicas Inteligentes”, abordando como destravar processos de compras governamentais.

Natel Laudo da Silva: Auditor Público do TCE-MT, especialista em administração pública, será responsável por explicar os “Fundamentos e Regras para a Transição de Mandato Municipal”, destacando a importância da transparência e eficiência.

Giovana Frare: Analista do Sistema APLIC-SEGECEX, vai abordar o “Encerramento do Exercício” com orientações sobre o uso do sistema APLIC.

Marcus Mundim: Coordenador Jurídico da AMM, especialista em Direito Público, trará orientações sobre “Responsabilidade Fiscal e Compliance na Transição de Mandato”.

Waldna Fraga: Assessora Técnica Contábil da AMM, com vasta experiência na área pública, irá conduzir a palestra sobre “Eventos Contábeis de Encerramento de Mandato”, detalhando os procedimentos contábeis necessários.

Leia Também:  Polícia Militar prende suspeito por estupro de vulnerável contra enteada de 12 anos em Carlinda

Francisco Evaldo: é Auditor do TCE-MT, Contador, com especialização em Administração Pública, Auditoria e Controladoria Governamental e especialização em Direito do Estado e Administração Pública, Instrutor da Escola Superior de Contas. Ele vai abordar o tema “Orientação do APLIC para o encerramento do Exercício”.

Lisibeth Marques:  é Gestora Técnica de Contabilidade da AMM. Ela vai apresentar o Painel de Acompanhamento de Receitas Municipais.

Programação:

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros extingue mais um incêndio florestal em Chapada dos Guimarães nesta segunda-feira (08)

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA