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“Apostilas vão contribuir para que educação de MT chegue a um nÍvel de excelência”, afirma diretor de ensino dos Bombeiros

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As apostilas do Sistema Estruturado de Ensino foram entregues para estudantes da Escola Estadual Militar Dom Pedro II – Presidente Médici, em Cuiabá, nesta quinta-feira (10.02). O material entregue pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) é composto por 13 componentes curriculares e destinado alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino.

A previsão é que todas as escolas e Diretorias Regionais de Educação (DREs) de Mato Grosso estejam com os materiais até o dia 25 de fevereiro. Na Escola Estadual Militar Dom Pedro II – Presidente Médici, estão matriculados cerca de 1.700 alunos entre o período matutino e vespertino.

“O material entregue hoje é mais uma ferramenta que vem contribuir com o projeto do Governo do Estado de fazer uma educação diferente em todas as escolas, entre elas as militares. Estamos todos motivados [alunos, professores], e não tenho dúvidas de que  as apostilas vão contribuir para que a educação no Estado chegue a um nível excelente”, afirmou o diretor de ensino e instrução do Corpo de Bombeiros, Cel BM Flávio Gledson Vieira.

Ao acompanhar a entrega na Dom Pedro II, o secretário de Educação, Alan Porto, destacou a importância da aquisição do material de ensino de qualidade. “Nós como gestores, temos que investir na educação de qualidade para dar as condições para que os estudantes coloquem seus aprendizados em prática. Tenho certeza que esse vai ser um ano diferente, temos um desafio grande de recompor a aprendizagem e, para isso o Estado vai dar todas as condições de infraestrutura e material didático”, destacou o secretário de Educação, Alan Porto.

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O material didático desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) possui a metodologia já aplicada na rede particular e visa auxiliar professores e estudantes no processo de recomposição da aprendizagem, sendo considerado um dos melhores métodos de ensino do Brasil. A distribuição das apostilas foi iniciada esta semana na Escola Estadual Dione Augusta, Escola Estadual Raimundo Pinheiro da Silva, Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza, Escola Estadual Filogônio Correa, e Escola Estadual André Avelino Ribeiro.

Cada aluno terá acesso a uma apostila de componentes curriculares diferentes e poderá levá-las para casa, sem a necessidade de devolução para a unidade escolar. As apostilas são bimestrais e toda a implementação do sistema terá custo de R$192 por aluno/ano. Aluna do 8º ano do ensino fundamental, Gabrielle Fernandes, 13, foi a primeira a receber as apostilas em mãos.

“Esse material é totalmente novo e a forma como estão montadas as disciplinas ajudam a visualizar melhor o conteúdo. Fiquei feliz com as novidades anunciadas para este ano e por voltar à sala de aula”, disse a estudante.

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Sistema Estruturado de Ensino

Composto por apostila, plataforma digital, aplicativo, avaliações semestrais, exercícios complementares, banco de perguntas e formação continuada dos professores com duração de 120 horas por ano. Mato Grosso é o primeiro estado a assinar o Contrato de Impacto Social (CIS), que implica em cumprimento de metas de melhoria de nível de aprendizagem dos alunos para o recebimento do valor contratado.

A plataforma virtual deve ofertar o acesso aos conteúdos didáticos de todas as áreas do conhecimento, com possibilidade de pesquisa e aprimoramento do aprendizado, possibilitando a plena integração com o material estruturado de ensino, com disponibilização para a comunidade escolar (estudantes, familiares, diretores, coordenadores e aos professores).

O conteúdo programático será regionalizado, seguindo os padrões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT). Os programas contemplam as mais diversas áreas do conhecimento e deverão estar organizados de acordo com as necessidades de cada ano, considerando a progressão da aprendizagem.

Fonte: GOV MT

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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