MATO GROSSO
Aulas presenciais da Unemat em Cuiabá começam nesta quarta-feira (30) para 220 alunos
MATO GROSSO
As aulas presenciais para os 220 alunos matriculados nos três cursos do núcleo pedagógico da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) em Cuiabá começam nesta quarta-feira (30.03), no período noturno. O núcleo de Cuiabá irá funcionar na Escola Técnica Estadual, cujo prédio foi entregue pelo Governo de Mato Grosso, nesta terça-feira (29.03).
Parte da estrutura física da Escola Técnica Estadual (ETE) de Cuiabá irá abrigar os cursos de Gestão Pública, Gestão de Negócios e Inovação e de Engenharia de Produção Agroindustrial. No local, funcionará ainda o Escritório de Representação da Unemat, com espaços administrativos, de reuniões e gabinete para atendimentos mais individualizados.
A aulas no núcleo de Cuiabá iniciaram no dia 14 de março, porém, desde estão estavam sendo ministradas de forma remota.
A utilização do prédio da Escola Técnica foi possível graças a uma parceria entre a Unemat e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), que gerencia as ETEs. O acordo foi firmado para que a instituição pudesse utilizar os espaços desse prédio de forma a otimizar e garantir a qualidade no atendimento à comunidade acadêmica.
A parceria entre as duas instituições também foi firmada para a utilização de parte do prédio da ETE de Cáceres, onde serão ministradas aulas de diferentes turmas.
“É fundamental este espaço e esta parceria que temos com a Seciteci para que possamos ter as aulas presenciais em Cuiabá e em Cáceres, reforçando a existência da Unemat na capital, e também é um espaço importante para o Escritório de Representação, fortalecido agora junto com a Escola Técnica”, ressaltou o reitor da Unemat, Rodrigo Bruno Zanin.
Primeira Escola Técnica Estadual de Cuiabá
A primeira Escola Técnica Estadual de Cuiabá, entregue na terça-feira (29.03), recebeu investimento de R$ 15 milhões e faz parte de um pacote de oito unidades, cujas obras estavam paralisadas por mais de 10 anos e foram retomadas pelo Governo de Mato Grosso em 2019.
A unidade de ensino é uma das oito escolas padrão, lançadas pelo Governo Federal, em parceria com o Governo de Mato Grosso, em 2010. O Governo também investiu para a retomada das escolas técnicas localizadas nos municípios de Água Boa, Campo Verde, Juara, Matupá, Primavera do Leste, Sorriso e Cáceres, que também foi entregue nesta terça-feira (29.03). Cada unidade possui capacidade para 1,5 mil alunos, nos turnos matutino, vespertino e noturno.


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
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