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“Apoio da Secel me deu a oportunidade de expor meu trabalho para o mundo”, afirma empreendedora criativa de MT

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A empreendedora de Terra Nova do Norte (650km de Cuiabá) Gisele Bido participou da Feira de Exposição de Produtos de Sociobiodiversidade durante o evento “Diálogos Amazônicos”, realizado em Belém (PA) durante esta semana. Idealizadora do projeto ArtGi, especializado na produção de artigos em madeira e engajado na sustentabilidade, ela reforçou a importância do Governo de Mato Grosso apoiar a aceleração de negócios criativos.

“O apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), foi um divisor de águas para o meu empreendimento. Antes a gente não sabia como mostrar o nosso trabalho para a sociedade e nós não possuíamos instalações e as máquinas adequadas para trabalhar, mas o impulso que a Secel nos deu, com capacitações e recursos, através do edital Move-MT, foi como um foguete. Assim conseguimos deslanchar e dar o up para o nosso negócio. Sem a Secel eu não seria a ArtGi e não estaria vivendo a experiência de expor meu trabalho aqui”, destacou Gisele, ressaltando que o intuito de seu projeto é visar a preservação do meio ambiente, o reflorestamento e o aproveitamento da matéria prima.

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Bruno Pitarello, de Alta Floresta (790 km), está à frente do Ponto AgroEcológico Dente-de-Leão, um espaço que promove turismo de experiência a baixo custo por meio de estruturas de um hostel ecológico.

“Eu não imaginava a possibilidade de ter a Secel apoiando esse tipo de ação ligada ao meio ambiente, mas eles estão enxergando o potencial de iniciativas como essa, que visa a sustentabilidade dos biomas locais”, observou o biólogo.

O espaço de Bruno é pensado e construído com os princípios da permacultura e da agroecologia, em um contexto comunitário de agricultura familiar, que tem como estratégia a conservação a floresta.

“Esse olhar da Secel para empreendimentos que visem a floresta em pé e as comunidades rurais é muito significativo, pois é através destes editais que conseguimos estruturar o nosso negócio, aliando a geração de renda e a preservação ambiental”, pontuou Pitarello.

Gisele Bido e Bruno Pitarello foram selecionados em editais da secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, e representam os empreendedores criativos de Mato Grosso na feira.

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“Além da experiência de mercado e do networking, percebemos a relevância de trazer dois dos nossos expositores para cá. Assim, observamos os resultados de uma política pública pensada em desenvolver os projetos de forma continuada e integrada nas discussões do evento”, afirmou Keiko Okamura, superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa na Secel.

O secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, esteve com os mato-grossenses na capital paraense e ressaltou a importância de manter o acompanhamento dessas empresas, comprovando os investimentos do Governo do Estado em políticas públicas pautadas no desenvolvimento sustentável através de economias críticas e verdes.

“Nesse importante território de debate e construção de políticas públicas para a preservação e sustentabilidade, Mato Grosso apresenta dois importantes exemplos de projetos sustentáveis. São iniciativas que contam com o fomento do Governo e que mostram nosso potencial para o Brasil e o mundo”, destacou Jan.

Fonte: Governo MT – MT

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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