Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Candidatos que farão Enem podem solicitar agilidade na emissão da carteira de identidade

Publicados

MATO GROSSO

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) orienta os cidadãos que solicitaram a Carteira de Identidade Nacional (CIN) e farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),  e ainda não receberam o documento, que entrem em contato com a Central de Atendimento ao Cidadão da Politec (CAC) através do e-mail cac@politec.mt.gov.br para solicitar agilidade na emissão do documento.

Conforme o edital nº 30, de 5 de maio de 2023, é obrigatória a apresentação de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas, que ocorrem nos dias 5 e 12 de novembro de 2023.

No e-mail deverá ser informado o número do protocolo da solicitação do documento de identidade e o comprovante de inscrição do Enem para que seja feito o encaminhamento da demanda e o candidato o tenha em mãos nas datas das provas.

Apesar da mudança de modelo da carteira de identidade, os modelos anteriores permanecem válidos. A atualização para o novo modelo passará a ser obrigatória apenas em 2032.

Mais informações podem ser obtidas nos canais de comunicação da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), pelos telefones: 0800 647 8987 / 98108-0213 (ligação e whatts app).

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  "Câmeras nas fardas é factoide; o que precisamos é de leis mais duras e inteligentes para enfrentar o crime", aponta governador
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  Defesa Civil Estadual emite alerta de chuvas intensas para 47 municípios

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  Gasolina tem aumento de R$ 0,30 nas distribuidoras e impacta consumidor já na semana que vem

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA