Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Câmara estuda criar comissão para acompanhar casos de deputados que relativizaram ou negaram atos golpistas; Abílio na mira

Publicados

MATO GROSSO

A Câmara dos Deputados deverá criar uma comissão para apurar a conduta de parlamentares que foram diplomados, mas que ainda não tomaram posse, e que relativizaram a gravidade ou negaram a depredação das sedes dos Três Poderes, em particular a Câmara dos Deputados. É o caso do mato-grossense Abílio Brunini (PL), citado nominalmente pelo presidente Arthur Lira (PP) nesta segunda-feira (16).

“Venho conversando com o presidente Lira desde aquele dia, falei com ele hoje pela manhã novamente, ele inclusive deu uma entrevista citando esse caso [do Abílio]. Deputados que estão no exercício do mandato, pelo rito, são investigados pela Comissão de Ética da Câmara. Mas como o Abílio ainda não é deputado, assim como outros parlamentares eleitos que ainda não assumiram e incentivaram esses ataques, o presidente Lira pretende criar uma Comissão especifica”, disse a deputada Rosa Neide (PT), ao Olhar Direto.

A parlamentar lamentou, ainda, o posicionamento de membros da bancada de Mato Grosso diante do ocorrido. Rosa Neide disse que visitou a Câmara um dia após os ataques golpistas e contou o que viu.

Leia Também:  Polícia Civil apreende 50 peças de entorpecentes em Primavera do Leste

“Eu estava em Brasília naquele domingo e no dia seguinte fui pessoalmente na Câmara ver como tudo ficou. Era o tipo de situação que ninguém jamais imaginava que podia acontecer um dia. E aí um deputado de Mato Grosso, três dias depois, depois que tudo já estava limpo e reorganizado, se prestar a publicar um vídeo daqueles… Mas, para toda ação há uma reação. O presidente Lira já deu o recado na coletiva de hoje”, destacou a parlamentar.

“Serão responsabilizados”

O presidente Arthur Lira afirmou nesta segunda que os deputados que estiverem negando a destruição da Casa após os ataques terroristas do dia 08 de janeiro serão responsabilizados.

Conforme noticiado pelo Olhar Direto, Abílio gravou um vídeo no Salão Verde da Câmara na semana passada minimizando os ataques ao Congresso Federal. Na ocasião, o parlamentar eleito foi repreendido por uma mulher que se apresentou como “apoiadora do PT”. As imagens ganharam o Brasil e o mato-grossense vem sendo fortemente criticado.

Na coletiva desta segunda, ao ser questionado se estava falando do caso de Abílio, o presidente da Câmara confirmou que sim. “Justamente isso. Eles terão que ser chamados à responsabilidade, porque, de qualquer maneira, um parlamentar eleito não pode estar divulgando fatos que não condizem com a realidade”.

Leia Também:  Após FCDL, Fecomércio solicita veto a projeto de lei que penaliza comerciantes; veja ofício

OLHAR DIRETO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Após FCDL, Fecomércio solicita veto a projeto de lei que penaliza comerciantes; veja ofício

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA