MATO GROSSO
Candidatos à vaga da OAB no TJ serão escolhidos por eleição
MATO GROSSO
O Sindicato dos Advogados e Estagiários do Estado de Mato Grosso (SIND ADV/MT) encaminhou um documento a advogada Gisela Cardoso, presidente da Seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT), pedindo para que seja realizado uma eleição, com todos os inscritos no órgão, para a escolha da pessoa que irá assumir a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Para quem não sabe, a desembargadora Clarice Claudino, anunciou no mês passado que 3 novos desembargadores poderão ser nomeados em 2023. Das 3, uma será para membros da Ordem dos Advogados do Brasil, que reserva 1/5 das vagas em tribunais a membros do Ministério Público e da advocacia.
O SIND ADV/MT solicitou que todos os advogados regularmente inscritos no Estado de Mato Grosso participassem e se manifestassem na escolha dos nomes.
“O fato da organização institucional da OAB/MT estar sendo exclusivamente discutida de forma burocrática (de cima para baixo) e não mais democrática, esvaziando os meios de participação dos advogados, é a preocupação dos presentes signatários”, diz trecho do documento. “A possibilidade de mudança das decisões institucionais da OAB/MT, como a escolha da forma da definição do nome do quinto constitucional, não pode ser fechada como atualmente acontece, pois tal característica é própria de uma organização que é tudo, menos democrática”, finalizou.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.