MATO GROSSO
Câmara define membros da CPI da Águas Cuiabá
MATO GROSSO
Os vereadores definiram na manhã desta segunda-feira (28) os membros que farão parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas Cuiabá. A investigação será presidida pelo vereador Diego Guimarães, a relatoria será conduzida pelo vereador Marcrean Santos (Progressistas) e como membro o vereador Chico 2000 (PL).
“Já esperávamos que eles poderiam colocar dois vereadores da base, uma vez que eu como oposição estarei como presidente da CPI. Agora, independentemente da posição política, nossa condução enquanto presidente vai ser em prol de buscar o melhor resultado para Cuiabá, buscando a responsabilização da empresa por conta das obras malfeitas e também buscando a solução”, disse o presidente, vereador Diego Guimarães.
A comissão deve apurar a qualidade da exploração dos serviços públicos de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário em toda área territorial urbana do município de Cuiabá.
O vereador ressalta que o serviço de má qualidade vem sendo realizado de forma frequente em vários bairros da capital, e está em desacordo com a cláusula 25.2 do contrato de concessão que determina que a concessionária deverá se empenhar para evitar transtornos aos usuários e à população em geral.
A concessionária deve imediatamente após o término das obras ou serviços, criar condições para a pronta abertura total ou parcial do trânsito aos veículos e pedestres nas áreas atingidas, de forma que os locais abertos ao trânsito de veículos e pedestres estejam em perfeitas e adequadas condições de uso.
O vereador ainda ressalta que a investigação não tem como objetivo ser contra a implantação de saneamento básico da cidade. “Ninguém é contra saneamento básico nem é contra obras de esgotamento sanitário. Espero que passe a rede de esgoto em toda Cuiabá. O que nós não podemos admitir é que em troca disso a empresa forneça um péssimo serviço na parte de recomposição da malha asfáltica”.
A CPI terá a duração de 120 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo tempo caso seja necessário. A primeira reunião para estabelecer o cronograma de trabalho irá acontecer ainda esta semana.
FONTE/ REPOST:VOZ MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.