DOE SANGUE, DOE VIDA
Campanha Junho Vermelho reforça importância da doação de sangue; uma doação pode salvar quatro vidas
CIDADES
Junho também é o mês de conscientização para doação de sangue. Denominado ‘Junho Vermelho’, a campanha é para fortalecer a prática de doação, com o objetivo de manter os estoques dos hemocentros pelo Brasil. Com uma única doação, até quatro vidas podem ser salvas. Em Mato Grosso a mobilização é feita pelo MT Hemocentro.
A campanha Junho Vermelho, lembrada no dia 14 de junho, incentiva a ajuda ao próximo e sensibiliza novos parceiros e doadores. Devido aos períodos de Outono e Inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias, as doações estão em baixa. Daí a necessidade do estimulo às doações permaneçam em todas as épocas do ano.
A fim de fortalecer a campanha, o MT Hemocentro tem o apoio da primeira-dama de MT, Virginia Mendes, que é madrinha da unidade de captação do Banco de Sangue no Estado. Além de incentivar a doação regular de sangue, Virginia Mendes também apoia o cadastro voluntário de Medula Óssea. Todos os anos, o MT Hemocentro participa da campanha nacional pelo Dia Mundial do Doador de Sangue.
“O ato de doar é algo admirável, é altruísta, então quero deixar aqui toda minha admiração e gratidão pelas pessoas que regularmente procuram as unidades de captação de sangue. Uma pessoa que doa pode salvar até quatro vidas. Fazer parte deste chamamento com o MT Hemocentro é uma honra pra mim. Doe sangue, doe vida e faça parte desta corrente do bem”, disse Virginia Mendes.
Esta ação conta com o apoio do Comando Geral da Polícia Militar por meio da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), 13ª Brigada Motorizada do Exército, Telemont, Propedia, dentre outros voluntários.
Para diretora do MT Hemocentro, Giancarla Zanela, a importância do Junho Vermelho é de chamar a atenção da população pra algo de extrema relevância, que é o ato de salvar vidas. “Nós somos gratos pela atenção e apoio da primeira-dama Virginia Mendes nas campanhas. Nossa madrinha simboliza o que as campanhas propõem, ela está sempre disposta a ajudar, ela é uma pessoa que sabe bem o que significa o ato de doar. Tenho certeza que o Junho Vermelho será um sucesso”.
Veja a programação em MT:
Durante os dias 12 e 16 junho, com o apoio da madrinha e primeira-dama Virginia Mendes, o MT Hemocentro receberá a solidariedade da Polícia Militar por meio da Esfap e da Unidade de Unaf.
No dia 14, em que é celebrado o Dia Mundial do Doador, a unidade realizará coleta em parceria com a Telemont e receberá o carinho da Propedia, empresa que presenteará os doadores do dia.
Entre 9 e 23 de junho, também ocorrerá a Campanha Nacional de Doação de Sangue da Igreja Universal, para mobilização de coletas entre os fiéis. Já nos dias 21, 22 e 23, o MT Hemocentro estará no 7º mutirão do consumidor de Várzea Grande.
A unidade ainda receberá servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no dia 26 e colaboradores da Concessionária de Aeroportos (COA) nos dias 27 e 28 de junho. Já nos dias 29 e 30, haverá coleta em parceria com o grupo de pesca esportiva “Pescador Até no Sangue” e, no dia 30, o trote solidário entre alunos de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Com o Hemobus, unidade móvel do MT Hemocentro, o banco de sangue coletará doações em Feliz Natal entre os dias 13 a 15, em Rondonópolis e em Vera entre os dias 20 a 22 de junho.
Para doar sangue é preciso:
Sentir-se bem e com boa saúde; apresentar documento com foto válido em todo território nacional; ter entre 16 e 69 anos de idade e ter peso acima de 50 kg. No dia da doação deve estar bem alimentado, ter tido um boa noite de sono, evitar alimentos gordurosos e não ter consumido bebida alcóolica nas últimas 12 horas.
Os atendimentos no MT Hemocentro acontecem de segunda a sexta-feira das 07h30 às 17h30, aos sábados conforme cronogramas de abertura ou de acordo com as campanhas divulgadas disponíveis pelo site http://www.saude.mt.gov.br/hemocentro/pagina/71/doacao-de-sangue.


CIDADES
Jovem é puxado para o fundo do rio e morre afogado durante a pescaria
Allax Wanderley Melo, de 23 anos, morreu afogado na segunda-feira (28) no Rio Araguaia, em Santa Terezinha, a 1.206 km de Cuiabá. De acordo com portais locais, ele estava em uma pescaria quando pescava uma pirarara, peixe que pode pesar até 70 kg. Allax saiu da embarcação para puxar o animal, momento em que submergiu na água e desapareceu.
O incidente aconteceu em frente à aldeia indígena Itxalá. Na terça-feira (29), ribeirinhos presenciaram o momento em que o corpo foi localizado pelos bombeiros, a alguns metros da margem. Encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), o corpo passará por exame de necropsia para confirmar a causa da morte. A suspeita é de que ele tenha pisado em um buraco ou sido puxado por um rebojo. O caso é investigado pela Polícia Civil.
-
GERAL7 dias atrás
Trump assina tarifa de 50 % sobre todas as importações de produtos brasileiros para os Estados Unidos: confira como isso afeta o Brasil
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais em Mato Grosso
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Dia Internacional da Cerveja: descubra o copo ideal para cada estilo
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Grupo Anita expande presença em Cuiabá com nova loja Stilo A
-
MATO GROSSO21 horas atrás
Loja inaugura nesta quinta-feira em Cuiabá com voucher de R$ 100 para os 100 primeiros clientes e descontos de 30% em todos os produtos
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Café de Negócios realiza 3ª edição com palestra sobre gestão financeira para mulheres empreendedoras