Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Autoridades militares e civis são homenageadas com Medalha do Mérito Protetor Ambiental

Publicados

MATO GROSSO

O Batalhão de Proteção Ambiental (BPMPA) da Polícia Militar de Mato Grosso celebrou os 39 anos de criação com a entrega de 58 medalhas do Mérito Protetor Ambiental para autoridades militares e civis. A cerimônia comemorativa do aniversário da primeira unidade de proteção ambiental da PMMT foi realizada na tarde desta terça-feira (14.02), em Cuiabá, com a presença dos homenageados.

O evento aconteceu no auditório da sede das Promotorias, no Fórum da Capital. Em sua fala, o comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, ressaltou o compromisso da instituição na prevenção e atuação nas situações de crimes contra a natureza.

“Hoje só é possível fazer o que fazemos em matéria de proteção ao meio ambiente, porque alguém, no decurso da história da Polícia Militar, ousou criar, aperfeiçoar, transformar e inovar. Passados 39 anos, o risco de extinção de certos animais de nossa fauna continua latente e as causas do desequilíbrio ambiental emergem a cada dia, exigindo dos profissionais que trabalham nas Unidades de Polícia Ambiental um arsenal de respostas cada vez mais aprimorado”, afirma o tenente-coronel Fagner.

Leia Também:  Contribuintes têm até 31 de agosto para regularizar débitos; negociações podem ser feitas online ou presencialmente

O comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Corrêa Mendes, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Polícia Militar em proteção à natureza em todo o Estado. O coronel Mendes ainda agradeceu a presença dos homenageados da tarde, afirmando que todos fazem parte da história do Batalhão Ambiental e na defesa do meio ambiente.

A Medalha do Mérito Protetor Ambiental foi criada em setembro de 2020 e tem por objetivo condecorar personalidades que tenham contribuído significativamente com a evolução e fortalecimento do policiamento ambiental, bem como da proteção ao meio ambiente e à segurança pública.

Entre as autoridades homenageadas estavam o corregedor-geral da PMMT, coronel Fábio de Souza Andrade; o comandante de Policiamento Especializado (CPE), coronel Paulo César da Silva; o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMMT, coronel Januário Baptista; a juíza da 7º Vara Criminal de Cuiabá, Ana Cristina Silva Mendes; o juiz titular do Juizado Volante Ambiental (Juvam), Rodrigo Roberto Curvo; os procuradores de Justiça, Luiz Alberto Esteves Scaloppe e Gerson Barbosa; os promotores de Justiça, Mauro Zaque de Jesus, Milton Matos e Adriano Roberto Alves; entre outras autoridades militares e civis.

Leia Também:  Sema participará de mutirão ambiental com atendimento do Cadastro Ambiental Rural

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Pelo 2° ano consecutivo, MT é líder nacional em gestão fiscal e é o que mais avança em eficiência

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA