Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Apreensões do Gefron causaram prejuízo ao crime de R$ 1,6 bilhão

Publicados

MATO GROSSO

As apreensões realizadas entre 2019 e 2024 pelo Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), resultaram em prejuízo ao crime de R$ 1,6 bilhão. A unidade especializada faz o enfrentamento contínuo ao tráfico de drogas e outros crimes fronteiriços entre Mato Grosso e a Bolívia.

O prejuízo bilionário é calculado a partir das apreensões de veículos, aeronaves, moeda estrangeira e nacional, produtos de contrabando e/ou descaminho e principalmente, drogas.

Neste período, as ações culminaram na apreensão de 71 toneladas de entorpecentes, a maioria pasta base de cocaína e cloridrato de cocaína. Também foram apreendidas 288 armas de fogo, 7.163 munições, 64 aeronaves e apreendidos e/ou recuperados 1.900 veículos.

O Gefron também atuou na prisão de 2.207 pessoas de nacionalidade brasileira e 124 bolivianos. Com relação a prisões por mandado, 264 ordens judiciais foram cumpridas.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, enfatiza que as ações de enfrentamento à criminalidade foram fortalecidas na gestão Mauro Mendes, seguindo a determinação de tolerância zero à criminalidade.

Leia Também:  Instituto de meteorologia indica que Cuiabá poderá quebrar recorde histórico de temperatura nos próximos dias

“Desde 2019, as forças de segurança vêm recebendo grandes investimentos do Governo do Estado em armamento, viaturas, tecnologia e infraestrutura. Esses recursos fortalecem o policiamento especializado na fronteira e visam reprimir o narcotráfico e outros crimes transfronteiriços”, destaca.

As ações também incluem apreensão de 1.073 m³ de madeira e 662 quilos de produtos oriundos de contrabando e/ou descaminho.

Referência 

O Gefron, além de suas atividades operacionais, se destaca na capacitação de policiais de todo Mato Grosso e de outros Estados, possibilitando o compartilhamento de experiências e técnicas de combate ao narcotráfico para mais de 800 profissionais.

O comandante do Gefron, tenente-coronel PM Manoel Bugalho, afirma que esses números evidenciam a atuação estratégica da unidade especializada, que serve como referência para outras polícias do Brasil no enfrentamento ao narcotráfico internacional.

“Ficamos muito satisfeitos em compartilhar o conhecimento e a experiência adquiridos no combate ao crime na fronteira de Mato Grosso e Bolívia com policiais do Estado e de outras unidades federativas, contribuindo para a melhoria da segurança pública. O Gefron tem uma atuação ímpar no combate ao tráfico de drogas na fronteira de Mato Grosso, trabalhando de forma contínua e integrada no enfrentamento às organizações criminosas”.

Leia Também:  PM prende quadrilha suspeita de latrocínio com apoio das câmeras do Vigia Mais MT
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Polícia Civil entrevistou 150 pessoas em investigação para esclarecer homicídio de produtora rural

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA