Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Anta resgatada com ferimentos na cabeça recebe aplicação de células-tronco em Nova Mutum

Publicados

MATO GROSSO

Uma anta, resgatada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) com ferimentos na cabeça, recebeu aplicação de células-tronco, em Nova Mutum (262 km de Cuiabá no sentido norte). O animal passou também por um pequeno procedimento cirúrgico e está em recuperação.

Serão realizadas mais duas aplicações de células-tronco, de um total de três. A primeira foi na última quarta-feira (11.05) e o animal é monitorado de perto pela Gerência de Fauna da Sema, para acompanhar a evolução do procedimento.

Cada aplicação de células-tronco é realizada em um intervalo de 21 dias. O principal objetivo é que o animal se recupere de forma mais rápida.

“O processo de aplicação de células-tronco acelera a cicatrização, ao favorecer o crescimento da célula naquele local, que acontece em um tempo mais curto do que se fosse feita apenas aplicação de medicamentos”, explica o gerente de Fauna Silvestre, Fernando Siqueira.

Resgate

A anta, com mais de 100 quilos, foi resgatada após ser encontrada com um corte na cabeça. Pela característica do ferimento, os veterinários acreditam que ela pode ter sofrido um golpe com objeto cortante, como uma faca ou um facão.  

Leia Também:  Aberturas oficiais celebram o início dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses 2023

Segundo Fernando Siqueira, é uma fêmea dócil, que circula entre as propriedades da região. “Além da aplicação de células-tronco, fizemos uma pequena cirurgia e usamos medicamentos, pomada e faixas. Pelo porte, definimos que ela ficará na cidade sob cuidados veterinários. Avaliamos que, até a recuperação, este é um caso que requer alguns meses de monitoramento e cuidados”.

Com apoio de moradores locais, a anta recebeu os primeiros cuidados da veterinária especializada em animais silvestres, Gabriella Iglesias, enquanto a opção dos profissionais foi mantê-la se recuperando em uma fazenda particular, com amplo espaço, onde foi acolhida. Os custos dos procedimentos veterinários serão cobertos pela Sema-MT.

O transporte apresentava mais riscos do que benefícios, explica o gerente de Fauna da Sema. “Para ser transportada para Cuiabá, a anta precisaria ser sedada. Haveria estresse no transporte e a mudança de habitat impactaria diretamente em sua alimentação, o que não colabora com a recuperação”. 

Denúncias ou informações

A Sema orienta a quem se deparar com animais silvestres, seja em área urbana ou rural, ligar para o número 190, da Polícia Militar, ou diretamente para a Coordenadoria de Fauna Silvestre: (65) 3613-7291, em Cuiabá. 

Leia Também:  VÍDEO: atacante Deyverson, do Cuiabá, até que tentou tirar a água do campo e jogar. Mas a partida entre Real Noroeste e Cuiabá, pela Copa do Brasil, foi adiada e será realizada hoje, à tarde
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças

Publicados

em

A Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) deu início à campanha de arrecadação de brinquedos em comemoração ao Dia das Crianças 2025. A iniciativa tem como objetivo beneficiar crianças em tratamento contra o câncer, atendidas pela instituição.

As doações podem ser feitas até o dia 3 de outubro na sede da AACCMT, localizada na Rua do Caju, 329, Jardim Alvorada, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serão aceitos brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação.

A entrega dos brinquedos será realizada no dia 5 de outubro, durante uma programação especial preparada para os assistidos da casa de apoio.

Além de brinquedos, a instituição também aceita doações em dinheiro, que serão utilizadas na organização do evento e na compra de presentes. As contribuições podem ser feitas via Pix, utilizando a chave CNPJ 03.186.621/0001-08.

Sobre a AACCMT
A AACCMT é uma instituição sem fins lucrativos e existe há 26 anos. A associação oferece hospedagem gratuita para crianças com câncer e um acompanhante. Os atendidos vêm principalmente do interior de Mato Grosso, de outros estados, de áreas indígenas e de outros países, que precisam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá.

Leia Também:  VÍDEO: atacante Deyverson, do Cuiabá, até que tentou tirar a água do campo e jogar. Mas a partida entre Real Noroeste e Cuiabá, pela Copa do Brasil, foi adiada e será realizada hoje, à tarde

Doações
Todas as despesas da AACCMT, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene e capacitação de voluntários e funcionários, são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA