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Capacitação de gestores é caminho para fortalecer o esporte e impactar pessoas, afirma Flávio Canto

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O judoca e medalhista olímpico (Bronze 2004 – Atenas) Flávio Canto mostrou a gestores públicos municipais como a prática esportiva e o aperfeiçoamento pela formação servem de exemplo para a gestão e a melhoria de resultados. O seminário também teve participação do atleta Vicente Lenílson (prata em Sidney 2000 e bronze em Pequim 2008).

Flávio foi um dos palestrantes e especialistas do II Seminário da Escola de Formação em Esporte e Lazer de Mato Grosso, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, na terça-feira (23.05) e quarta-feira (24.05), organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

O medalhista destacou aos cerca de 200 participantes a capacitação como critério para o avanço da gestão esportiva no Estado. E ainda citou a importância do esporte na transformação da vida das pessoas. O judoca sugeriu mais troca de experiências desse tipo.

“Acompanho o que vem sendo feito em Mato Grosso desde que o David passou a fazer parte desse time nota 10. Fico orgulhoso de ver tudo isso acontecendo. Conversamos lá atrás, sobre a ideia de capacitar todo mundo para ter gestores sofisticados”, contou.

Flávio Canto falou a um público de secretários municipais de Esporte e professores de educação física, em sua maioria. “Não basta ter boa vontade, precisa ter o instrumental para saber como transformar boas ideias em sonhos realizados”, afirmou.

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“Para isso existem caminhos, via poder público, secretaria e incentivo fiscal. A ideia é capacitar cada vez mais esse pessoal todo para eles impactarem mais vidas através do esporte”, disse.

Práticas compartilhadas

O secretário Adjunto David Moura disse que a escola de formação e o seminário cumpriram o objetivo de expor boas práticas e fazê-las chegar aos beneficiários do esporte na comunidade, como atletas, profissionais e técnicos.

“Recebemos gestores e profissionais de educação física, embaixadores de projetos sociais, para levar informação e formação para que eles desenvolvam o esporte no Estado de Mato Grosso”, explicou.

David Moura reforçou que os assuntos debatidos no seminário precisam e serão disseminados pelos participantes.

“As pessoas vão levar informações aos municípios e fazer esse conhecimento chegar na ponta, para o atleta, o jovem, a criança. Elas saíram inspiradas para entender o poder de transformação do esporte na vida de todos. Um pessoal comprometido com o que foi falado”, avaliou o secretário.

Gestão dos investimentos

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), Jefferson Carvalho Neves, destacou que o governo Mauro Mendes tem investido no esporte e é necessário qualificar os responsáveis nos municípios para o investimento em políticas esportivas ter resultado concreto nas cidades.

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“Os municípios receberam recursos recordes no esporte. Só em 2022 foram mais de R$ 60 milhões em convênios e repasses. Agora é hora de qualificar esses investimentos. Os gestores precisam saber suas prioridades para que o Estado ajude na interação e para que a política pública aconteça efetivamente nos municípios”, disse sobre o seminário.

Escola de Formação em Esporte e Lazer de Mato Grosso

O professor Riller Reverdito, do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (CIPEEF), explica a importância da escola e da formação, além da união das organizações para melhorar o planejamento e a oferta pública do esporte.

“A importância da escola é a relação da secretaria e da Unemat estarem empenhadas no desenvolvimento do Esporte e Lazer de Mato Grosso nas diferentes regiões esportivas. É conectar as pessoas, os objetivos, as instituições e as competências para desenvolver o esporte”, descreve.

A Escola de Formação em Esporte e Lazer é parte do Plano Estadual de Esporte e Lazer de Mato Grosso.

Outros palestrantes

Outros palestrantes trataram de demais temas no seminário, como “Políticas Públicas do Esporte e Lazer”, com os professores Wanderley Marchi Júnior, Fernando Mezzadri, com mediação da professora Katia Marchi, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).¿

Fonte: Governo MT – MT

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Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

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O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.

A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.

A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,

redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.

“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.

Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.

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Outros projetos ambientais

No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.

Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.

O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.

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Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.

As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.

 

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

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