MATO GROSSO
“Apoio do Governo de MT foi fundamental para sucesso do Festival do Inverno”, afirma prefeito de Chapada dos Guimarães
MATO GROSSO
“O apoio do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa foi fundamental para o sucesso do Festival de Inverno foi fundamental, assim como o acompanhamento da Secel, porque nós precisamos desse aporte financeiro e de suporte técnico e de fiscalização. O Governo Mauro Mendes foi fundamental para o sucesso do evento, que é feito por várias mãos e a mão mais forte é a do Governo de Mato Grosso”, expõe o prefeito.
Reconhecido como um dos maiores festivais de músicas do mundo, o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães reuniu mais de 250 mil pessoas, com recorde de 42,2 espectadores em um único dia. Durante 13 dias, de final de julho a início de agosto, a população teve acesso gratuito a shows regionais e nacionais, atividades culturais e de aventura, praça de alimentação e muita diversão.
A programação contou com os mais variados estilos musicais, como sertanejo, gospel, MPB, pagode e rock. Entre as 15 atrações nacionais estiveram nomes consagrados da música brasileira, como Padre Fábio de Melo, Jota Quest, Bruno e Marrone, Paralamas do Sucesso, Roupa Nova, Ana Carolina, Péricles e Bárbara Labres.
O evento também foi vitrine para os artistas locais e regionais, que se apresentaram nos palcos do festival. Foram mais de 68 atrações de Mato Grosso, incluindo cantores, bandas, DJs, grupos folclóricos, orquestras, humoristas, grupos de teatro e atores.
Nos espaços culturais outras 24 atividades possibilitaram o acesso a oficinas, filmes e exposições artísticas. Também foram oferecidos passeios gratuitos a destinos turísticos de Chapada dos Guimarães, que fomentaram o turismo ecológico.
Ainda tiveram atividades de aventura, como o 2º Festival de Balonismo, com mais de 40 voos e o 1º Festival de Paraquedismo, atividade que ainda permitiu voos gratuitos a pessoas com deficiência (PcD).
De acordo com o prefeito, o sucesso do evento permitiu um aumento perceptível da atividade econômica no município, como a taxa de 100% de ocupação na rede hoteleira. “O retorno envolve hotelaria, comércio, material de construção, mercado imobiliário, todo o tipo de serviços, que movimenta a economia e gera renda e bem-estar para a população”.
Para o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves, o investimento público é essencial para garantir uma programação cultural e de lazer gratuita e de qualidade ao público.
“O Festival de Inverno é um dos mais importantes eventos culturais de Mato Grosso, que traz muitos benefícios ao município de Chapada e à toda a região. Além de propiciarmos o acesso gratuito a uma diversificada programação cultural, ajudamos a movimentar toda a cadeia turística e a economia local como um todo. Faz parte da missão da gestão pública fomentar tudo isso”, destaca Jefferson.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá

O mercado imobiliário está em constante evolução, buscando formas de tornar a aquisição de imóveis mais acessível ao público. Em meio a condições especiais de financiamento e facilidades na negociação, a utilização de veículos como parte do pagamento da entrada passou a ser uma alternativa concreta em Cuiabá.
Acompanhando essa tendência, a incorporadora Essence Urbanismo lançou uma campanha que permite a avaliação de até 100% da Tabela Fipe para o veículo oferecido como entrada na compra de terrenos. A ação é válida para o empreendimento Essence Bella Vita, localizado na Avenida das Torres, uma das regiões com maior potencial de valorização da capital mato-grossense.
O projeto conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m², e foi desenvolvido com um conceito arquitetônico que valoriza a convivência, o bem-estar e a funcionalidade, sem abrir mão da sofisticação.
A proposta também visa incentivar pessoas que desejam vender o carro a considerarem a conversão desse bem em um patrimônio duradouro. A orientação é que os interessados consultem um corretor credenciado para obter todas as informações sobre critérios de avaliação e aceitação do automóvel.
De acordo com os Indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC/FIPE), o número de unidades novas lançadas no 2º trimestre de 2025 aumentou 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de valor, a alta foi ainda maior, de 19,1%.
“O uso de veículos como parte do pagamento na aquisição de imóveis tem se mostrado uma alternativa viável e estratégica, especialmente em um mercado como o de Cuiabá, que está em plena expansão. Muita gente tem um carro na garagem que representa um valor significativo, mas não enxerga esse bem como uma oportunidade real de alavancar um patrimônio mais sólido e duradouro”, destaca José Paulo, diretor comercial da Essence Urbanismo.
Essence Bella Vita
A estrutura tem piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty space, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.
Para quem deseja conhecer cada detalhe do projeto antes de comprar, a Essence Urbanismo oferece uma sala de imersão com maquete virtual 3D interativa, que mostra com precisão a planta do condomínio, áreas comuns e espaços de lazer. A experiência está disponível na sede da incorporadora, na Av. Rússia, 88 – Santa Rosa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Sobre a Essence Urbanismo
Presente em mais de 37 cidades brasileiras, a Essence Urbanismo já marca presença em diversas regiões de Mato Grosso, com empreendimentos em Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso. Em breve, Várzea Grande também receberá investimentos da incorporadora.
Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.
-
MATO GROSSO2 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
GERAL2 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
MATO GROSSO15 horas atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá