MATO GROSSO
Campanha Nacional visa localizar pessoas desaparecidas, entenda
MATO GROSSO
A Polícia Civil, por meio do Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Polítec) iniciam, nesta segunda-feira (26.08), os trabalhos da Mobilização Nacional de Identificação e Busca de Pessoas Desaparecidas, idealizada e organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A campanha ocorrerá em três etapas e vai utilizar técnicas de identificação genética e papiloscópicas. Na primeira fase, que vai até 30 de agosto, serão coletadas amostras de DNA de familiares de desaparecidos. São quase 300 pontos de coleta espalhados por todo o Brasil, sendo 17 em Mato Grosso. Confira aqui os pontos de coleta.
Para realizar a coleta do material genético é preciso que o familiar apresente o boletim de ocorrência do desaparecimento. Em Cuiabá, um policial estará no posto de coleta da Politec, no bairro Jardim Imperial, para registrar as ocorrências de desaparecimento ou para resgatar o boletim de ocorrência, caso o familiar já tenha feito o registro.
Na segunda etapa, o foco estará no recolhimento de impressões digitais e de material genético de pessoas vivas com identidade desconhecida. Por fim, será coordenada a pesquisa de impressões digitais de corpos não identificados armazenadas em cada unidade federativa. Nessa etapa, conhecida como análise do passivo (backlog), esses dados são comparados com os registros existentes nos bancos de biometria.
Estas informações farão parte da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG). A iniciativa é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública.
Material Genético
A coleta do material biológico de familiares de desaparecidos possibilita o cruzamento com perfis genéticos de pessoas encontradas vivas e falecidas com identidade desconhecida, nos Bancos Estaduais, Distrital e Nacional de perfis genéticos.
Os doadores devem ser preferencialmente familiares em primeiro grau da pessoa desaparecida, seguindo a ordem de preferência, pai e mãe, filhos e o genitor do filho do desaparecido; irmãos.
A coleta é voluntária e precedida de um Termo de Consentimento. O procedimento é indolor e consiste em esfregar um cotonete no interior da bochecha. O perfil genético obtido não será utilizado para nenhum outro fim, além da identificação do parente desaparecido.
O material biológico do próprio desaparecido também é muito importante para a busca. Os familiares podem colaborar entregando itens de uso pessoal de desaparecidos como escova de dentes, aparelho de barbear, além de amostras como dente de leite, cordão umbilical, entre outros.
Após a coleta
Depois de coletado o material genético, os peritos realizarão o exame de DNA para inclusão de perfil no banco de dados genéticos. Com a amostra cadastrada será realizado o cruzamento com os dados do banco, que é atualizado com perfis genéticos de pessoas vivas e de pessoas falecidas não identificadas.
Caso ocorra resultado positivo da comparação de perfil genético de familiares com um perfil genético do banco, a instituição responsável entrará em contato com o familiar doador, para as providências.
Desaparecimentos Brasil
As amostras genéticas de pessoas vivas e falecidas com identidade desconhecida analisadas pelos laboratórios da RIBPG são enviadas rotineiramente ao Banco Nacional de Perfis Genéticos, onde são feitos os cruzamentos de dados em nível nacional com perfis coletados pelos 23 laboratórios de genética forense que compõem a rede.
A identificação genética desempenha papel crucial na Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, instituída pela Lei no 13.812/2019. De acordo com levantamento feito pelo Sistema
Nacional de Informações de Segurança Pública, o Brasil registrou 39.237 pessoas desaparecidas em 2024, o que corresponde a uma média de 216 casos por dia.
Cuiabá e Várzea Grande
Na região metropolitana de Cuiabá, o Núcleo de Pessoas Desaparecidas computou entre o dia 1º de janeiro a 20 de agosto, 533 ocorrências de desaparecimento, entre homens, mulheres, crianças, adolescentes e idosos, que saíram de casa e deixaram de dar notícias aos seus familiares.Deste número, 468 vítimas foram localizadas, sendo 450 com vida e 18 em óbito, representando 87,8% dos casos solucionados.
