MATO GROSSO
Carteira do artesão abre oportunidades de negócios para empreendedores de MT
MATO GROSSO
Para apoiar artesãos mato-grossenses a comercializarem os seus trabalhos em feiras e eventos regionais, nacionais e até internacionais, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) disponibiliza a Carteira Nacional do Artesão. O documento é fornecido pelo Governo de Mato Grosso em parceria com o Governo Federal.
A Sedec, por meio do Programa Artesanato Mato-grossense, abre inúmeras portas de acesso às oportunidades de negócios aos empreendedores locais que possui carteira nacional do artesão, como em feiras e exposições. Os artesãos divulgam e comercializam arte, comidas típicas, música, peças de arte, dentre outros trabalhos carregados de identidade cultural e história.
A carteira nacional do artesão não tem custo e é confeccionada pela equipe da Sedec. Os artesãos ficam registrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).
A coordenadora do setor do artesão da Sedec, Lourdes Sampaio, explica que, além do acesso aos principais eventos culturais, o documento é isento de imposto para venda e a profissão reconhecida pelo Ministério do Trabalho. O empreendedor que possui a carteira ainda é cadastrado no Instituto Nacional de Seguro Nacional (INSS) e tem acesso a descontos em algumas lojas parceiras em Cuiabá.
“Esse benefício já ajudou muitas famílias mato-grossenses e realizou muitos sonhos de levar o artesanato regional para fora do país. Muitas pessoas recorrem ao artesanato em busca de diminuir o estresse e se distrair, e depois se apaixonam por esse trabalho”, ressalta a servidora da Sedec.
Como tirar a Carteira Nacional do Artesão
Aos artesãos interessados obter a carteira, é necessário residir em Mato Grosso, ter acima de 18 anos de idade e procurar a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e apresentar os seguintes documentos confira a lista aqui ou ligue para os telefones 65 3613-0048 ou 3613-0007
(Texto sob a supervisão da jornalista Greyce Lima)


MATO GROSSO
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá

O mercado imobiliário está em constante evolução, buscando formas de tornar a aquisição de imóveis mais acessível ao público. Em meio a condições especiais de financiamento e facilidades na negociação, a utilização de veículos como parte do pagamento da entrada passou a ser uma alternativa concreta em Cuiabá.
Acompanhando essa tendência, a incorporadora Essence Urbanismo lançou uma campanha que permite a avaliação de até 100% da Tabela Fipe para o veículo oferecido como entrada na compra de terrenos. A ação é válida para o empreendimento Essence Bella Vita, localizado na Avenida das Torres, uma das regiões com maior potencial de valorização da capital mato-grossense.
O projeto conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m², e foi desenvolvido com um conceito arquitetônico que valoriza a convivência, o bem-estar e a funcionalidade, sem abrir mão da sofisticação.
A proposta também visa incentivar pessoas que desejam vender o carro a considerarem a conversão desse bem em um patrimônio duradouro. A orientação é que os interessados consultem um corretor credenciado para obter todas as informações sobre critérios de avaliação e aceitação do automóvel.
De acordo com os Indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC/FIPE), o número de unidades novas lançadas no 2º trimestre de 2025 aumentou 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de valor, a alta foi ainda maior, de 19,1%.
“O uso de veículos como parte do pagamento na aquisição de imóveis tem se mostrado uma alternativa viável e estratégica, especialmente em um mercado como o de Cuiabá, que está em plena expansão. Muita gente tem um carro na garagem que representa um valor significativo, mas não enxerga esse bem como uma oportunidade real de alavancar um patrimônio mais sólido e duradouro”, destaca José Paulo, diretor comercial da Essence Urbanismo.
Essence Bella Vita
A estrutura tem piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty space, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.
Para quem deseja conhecer cada detalhe do projeto antes de comprar, a Essence Urbanismo oferece uma sala de imersão com maquete virtual 3D interativa, que mostra com precisão a planta do condomínio, áreas comuns e espaços de lazer. A experiência está disponível na sede da incorporadora, na Av. Rússia, 88 – Santa Rosa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Sobre a Essence Urbanismo
Presente em mais de 37 cidades brasileiras, a Essence Urbanismo já marca presença em diversas regiões de Mato Grosso, com empreendimentos em Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso. Em breve, Várzea Grande também receberá investimentos da incorporadora.
Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.
-
MATO GROSSO2 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
GERAL2 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil