MATO GROSSO
Casa Silva Freire promove décimo episódio da série Conversas ao pé do Cajueiro
MATO GROSSO
A realização da série conta com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que apoia ainda outras iniciativas desenvolvidas pela Associação, como a formação de agentes culturais, visitas mediadas e demais ações que visam preservar e difundir a obra do poeta Silva Freire.
De acordo com a coordenadora da CSF, Larissa Silva Freire, a atitude do poeta em estimular e apoiar os produtores do tecido cultural, incentivando-os a se comportar de modo aguerrido no campo da arte e da política, levou à escolha do tema da live 10. “Queremos destacar a preposição ‘com’ por indicar a importância do contágio com a obra, o pensamento e a pessoa de Silva Freire”.
Nesse décimo episódio da série, os escritores Caio Ribeiro e Luiz Renato discutem a obra do poeta, com mediação da filósofa Maurília Valderez.
Além dos 12 programas “Conversas ao pé do cajueiro”, planejados para ocorrer mensalmente, a Casa Silva Freire oferece ainda uma série de visitas escolares guiadas e oficinas de formação.
Ponto de Memória
Além de ter sido uma das instituições vencedoras do edital Rede Pontos de Cultura da Secel-MT, agora a Casa de Cultura Silva Freire também é Ponto de Memória pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).
“Esse reconhecimento abrange não só a família e a equipe atual da Casa Silva Freire, mas também artistas, professores, advogados, amigos, admiradores e leitores de Silva Freire que colaboraram para a divulgação de sua literatura”, destaca Larissa Silva Freire, coordenadora da CSF.
Localizada na Rua Cândido Mariano, 707, Centro Norte de Cuiabá, a Casa de Cultura Silva Freire abriga acervo com boa parte da produção cultural do poeta Silva Freire, coleção literária (com muitos textos inéditos), fotos, documentos, áudios, vídeos e objetos pessoais.
A Casa de Cultura Silva Freire, fundada em 8 de abril de 2010, é uma associação sem fins lucrativos, que possui a finalidade de preservar e difundir a obra do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire, os costumes e tradições da cuiabania, patrimônio material e imaterial, bem como o próprio Silva Freire fazia quando escrevia seus artigos, poemas e contos.
*Com informações da assessoria de imprensa CSF
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.