Confira a notícia completa: Polícia Civil esclarece 87,7% de desaparecimentos registrados em Cuiabá e Várzea Grande


MATO GROSSO
Cuiabá sedia pela primeira vez campeonato de kickboxing 100% profissional

Cuiabá será palco de um evento inédito no cenário dos esportes de combate: o MT Warriors Championship, que acontece pela primeira vez na capital mato-grossense. A competição chega como a primeira de kickboxing 100% profissional realizada no estado, com uma estrutura de padrão internacional.
O evento será realizado no dia 30 de agosto, a partir das 18h, no Palácio das Artes Marciais Lusso Sinohara, dentro do complexo da Arena Pantanal. Ao todo, serão 12 lutas 100% profissionais. O evento conta com apoio do Governo de Mato Grosso e terá entrada gratuita.
O ponto alto da noite será a disputa de dois cinturões na categorias masculina, válidos pelos rankings oficiais da CBKB PRO e da WAKO PRO. Com a maior premiação já oferecida na modalidade em Mato Grosso, o MT Warriors eleva o patamar do esporte na região.
Além de competidores do estado, o evento contará com atletas do Paraná, Campo Grande, Rondônia e São Paulo. Os três melhores atletas da noite conquistarão vaga direta no WGP, o maior campeonato de kickboxing da América Latina.
Realizado sob chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO) – entidades máximas da modalidade no Brasil e no mundo, o MT Warriors Championship promete marcar um novo momento para as artes marciais em Mato Grosso.
De acordo com a organização, a expectativa é de que mais de mil pessoas compareçam ao Palácio das Artes. O espaço anexo à Arena Pantanal passa por uma ampla reforma e deve ser entregue totalmente revitalizado nos próximos dias.
A nova estrutura inclui ambiente climatizado, vestiários, arquibancada, estacionamento, paisagismo, iluminação e pórtico de entrada.
“O MT Warriors Championship marca um novo capítulo para o kickboxing em Mato Grosso. É a primeira vez que realizamos uma competição 100% profissional no estado, com estrutura de nível internacional e chancela das maiores entidades da modalidade no Brasil e no mundo. É uma oportunidade única”, destacou Mateus Wesley Nogueira Noya, presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT).
Ao todo, serão realizadas 12 lutas casadas, com duas disputas de cinturão encerrando a noite. A pesagem oficial dos atletas será realizada um dia antes do evento.
“Com o apoio do governador Mauro Mendes, conseguimos dar continuidade a essa importante política pública que permite ao esporte mato-grossense seguir avançando, agora também com foco nos esportes de combate. É uma grande satisfação para a Secel apoiar esse evento que valoriza os atletas profissionais, movimenta a cena esportiva local e projeta Mato Grosso no cenário nacional”, ressaltou o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura.
O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Beto Corrêa, destacou a importância do evento para o fortalecimento do esporte no estado:
“Essa competição reforça o papel de Mato Grosso como um verdadeiro celeiro de talentos e como uma sede preparada para receber grandes eventos esportivos. O Governo do Estado tem investido de forma consistente em diversas modalidades, priorizando a qualidade da estrutura, a segurança e, principalmente, o incentivo aos nossos atletas”, disse.
PREMIAÇÃO de 50K
A premiação total do MT Warriors Championship será de R$ 50 mil, o maior valor já registrado em competições da modalidade no estado. O montante será distribuído entre os vencedores de acordo com o desempenho nas diferentes categorias.
Além de reconhecer o talento e o esforço dos participantes, a premiação reforça o compromisso da organização com a valorização do esporte, a competitividade e o desenvolvimento de novos talentos locais.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Presidente do Hospital H.Bento esclarece descredenciamento da Unimed no Pronto Atendimento ortopédico
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Dia do Futebol: 72% dos brasileiros associam futebol ao consumo de suplementos, aponta pesquisa da TNT Sport Drink
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Dicas de harmonização de cerveja com pratos típicos das festas julinas
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Escolha de novo desembargador do TJMT pelo Quinto Constitucional: saiba quem são os favoritos
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Cuiabá sedia pela primeira vez campeonato de kickboxing 100% profissional
-
ARTIGOS6 dias atrás
Evoluir para um novo ciclo de RJ