Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Botelho recebe embaixador de Israel, Daniel Zonshine, e ressalta potencial agropecuário de MT

Publicados

MATO GROSSO

Presidente da ALMT presenteia comitiva israelense com produtos regionais e rapadura de Bonsucesso

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Dohar Zonshine e o adido comercial Ari Fischer, responsável pelos assuntos Agronegócios e Água da Embaixada de Israel no Brasil, foram recebidos pelo deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e demais deputados, nesta quarta-feira (13), na presidência da Casa de Leis. Durante o encontro, Botelho presenteou a comitiva com produtos da agricultura familiar, como rapaduras de leite, de Bonsucesso. Ele também ganhou um vinho em retribuição.

As visitas ilustres também foram homenageadas no Plenário das Deliberações Renê Barbour. O embaixador Zonshine recebeu uma das mais altas condecorações do Legislativo, a Comenda Senador Filinto Muller e Fischer a Comenda Marechal Rondon, numa iniciativa do deputado Max Russi, primeiro-secretário da ALMT.

A comitiva está em Mato Grosso para conhecer o agronegócio, a agroindústria e identificar oportunidades de negócios, entre o Estado e Israel, fomentando as relações comerciais de exportação e a importação.

Nesta semana, visitaram Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Um termo de cooperação foi assinado com governo, para declaração conjunta de cooperação com foco na inovação entre o governo estadual o Ministério das Relações Exteriores do Estado de Israel.

Leia Também:  Unidade móvel da Secretaria de Saúde de MT percorreu 11 municípios e possibilitou aplicação de 7,7 mil vacinas

Inovações tecnológicas
Botelho citou a possibilidade de parceria com Israel, por meio de inovações tecnológicas, para ajudar a solucionar a escassez da água potável. “Somos compradores de tecnologia e sobretudo, nessa questão de segurança na fronteira e produção agrícola. Eles têm grande experiência na questão hídrica, pois num pequeno território conseguiram produzir água para uma média de 20 milhões de pessoas. E podem trazer isso para Mato Grosso e ser usado no sistema de irrigação da agricultura. Essa aproximação sempre é boa para o Estado, são compradores agrícolas, o Brasil exporta muito frango para lá e nós somos os grandes produtores”, afirmou Botelho.

Além de tecnologia para irrigação e Segurança Pública, o embaixador ressaltou a parceria para outros setores como o de pesquisa.

“Discutimos sobre tecnologias israelenses na área de irrigação e outros setores que podem vir para Mato Grosso. Espero que através desta visita podemos aproximar as atividades econômicas relevantes, pesquisa também, para melhorar não só a nossa balança comercial, mas também a vida das pessoas aqui”, afirmou Zonshine, ao declarar que a parceria entre Israel e o Brasil tem um potencial enorme para crescer, uma vez que, o Brasil exporta produtos como soja e carne para Israel e importa seus fertilizantes.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  SES leva atendimentos especializados a moradores de São Félix do Araguaia

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA