Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Após entrega de moradias populares, Lula faz reunião a portas fechadas com Mauro Mendes e produtores rurais

Publicados

MATO GROSSO

Logo após se encontrar com uma multidão de apoiadores durante a entrega do Residencial Celina Bezerra, em Rondonópolis (200 km de Cuiabá), o presidente Lula (PT) se reuniu para uma longa conversa com políticos e empresários do agronegócio de Mato Grosso que estiveram contra sua eleição. Ao Olhar Direto, autoridades que participaram da reunião a portas fechadas destacaram o “clima de reconciliação” da conversa.

“O presidente está muito dedicado em restabelecer a relação com os produtores, ele fez questão de começar dizendo que a eleição passou e que ele não se importa com quem não apoiou a eleição dele, ele quer trabalhar e fazer parcerias. Nós levamos uma série de demandas e ele se comprometeu em analisar todas com sua equipe”, disse um deputado que participou da reunião.

O encontro contou com a presença do governador Mauro Mendes (UNIÃO) e do ministro Carlos Fávaro (PSD), que também já estavam há algum tempo sem participar de eventos oficiais juntos. Durante a entrega das moradias populares, chamou a atenção a proximidade dos dois no palanque das autoridades. Após o evento, em conversa com a reportagem, Fávaro disse aos risos que “nunca existiu picuinha” entre os dois.

Leia Também:  SES e Unemat ofertam primeiro curso de enfermagem intercultural indígena do Brasil

Em seu discurso na entrega do Residencial, que ocorreu sob vaias, Mauro Mendes citou a democracia e frisou que o resultado das eleições deve ser respeitado. O presidente Lula retribuiu o aceno e defendeu, em um pedido direcionado aos seus apoiadores, que “a campanha e as divergências ideológicas” fiquem no passado.

Ainda sobre a reunião com os produtores, Lula prometeu avaliar a possibilidade de conceder benefícios à cadeia de suinocultura no Estado. O presidente do Fórum Agro MT, Itamar Canossa, que é suinocultor no município de Sorriso – considerado um dos mais bolsonaristas de Mato Grosso – disse ao presidente que o setor enfrenta crise na atividade. 

Um dos maiores suinocultores de Mato Grosso é o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que mantém oposição ferrenha à Lula. Conforme a reportagem apurou, o nome de Pivetta constava no rito que foi entregue às autoridades pelo cerimonial na entrega do Celina Bezerra. O republicano, no entanto, não estava na solenidade.

O evento em Rondonópolis, que marcou a volta de Lula ao Município depois de 20 anos, contou com a presença do “rei da soja”, Eraí Maggi. Ele também participou da reunião, que teve ainda representantes da bancada federal em Brasília, deputados estaduais e representantes de associações rurais.

Leia Também:  Escola de Poxoréu promove evento cultural como processo de aprendizagem

OLHAR DIRETO 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  SES e Unemat ofertam primeiro curso de enfermagem intercultural indígena do Brasil

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA